dc.contributor.advisor1 |
FREIRE, Roberta de Miranda Henriques. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREIRE, Roberta de Miranda Henriques. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9611981584910165 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Anúbes Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do. |
|
dc.description.resumo |
O termo estresse “denota o estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação
emocional e, ao perturbarem a homeostasia, disparam um processo de adaptação caracterizado, entre
outras alterações, pelo aumento de secreção de adrenalina produzindo diversas manifestações
sistêmicas, com distúrbios fisiológico e psicológico. O termo estressor por sua vez define o evento ou
estímulo que provoca ou conduz ao estresse”. (HOUASS, 2001, p 1264). O endocrinologista Hans
Seyle foi o primeiro a usar o termo estresse como um modelo trifásico já em 1952; por
conseguinte, Lipp propôs o modelo quadrifásico em 2000. Os três estágios de estresse
apontados por Selye são: alarme, resistência e exaustão. Na fase de alarme, o organismo
percebe o fator estressor e tenta lutar com ele para eliminá-lo, adaptar-se e poder voltar a sua
homeostasia. O organismo então, ou suprime o fator estressor e consegue superar, ou passa
para a fase seguinte, chamada fase de resistência onde o corpo elimina os sinais de alerta e
continua lutando com o fator estressor, e não havendo ainda adaptação, o organismo entra na
fase de exaustão, sucumbindo. ( PELEGRINI, CALAIS & SALGADO, 2012 ). Assim, há
certa importância no interesse do aprofundamento do comportamento de novas gerações de
graduandos frente ao estresse, e sua relação com outras vertentes não abordadas aqui, como
qualidade do sono, respostas cognitivas em picos de estresse, e mesmo acompanhamento
psicológico para os casos mais graves, e sua evolução. Isso é imprescindível para a
investigação e manutenção das novas gerações de profissionais da saúde, o que gera um
impacto direto em toda a saúde brasileira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Percepção dos estudantes de enfermagem sobre fatores relacionados ao estresse durante o último ano da degradação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-10-07 |
|
dc.description.abstract |
The term stress "denotes the state generated by the perception of stimuli that cause emotional
excitement and, to disturb homeostasis, shoot a featured adaptation process, among other
changes, the adrenaline secretion increase producing several systemic manifestations with
physiological and psychological disorders . The term stressor in turn sets the event or stimulus
that causes or leads to stress. " (HOUASS, 2001, p 1264). The endocrinologist Hans Seyle
was the first to use the term stress as a three-phase model already in 1952; therefore Lipp
proposed quadrifásico model in 2000. The three stages of stress appointed by Selye are:
alarm, resistance and exhaustion. The alarm stage, the body perceives the stressor and tries to
fight him to eliminate it, to adapt and be able to return its homeostasis. Then-organism, or
delete the stressor and can overcome or to move to the next phase, called resistance phase
where the body eliminates the warning signs and continue fighting the stressor, and there is no
further adaptation, the body enters exhaustion phase, succumbing. (PELEGRINI, CALAIS &
SALGADO, 2012). Thus, there is some importance in the interest of deepening the behavior
of new generations of graduates against stress and its relation to other aspects not covered
here, such as sleep quality, cognitive performance in stress peaks, and even counseling to
more cases serious, and its evolution. This is essential for research and maintenance of the
new generations of health professionals, which creates a direct impact on the entire Brazilian
health. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7767 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-07T15:59:40Z |
|
dc.date.available |
2019-09-07 |
|
dc.date.available |
2019-10-07T15:59:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estresse |
pt_BR |
dc.subject |
Graduandos em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Stress |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing undergraduates |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Nayla Jaria de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Nursing students' perception of stress-related factors during the last year of degradation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Nayla Jaria de Sousa. Percepção dos estudantes de enfermagem sobre fatores relacionados ao estresse durante o último ano da degradação. 2015. 44f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |