DSpace/Manakin Repository

A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, N. A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARREIRO, Gabriela da Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID CARREIRO, G. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9040494228466129 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.silva2
dc.description.resumo O presente trabalho aborda uma problemática muito recorrente nos estudos sobre a relação entre família e escola, uma vez que essas são as duas principais instituições responsáveis pelo processo formativo-educativo das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender de que formas a educação familiar pode influenciar no desempenho escolar e, consequentemente, no seu processo formativo. Com este propósito foram recolhidos, mediante questionários e entrevista, dados referentes a vários aspectos da educação familiar de estudantes de uma turma de 9º (nono) ano da Escola Agrotécnica Municipal de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves, localizada em Sumé - PB. Neste estudo utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa, caracterizada pelo estudo de caso, o qual objetivou-se descrever e correlacionar os dados coletados. Os resultados descritos na última parte, de um modo geral, buscam discorrer sobre a importância e a necessidade do comprometimento por parte dos pais com o processo de formação do filho/aluno.Assim, o entendimento desta relação é substancial para iniciar uma argumentação com o propósito de situar família e escola na direção de avanços na formação dos jovens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-10
dc.description.abstract The present work addresses a very recurrent problem in the studies about a relationship between family and school, since they are the two main responsible for the formative-educational process of children and adolescents. In this sense, this research seeks to understand how family education can influence school performance and, consequently, its formative process. With this aim were collected, through questionnaires and interviews, the data referred to several aspects of the family education of students of the 9th grade (ninth) year of the Municipal School of Primary Education Deputy Evaldo Gonçalves, located in Sumé-PB. Users of the qualitative-quantitative research, characterized by the case study, which aimed to describe and correlate the data collected. The end result is a general, important and important process for the parents' commitment to the child / student formation process.Thus, the issue of the relationship is essential to begin an argument for the purpose of guiding the family and the direction of advances in the formation of young people. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
dc.date.accessioned 2019-10-04T18:03:48Z
dc.date.available 2019-10-04
dc.date.available 2019-10-04T18:03:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Educação familiar pt_BR
dc.subject Desempenho escolar pt_BR
dc.subject Alunos do campo pt_BR
dc.subject Family-school relationship pt_BR
dc.subject Family education pt_BR
dc.subject School performance pt_BR
dc.subject Field students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Natanael Alan de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of family education reflected in the school environment: challenges and perspectives in a school receiving students from the field. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Natanael Alan de Souza. A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo. 2019. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta