DSpace/Manakin Repository

Atos educativos para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3330790652510772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Marcelo Costa.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Marcelo Costa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7409130137153860 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Joyce Wadna Rodrigues de.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O presente estudo aborda os atos educativos para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão com o objetivo geral de possibilitar o empoderamento de adolescentes acerca da depressão a partir de ações educativas. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa, a qual foi permeado pela metodologia da pesquisa-ação. Realizou-se investigação social seguida da execução de intervenções como possibilidade de resolução do problema, além do uso do método Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas. O desenvolvimento da pesquisa se deu em quatro etapas as quais consistiram em diagnóstico situacional, planejamento de intervenções, implementação e avaliação. A análise inicial para realização do diagnóstico evidenciou fragilidades pertinentes à depressão no discurso dos participantes como o enfrentamento de dificuldades escolares, a prática do bullying e os problemas familiares, dentre outros. Assim foi possível realizar o planejamento e execução de três encontros para realização de atividades educativas com uso de dinâmicas e metodologias que proporcionaram a participação dos envolvidos, o diálogo do grupo e, consequentemente, a construção do conhecimento, a qual foi evidenciada na quarta etapa, na avaliação das ações, que expressou os benefícios alcançados com as ações educativas. Desse modo, os atos educativos mostram-se positivos como possibilidade para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão, tornando relevante o uso deste tipo de metodologia para execução de próximas pesquisas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Atos educativos para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-08
dc.description.abstract The present study approaches the educational acts for the teenagers’ empowerment about depression with the general objective of enabling the teenagers’ empowerment about depression through educational actions. This study has a descriptive nature with a qualitative approach, which was permeated by the action research methodology. It was carried a social research followed by the execution of interventions as a possibility to solve the problem, besides the use of the Collective Subject Discourse method to analyze the interviews. The research was developed in four stages which consisted of situational diagnosis, intervention planning, implementation and evaluation. The initial analysis for the diagnosis revealed weaknesses relevant to depression in the participants' discourse such as facing school difficulties, bullying and family problems, among others. Thus it was possible to carry out the planning and execution of three meetings to carry out educational activities with the use of dynamics and methodologies that provided the participation of those involved, the group's dialogue and, consequently, the construction of knowledge, which was evidenced in the fourth stage, in the actions’ evaluation, which expressed the benefits achieved with educational actions. Thus, educational acts turned up positive as a possibility for the teenagers’ empowerment about depression, becoming relevant the use of this type of methodology to carry out future researches. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7748
dc.date.accessioned 2019-10-07T11:17:51Z
dc.date.available 2019-10-07
dc.date.available 2019-10-07T11:17:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Depressão - adolescentes pt_BR
dc.subject Ação educativa pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Depression - Teenagers pt_BR
dc.subject Educational Action pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Teens pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Bruna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational acts for the empowerment of adolescents about depression. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Bruna. Atos educativos para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão. 2018. 69f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta