dc.creator.ID |
ALMEIDA, A. C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6665755655905370 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEANDRO, Maria de Lourdes da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARANHA, Simone Dália de Gusmão. |
|
dc.description.resumo |
Nessa pesquisa investigamos a constituição histórica da escrita a partir das
representações que dela se fizeram ao longo do século XX em manuais didáticos.
Direcionamos nosso olhar para o papel do manual didático enquanto objeto simbólico
e veículo na construção do conhecimento através de um discurso pedagógico que
funciona como espaço de observação da história. Analisamos o discurso de três
conjuntos de manuais de escrita, produzidos em diferentes conjunturas sócio históricas
do século XX (décadas de 1920, 1930 e 1960), a fim de compreender os
efeitos e os movimentos de sentido produzidos sobre quem ensina, quem aprende a
escrita e sobre qual o modelo adequado de ensino. Tomamos como quadro teórico
geral de referência os estudos da Análise de Discurso de linha francesa, orientados
por Pêcheux (1969[1990]); 2010; 2014) Orlandi (1996; 2002; 2005; 2012; 2014).
Recorremos também aos estudos sobre o livro didático a partir (Bittencourt, 2008;
Choppin, 2004; Batista, 1999; Richaudeau, 1979 e Souza, 1999) e sobre a história da
legislação educacional, na área de língua portuguesa no Brasil (Razzini, 2000), além
dos estudos sobre a constituição do discurso pedagógico (Giacomelli, 2007;
Castro,1995). O corpus da pesquisa foi constituído por obras didáticas representativas
de três momentos históricos: Manual de Estilo, de José Oiticica (1925 [1940]), e Arte
da Composição e do Estylo, de Pe. Antônio da Cruz (1930), da década de 1920;
Aprende tu mesmo a redigir, de Estevão Cruz (1937), e Prática de Redação, de Raul
Gómez (1939), da década de 1930; e Manual de Expressão Oral e Escrita, de Joaquim
Mattoso Câmara Júnior (1961[1977]), e Comunicação em Prosa Moderna, de Othon
Moacir Garcia (1969), da década de 1960. Esse corpus, de natureza documental, foi
analisado a partir de uma abordagem interpretativa discursiva, mediante seleção de
recortes discursivos de acordo com os objetivos da pesquisa. A análise nos permitiu
perceber que os livros do primeiro período (década de 1920) apontam para uma
representação da escrita ancorada na filiação retórico-poética. Os do segundo período
(década de 1930) apontam para uma representação que oscila entre uma escrita
ancorada na retórica, e outra ancorada em uma perspectiva empirista do
conhecimento baseada no método intuitivo. Os do terceiro período (década de 1960),
apresentam uma escrita também inserida no universo retórico, mas que buscam um
equilíbrio com uma noção de escrita mais racional (pragmática e técnica), relacionada
a uma comunicação eficaz e como um meio de expressão de ideias. De forma geral,
as representações da escrita no discurso dos manuais analisados evidenciam o
vínculo do ensino de língua portuguesa à filiação retórica ainda no século XX, mesmo
com deslocamentos provenientes dos gestos de cada autor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Língua Portuguesa |
|
dc.subject.cnpq |
Literatura Brasileira |
|
dc.title |
A constituição histórica da escrita no discurso de manuais didáticos de língua portuguesa do século XX. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-07 |
|
dc.description.abstract |
In this research we investigate the historical constitution of writing from the
representations that were made throughout the twentieth century in textbooks. We turn
our attention to the role of the didactic manual as a symbolic object and vehicle in the
construction of knowledge through a pedagogical discourse that functions as a space
for the observation of history. We analyze the discourse of three sets of writing
manuals, produced in different socio-historical conjunctures of the twentieth century
(1920s, 1930s and 1960s), in order to understand the effects and movements of
meaning produced on who teaches, who learns writing, and on which model of
teaching. We take as a general theoretical frame of reference the studies of French
Line Discourse Analysis, guided by Pêcheux (1969 [1990]); 2010; 2014) Orlandi
(1996b; 2002; 2005; 2012; 2014). We also used studies about textbook from
(Bittencourt, 2008; Choppin, 2004; Batista, 1999; Richaudeau, 1979 and Souza, 1999)
and on the history of educational legislation in the Portuguese language area in Brazil
(Razzini, 2000), as well as studies on the constitution of pedagogical discourse
(Giacomelli, 2007; Castro, 1995). The corpus of the research consisted of didactic
works representative of three historical moments: José Oiticica's Manual de Estilo
(1925 [1940]), and Arte da Composição e do Estylo, by Fr. Antônio da Cruz (1930), of
the decade 1920; Aprende tu mesmo a redigir, by Estevão Cruz (1937), and Prática
de Redação by Raul Gómez (1939), from the 1930s; And Manual de Expressão Oral
e Escrita, by Joaquim Mattoso Câmara Júnior (1961 [1977]), and Comunicação em
Prosa Moderna, by Othon Moacir Garcia (1969), of the 1960s. This corpus, of
documentary nature, was analyzed from a discursive interpretative approach, through
the selection of discursive cuts according to the research objectives. The analysis
allowed us to perceive that the books of the first period (1920s) point to a
representation of writing anchored in rhetorical-poetic affiliation. Those of the second
period (1930s) point to a representation that oscillates between a writing anchored in
rhetoric, and another one anchored in an empiricist perspective of knowledge based
on the intuitive method. Those of the third period (1960s) present a writing also inserted
in the rhetorical universe, but that seek a balance with a notion of writing more rational
(pragmatic and technical), related to effective communication and as a means of
expressing ideas. In general, the representations of writing in the discourse of the
manuals analyzed show the link of Portuguese language teaching to rhetorical
affiliation in the twentieth century, even with displacements from the gestures of each
author. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7802 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-08T10:30:48Z |
|
dc.date.available |
2019-10-08 |
|
dc.date.available |
2019-10-08T10:30:48Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
|
dc.subject |
Speech analysis |
|
dc.subject |
Análisis del discurso |
|
dc.subject |
Escrita - manuais didáticos |
|
dc.subject |
Escritura - libros de texto |
|
dc.subject |
Writing - textbooks |
|
dc.subject |
Discurso pedagógico |
|
dc.subject |
Pedagogical speech |
|
dc.subject |
Língua portuguesa - História |
|
dc.subject |
Lengua portuguesa - Historia |
|
dc.subject |
Portuguese language - History |
|
dc.subject |
Século XX |
|
dc.subject |
20th century |
|
dc.subject |
Siglo 20 |
|
dc.subject |
Historicidade |
|
dc.subject |
Expressão Oral |
|
dc.subject |
Expressão Escrita |
|
dc.subject |
Historicity |
|
dc.subject |
Oral Expression |
|
dc.subject |
Written Expression |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TAVARES, Ana Cristina Falcão Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The historical constitution of writing in the discourse of twentieth century Portuguese language textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TAVARES, Ana Cristina Falcão Almeida. A constituição histórica da escrita no discurso de manuais didáticos de língua portuguesa do século XX. 2017. 138f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7802 |
pt_BR |