Dépôt DSpace/Manakin

Percepção dos estudantes de enfermagem sobre fatores relacionados ao estresse durante o último ano da degradação.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 FREIRE, Roberta de Miranda Henriques.
dc.contributor.advisor1ID FREIRE, Roberta de Miranda Henriques. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9611981584910165 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Anúbes Pereira de.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.
dc.description.resumo O termo estresse “denota o estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, disparam um processo de adaptação caracterizado, entre outras alterações, pelo aumento de secreção de adrenalina produzindo diversas manifestações sistêmicas, com distúrbios fisiológico e psicológico. O termo estressor por sua vez define o evento ou estímulo que provoca ou conduz ao estresse”. (HOUASS, 2001, p 1264). O endocrinologista Hans Seyle foi o primeiro a usar o termo estresse como um modelo trifásico já em 1952; por conseguinte, Lipp propôs o modelo quadrifásico em 2000. Os três estágios de estresse apontados por Selye são: alarme, resistência e exaustão. Na fase de alarme, o organismo percebe o fator estressor e tenta lutar com ele para eliminá-lo, adaptar-se e poder voltar a sua homeostasia. O organismo então, ou suprime o fator estressor e consegue superar, ou passa para a fase seguinte, chamada fase de resistência onde o corpo elimina os sinais de alerta e continua lutando com o fator estressor, e não havendo ainda adaptação, o organismo entra na fase de exaustão, sucumbindo. ( PELEGRINI, CALAIS & SALGADO, 2012 ). Assim, há certa importância no interesse do aprofundamento do comportamento de novas gerações de graduandos frente ao estresse, e sua relação com outras vertentes não abordadas aqui, como qualidade do sono, respostas cognitivas em picos de estresse, e mesmo acompanhamento psicológico para os casos mais graves, e sua evolução. Isso é imprescindível para a investigação e manutenção das novas gerações de profissionais da saúde, o que gera um impacto direto em toda a saúde brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Percepção dos estudantes de enfermagem sobre fatores relacionados ao estresse durante o último ano da degradação. pt_BR
dc.date.issued 2015-10-07
dc.description.abstract The term stress "denotes the state generated by the perception of stimuli that cause emotional excitement and, to disturb homeostasis, shoot a featured adaptation process, among other changes, the adrenaline secretion increase producing several systemic manifestations with physiological and psychological disorders . The term stressor in turn sets the event or stimulus that causes or leads to stress. " (HOUASS, 2001, p 1264). The endocrinologist Hans Seyle was the first to use the term stress as a three-phase model already in 1952; therefore Lipp proposed quadrifásico model in 2000. The three stages of stress appointed by Selye are: alarm, resistance and exhaustion. The alarm stage, the body perceives the stressor and tries to fight him to eliminate it, to adapt and be able to return its homeostasis. Then-organism, or delete the stressor and can overcome or to move to the next phase, called resistance phase where the body eliminates the warning signs and continue fighting the stressor, and there is no further adaptation, the body enters exhaustion phase, succumbing. (PELEGRINI, CALAIS & SALGADO, 2012). Thus, there is some importance in the interest of deepening the behavior of new generations of graduates against stress and its relation to other aspects not covered here, such as sleep quality, cognitive performance in stress peaks, and even counseling to more cases serious, and its evolution. This is essential for research and maintenance of the new generations of health professionals, which creates a direct impact on the entire Brazilian health. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7767
dc.date.accessioned 2019-10-07T15:59:40Z
dc.date.available 2019-09-07
dc.date.available 2019-10-07T15:59:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estresse pt_BR
dc.subject Graduandos em enfermagem pt_BR
dc.subject Estudantes de enfermagem pt_BR
dc.subject Stress pt_BR
dc.subject Nursing undergraduates pt_BR
dc.subject Nursing students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Nayla Jaria de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Nursing students' perception of stress-related factors during the last year of degradation. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Nayla Jaria de Sousa. Percepção dos estudantes de enfermagem sobre fatores relacionados ao estresse durante o último ano da degradação. 2015. 44f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte