dc.creator.ID |
BARBOSA, A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6941133964116224 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Tânia Maria Augusto. |
|
dc.description.resumo |
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a constituição histórica da leitura como objeto
de ensino no discurso de programas e manuais de ensino brasileiros ao longo do século XX.
Nesse processo de constituição, compreendemos que a leitura não se representa de forma
homogênea, mas a partir de efeitos de sentidos heterogêneos, ora retomados ora
deslocados, tendo em vista as condições sócio-históricas e discursivas de cada momento.
Considerando tal pressuposto, pretendemos investigar a constituição histórica da leitura e
do sujeito-leitor no discurso pedagógico de programas e manuais de três períodos da
história brasileira, correspondentes às décadas de 1930, 1940 e 1950. Em função deste
objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar as
representações da leitura, do sujeito-leitor e dos modos de ensinar produzidos no discurso
dos programas e manuais de ensino selecionados como unidades de análise em cada
período; 2) Verificar em que formações discursivas se inscrevem essas representações; 3)
Caracterizar os movimentos de interpretação da leitura no discurso pedagógico de cada
período e na relação entre os períodos. O corpus da pesquisa é composto por dois arquivos:
o primeiro reúne os Programas oficiais do Estado brasileiro para o ensino de Língua
Portuguesa dos anos de 1931, 1942 e 1951; o segundo é composto pelos manuais da
coleção didática Programa de Português, de Júlio Nogueira, que teve três versões para
atender as indicações dos três programas do primeiro arquivo. A metodologia deste trabalho
se caracteriza como qualitativa, com abordagem discursivo-interpretativa. A análise do
corpus foi realizada de forma comparativa, considerando os efeitos e as relações
interdiscursivas entre recortes dos programas de ensino e manuais didáticos de cada
período. Nossa análise e sua abordagem metodológica se fundamentam na Análise de
Discurso de linha francesa e no campo da História das Ideias Linguísticas no Brasil, tendo
como referências principais Orlandi (1998; 2002; 2005; 2012), Pêcheux (2008; 2014),
Razzini (2000) e Souza (1999). As constatações gerais de nossa análise do discurso
pedagógico sobre a leitura nos períodos recortados indicam um funcionamento discursivo
apoiado em um processo de identificação entre os discursos oficial e didático, com alguns
traços de deslocamentos de sentidos, ocasionados pela recontextualização e reformulação
de sentidos. A filiação dominante sobre a leitura, nos dois casos, remete à tradição retóricopoética,
caracterizada pelos objetivos de desenvolver habilidades de apreciação do texto
literário, composição escrita e oralização expressiva. Constatamos uma regularidade entre
os discursos dos programas e dos manuais pela retomada da representação de leitura
literária e dos efeitos de sentidos de sujeito-leitor reprodutor dos sentidos e orador
expressivo da leitura. Os modos de ensinar, ancorados na figura do professor, estão
associados aos exercícios de oralização de textos e composição escrita. Nosso trabalho
contribui para a compreensão da constituição histórica da leitura como objeto de ensino e
oferece uma visão mais consistente sobre a historicidade discursiva pela qual se constituiu
esse objeto. Por esta pesquisa, ainda podemos compreender alguns dos modos pelos quais
se configuram a leitura e o leitor atuais, uma vez que suas imagens indicam (re)construções
de outras representações já enunciadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
|
dc.title |
A constituição histórica da leitura como objeto de ensino: o discurso oficial e o didático (1930-1950). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-07-28 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation proposes a reflection on the historical constitution of reading as an object of
teaching in the discourse of Brazilian programs and textbooks throughout the twentieth
century. In this process of constitution, we understand that reading is not represented in a
homogeneous way, but from the effects of heterogeneous meanings, now taken up again or
displaced, in view of the socio-historical and discursive conditions of each moment.
Considering this assumption, we intend to investigate the historical constitution of reading
and the subject-reader in the pedagogical discourse of programs and manuals of three
periods of Brazilian history, corresponding to the 1930s, 1940s and 1950s. In view of this
general objective, we established the following objectives specific: 1) To identify the
representations of reading, the reader-subject and the modes of teaching produced in the
discourse of the programs and teaching manuals selected as units of analysis in each period;
2) Check in which discursive formations these representations are inscribed; 3) Characterize
the reading interpretation movements in the pedagogical discourse of each period and in the
relation between the periods. The corpus of the research is composed of two archives: the
first brings together the official programs of the Brazilian State for the teaching of Portuguese
Language of the years 1931, 1942 and 1951; the second is composed of the manuals of the
didactic collection Programa de Português, by Júlio Nogueira, which had three versions to
meet the indications of the three programs of the first file. The methodology of this work is
characterized as qualitative, with a discursive-interpretative approach. The analysis of the
corpus was carried out in a comparative way, considering the effects and the interdiscursive
relations between cuts of the teaching programs and textbooks of each period. Our analysis
and methodological approach are based on French Speaking Discourse Analysis and on the
History of Linguistic Ideas in Brazil, having as main references Orlandi (1998, 2002, 2005,
2012), Pêcheux (2008, 2014), Razzini (2000) and Souza (1999). The general findings of our
analysis of the pedagogical discourse on reading in the cut-off periods indicate a discursive
functioning supported by a process of identification between the official and didactic
discourses, with some traces of sense displacements caused by the recontextualization and
reformulation of meanings. The dominant affiliation to reading, in both cases, refers to the
rhetoric-poetic tradition, characterized by the goals of developing literary text appreciation
skills, written composition, and expressive oration. We found a regularity between the
discourses of the programs and the manuals for the resumption of the literary reading
representation and the effects of senses of reader-reproducing subject and reader and
expressive of reading. The modes of teaching, anchored in the teacher's figure, are
associated with exercises in oralization of texts and written composition. Our work
contributes to the understanding of the historical constitution of reading as an object of
teaching and offers a more consistent view of the discursive historicity by which this object
was constituted. By this research, we can still understand some of the ways in which the
current reader and reader are configured, since their images indicate (re)constructions of
other representations already enunciated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7799 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-08T10:09:32Z |
|
dc.date.available |
2019-10-08 |
|
dc.date.available |
2019-10-08T10:09:32Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso pedagógico |
|
dc.subject |
Pedagogical speech |
|
dc.subject |
Manuais de ensino |
|
dc.subject |
Teaching manuals |
|
dc.subject |
Manuales de enseñanza |
|
dc.subject |
Programas de ensino |
|
dc.subject |
Programas de enseñanza |
|
dc.subject |
Teaching programs |
|
dc.subject |
História da leitura |
|
dc.subject |
History of reading |
|
dc.subject |
Historia de la lectura |
|
dc.subject |
Textos Literários |
|
dc.subject |
Sujeito-Leitor |
|
dc.subject |
Oralização de Textos |
|
dc.subject |
Literary texts |
|
dc.subject |
Subject-Reader |
|
dc.subject |
Oralization of Texts |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Alanne de Paula. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The historical constitution of reading as a teaching object: the official and the didactic discourse (1930-1950). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Alanne de Paula. A constituição histórica da leitura como objeto de ensino: o discurso oficial e o didático (1930-1950). 2017. 134f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7799 |
pt_BR |