DSpace/Manakin Repository

Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BOTÊLHO, D. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5529314148686022 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Eliana Kefalás.
dc.description.resumo São bastante conhecidas as dificuldades do ensino escolar brasileiro no tocante às questões voltadas para a valoração das práticas de leitura. O melhor suporte para eliminar essa demanda, a experiência com o texto literário, não recebe o tratamento metodológico adequado. O problema está, pressupõe-se, na ausência de práticas efetivas e constantes de leitura, além da apreciação do texto literário como um dos recursos para tornar menos tensa a formação escolar. Para efetivar a sistematização da experiência de leitura, elaboramos uma sequência didática apoiada no Método Recepcional de Aguiar e Bordini (1998), que aponta caminhos para se pensar as práticas de leitura na sala de aula. Logo, para que se estabeleça o contato direto com o texto literário, e para que a leitura se torne mais atraente para adolescentes e jovens, acredita-se que o uso da voz, do corpo e da performance são instrumentos contributivos para despertar o interesse pela leitura paralela à apropriação dos elementos estéticos figurantes no texto, os quais o tornam um mecanismo aberto a surpresas, encantamentos e revelações. Neste trabalho investigamos a recepção da leitura vocalizada, junto a um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio e analisamos o modo como se efetivou a experimentação com os poemas “A arte de amar”, de Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, de Jeová Santana (2011) e “Serra da Barriga”, de Jorge de Lima (1929). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de performance de Paul Zumthor (2007), da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1979) e do Efeito Estético de Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004), entre outros, que contribuem para que o fenômeno da leitura torne-se uma prática democrática e efetiva dentro e fora das salas de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística, Letras e Artes
dc.title Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-28
dc.description.abstract The difficulties of Brazilian school education are well known in relation to the issues of recognition of read practices. The best support to eliminate this demand, the experience with the literary text, does not received the appropriate methodological treatment. The problem is, presupposes, in the absence of effective and constant reading practices, besides the appreciation of the literary text as one of the tools to make school formation fewer tense. To implement the systematization of the reading experience, we developed a didactic sequence based on the Receptive Method of Aguiar and Bordini (1998), which points out ways to think about reading practices in the classroom. Therefore, in order to establish direct contact with the literary text, and the reading become more attractive for teenagers, it is believed that the use of voice, body and performance are contributive instruments to arouse the interest through the reading parallel the appropriation of aesthetic elements presents in the text, which become a mechanism open to surprises, incantations and revelations. In this assignment, we investigated the reception of vocalized read, along with a group of students of the second year of high school and we analyze the way how was realized the experimentation with the poems “A arte de amar”, by Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, by Jeová Santana (2011) and “Serra da Barriga”, by Jorge de Lima (1929). We based on the concept of performance by Paul Zumthor (2007), Aesthetics of the Reception by Hans Robert Jauss (1979) and Esthetic Effect by Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004) among others, that contribute to the phenomenon of reading becoming a democratic practices and effective in and out of the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
dc.date.accessioned 2019-10-08T09:58:28Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T09:58:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura
dc.subject Poesia
dc.subject Estética da Recepção
dc.subject Performace
dc.subject Textos Literários
dc.subject Leitor
dc.subject Poemas
dc.subject Leitura Vocalizada
dc.subject Leitura Paralela
dc.subject Reading
dc.subject Poetry
dc.subject Aesthetics of Reception
dc.subject Perform
dc.subject Literary Texts
dc.subject Reader
dc.subject Poems
dc.subject Vocalized Reading
dc.subject Parallel Reading
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BOTÊLHO, Denilma Diniz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Poetry, performance and reception: a game of refusal and seduction between text and reader. pt_BR
dc.identifier.citation BOTÊLHO, Denilma Diniz. Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor. 2017. 139f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta