dc.creator.ID |
PIMENTEL, A. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1437229560530704 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARCOVERDE, R. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2543323475176747 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARANHA, Simone Dálla de Gusmão. |
|
dc.description.resumo |
O acesso à internet e à tecnologia alcança números crescentes com o passar dos anos, e,
na cultura digital, a interação social, de grande parte da população, agregada ao uso dos
aparelhos tecnológicos, configuram um novo modo de produzir linguagem. As redes sociais
constituem os espaços virtuais mais utilizados para comunicação pessoal e coletiva,
asseverando entretenimento e compartilhamento de informações. A rede social é também
um espaço para posicionamentos, no qual os sujeitos podem manifestar suas opiniões
sobre os mais variados temas, por meio da linguagem, principalmente, a escrita. Diante
desse contexto, apresentamos o seguinte questionamento: Como funciona o discurso
sobre a escrita na rede social Twitter, e que lugar ocupa o ensino da escrita, a partir dos
posicionamentos desses sujeitos? Assim, objetiva-se, de modo geral, investigar os
discursos dos atores-rede sobre a escrita na internet, que circulam no Twitter, de modo
que revelam o lugar do ensino da escrita. Especificamente, busca-se identificar e descrever
os aspectos que constituem esses discursos; analisar e refletir sobre o lugar do ensino da
escrita a partir dos discursos dos atores-rede. A pesquisa está situada no campo da
Linguística Aplicada, tendo em vista que abarca o discurso dos próprios sujeitos da rede
para construção de um conhecimento a respeito da escrita na internet. Como base teórica,
busca-se articular conceitos a partir de Buzato (2016), sobre a rede e a Teoria dos Atores-
Rede; Santaella (2009) e Rojo; Barbosa (2015), sobre cultura digital; Lankshear; Knobell
(2007), sobre as novas mentalidades e novos letramentos; Bakhtin (2003[1979]), para
refletir e justificar o Twitter como espaço discursivo; Em Faraco (2008), encontra-se suporte
sobre a norma padrão; em Shepherd; Saliés (2013) e Rajagopalan (2013), sobre a
linguística da internet. Trata-se de uma pesquisa pautada no paradigma científico da
complexidade, numa perspectiva descritiva, tipo documental, inserida no campo dos
estudos da Análise do Discurso bakhtiniana. O corpus foi obtido a partir dos prints de tweets
sobre “escrever na internet”, capturados na própria rede social. Após a coleta e observação
dos dados, classificamos três categorias de análise: Movimento Discursivo de Resistência
(MDR) – subdividido em Negação e Adaptação, Movimento Discursivo entre Resistir e
Aderir (MDRA), e Movimento Discursivo de Aderência (MDA). Os dados são discutidos
também para articulação dos discursos às concepções de ensino da escrita. A análise
compreendida revelou que há uma dualidade entre posicionamentos, resistentes e
aderentes à escrita na internet, além de posicionamentos que defendem estilos individuais
de escrita. Constata, também, que os discursos dos atores-rede trazem marcas de
concepções tradicionais de ensino, consequência de um ideal objetivo de língua padrão,
transmitido pelas instituições ao longo da história. O estudo, portanto, aponta para o
desafio da escola, uma vez que deve promover uma pedagogia que considere a natureza
da cultura digital, a fim de contribuir para uma educação crítica e reflexiva, considerando o caráter heterogêneo da língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
|
dc.title |
A escrita na internet: de post em post o twitter se configura como espaço discursivo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-07 |
|
dc.description.abstract |
Access to the Internet and to technology has grown over the years, and in digital culture the
social interaction of a large part of the population, combined with the use of technological
devices, is considered a new way of producing language. Social networks are the virtual
spaces that are most used for personal and collective communication, assuring
entertainment and sharing of information. The social network is also a space for positioning,
in which subjects can express their opinions on the most varied themes, through language,
especially writing. In view of this context, the following questions are presented: a) What do
network actors say on Twitter about internet writing? And b) What place does the teaching
of writing occupy, based on the positioning of these subjects? Thus, it is generally aimed at
investigating the speeches of network actors about writing on the Internet, which circulate
on Twitter, so that they reveal the place of teaching writing. Specifically, we seek to identify
and describe the aspects that constitute these discourses; Analyze and reflect on the place
of teaching writing from the discourses of network actors. The research is located in the
field of Applied Linguistics, considering that it includes the discourse of the subjects of the
network itself to build a knowledge about writing on the internet. As a theoretical basis, it is
sought out to articulate concepts from Buzato (2016), on the network and the Theory of
Network Actors; Santaella (2009) and Rojo; Barbosa (2015), on digital culture; Lankshear;
Knobell (2007), on the new mentalities and new literacies; Bakhtin (2003 [1979]), to reflect
and justify Twitter as a discursive space; In Faraco (2008), support is found on the standard
norm; In Shepherd; Saliés (2013) and Rajagopalan (2013), on the linguistics of the Internet.
It is a research based on the scientific paradigm of complexity, in a descriptive perspective,
documentary type, inserted in the field of Bakhtin's Discourse Analysis studies. The corpus
was obtained from the prints of tweets about "writing on the internet", captured in the social
network itself. After collecting and observing the data, three categories of analysis are
classified: Resistance discourses, between resist and adhere, and those of adhesion. The
data is also discussed in order to articulate the discourses to the conceptions of teaching
writing. The analysis revealed that there is a duality between positions, resistant and
adherent to writing on the Internet, in addition to positions that defend individual styles of
writing. It also notes that the speeches of the network actors bear the marks of traditional
conceptions of teaching, the consequence of an objective ideal of the standard language,
transmitted by institutions throughout history. The study, therefore, points to the challenge
of the school, since it should promote a pedagogy that considers the nature of digital culture,
in order to contribute to a critical and reflexive education, considering the heterogeneous
character of the language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7804 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-08T10:50:07Z |
|
dc.date.available |
2019-10-08 |
|
dc.date.available |
2019-10-08T10:50:07Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita na Internet |
|
dc.subject |
Escritura en Internet |
|
dc.subject |
Internet Writing |
|
dc.subject |
Twitter |
|
dc.subject |
Discurso em Redes Sociais |
|
dc.subject |
Speech on Social Networks |
|
dc.subject |
Discurso en Redes Sociales |
|
dc.subject |
Ensino da Escrita |
|
dc.subject |
Enseñanza de la Escritura |
|
dc.subject |
Teaching of Writing |
|
dc.subject |
Cultura Digital |
|
dc.subject |
Digital Culture |
|
dc.subject |
Linguística Aplicada |
|
dc.subject |
Escrita Virtual |
|
dc.subject |
Applied Linguistics |
|
dc.subject |
Virtual Writing |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PIMENTEL, Ana Margareth Steinmüller. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Writing on the internet: from post to post twitter is configured as a discursive space. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PIMENTEL, Ana Margareth Steinmüller. A escrita na internet: de post em post o twitter se configura como espaço discursivo. 2017. 125f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7804 |
pt_BR |