DSpace/Manakin Repository

Entre lobos e bruxas: recepção de narrativas de Rosa Amanda Strausz.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PONTES, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1484754352876510 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2 RAMOS, Fabiana.
dc.description.resumo O presente trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo geral investigar a recepção das narrativas de Rosa Amanda Strausz: Mamãe trouxe um lobo para casa! (2010) e A coleção de bruxas de meu pai (2010), focalizando na (des)construção das personagens centrais dessas obras e nas suas implicações para a ampliação do repertório de leituras do leitor-infante. Revestindo-se de um caráter formativo, buscando promover ações de letramento literário na fase de alfabetização da criança, realizamos uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, fundamentada em Moita Lopes (1996), Thiollent (2002), Chizzotti (2008) e em Chiappini (2005), na qual se buscou a interação entre leitor-texto, leitor-leitor, na qual o ambiente da sala de aula serviu como fonte de dados. Para leitura dos contos de Strausz, seguimos, metodologicamente, as etapas de duas sequências expandidas, sugeridas por Cosson (2006) para promoção do letramento literário na escola. Tal sequência foi escolhida tendo em vista o público alvo dessa intervenção, que foi uma turma de 3º Ano, do Ensino Fundamental I, da rede de ensino municipal de Acari-RN. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Estética da Recepção, em JAUSS (1979:1994) e Zilberman (1989), na Teoria do Efeito Estético, em Iser (1979:1996). A respeito da Leitura e do Letramento Literário na escola, em Paulino e Cosson (2009) e em Zilberman e Silva (2008). Sobre Estratégias de mediação de leitura na sala de aula, em Cosson (2006) e em Rouxel (2013). Acerca da Teoria do Conto, em Bosi (1977) e em Gotlib (1990). No que concerne à Literatura Infantil e aos Contos de fadas tradicionais e renovados, em Coelho (1991) e em Zilberman e Magalhães (1987). Quanto à intertextualidade, em Kristeva (1979) e Bakhtin (1997). A junção da literatura e de seu ensino, promoveu uma rica experiência estética e a promoção de ações de letramento, na fase de alfabetização, e apontou estratégias para a mediação do texto literário em sala de aula, a partir do planejamento de ações de detecção e de atendimento de horizontes de expectativas dos leitores, com o posterior rompimento das primeiras leituras dos clássicos contos de fadas e a expansão do repertório de leituras literárias; fatores que são significativos para a formação do leitor-criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.subject.cnpq Lingüística, Letras e Artes
dc.title Entre lobos e bruxas: recepção de narrativas de Rosa Amanda Strausz. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This research of a master's has as general objective to investigate the reception of the fairy tales Mamãe trouxe um lobo para casa! (2010) and A coleção de bruxas de meu pai (2010) from Rosa Amanda Strausz focusing on the renewing of the protagonists characters of this narratives and its implications for the extension of reading repertory of young readers. Covering a formative character; seeking to promote actions of literary literacy in child’s literary phase we conducted an action research, with a qualitative approach, based on Moita Lopes (1996), Thiollent (2002), Chizzotti (2008) and Chiappini (2005), in which the interaction between reader-text, reader-reader, in which the classroom environment served as data source was sought. To reading of the short stories of Strausz, we followed, methodologically, the steps of two expanded sequences, suggested by Cosson (2006) for the promotion of literary literacy in school. This sequence was chosen in view of the target audience of this intervention, which was a class of 3rd Year, Elementary School I, of the municipal education network of Acari-RN. Our theoretical foundation is based on the Aesthetics of Reception, in JAUSS (1979:1994) and Zilberman (1989), in Theory of Aesthetic Effect, in Iser (1979:1996). Regarding Reading and Literary Literacy at school, in Paulino and Cosson (2009) and in Zilberman and Silva (2008). On Strategies for Reading Mediation in the Classroom, in Cosson (2006) and Rouxel (2013). About Theory of the Tale, in Bosi (1977) and in Gotlib (1990). Concerning Children's Literature and traditional and renewed fairy tales, in Coelho (1991) and in Zilberman and Magalhães (1987). As for intertextuality, in Kristeva (1979) and Bakhtin (1997). The combination of literature and its teaching promoted a rich aesthetic experience and the promotion of literacy actions in the literacy phase and pointed out strategies for mediation of the literary text in the classroom, from the planning of actions of detection and fulfillment of expectations horizons of the readers, with the subsequent disruption of the first readings of the classic fairy tales and the expansion of the repertoire of literary readings; factors that are significant for the reader-child formation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7806
dc.date.accessioned 2019-10-08T10:56:31Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T10:56:31Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Contos Tradicionais
dc.subject Cuentos Tradicionales
dc.subject Traditional Tales
dc.subject Contos Renovados
dc.subject Renewed Tales
dc.subject Cuentos Renovados
dc.subject Letramento Literário
dc.subject Alfabetización Literaria
dc.subject Literary Literacy
dc.subject Estética da Recepção
dc.subject Aesthetics of Reception
dc.subject Estética de Recepción
dc.subject Rosa Amanda Strausz
dc.subject Livro Finalizado
dc.subject Libro Terminado
dc.subject Finished Book
dc.subject Leitor Emancipado
dc.subject Emancipated Reader
dc.subject Lector Emancipado
dc.subject Bruxas e Lobos
dc.subject Brujas y Lobos
dc.subject Witches and Wolves
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PONTES, Andressa dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between wolves and witches: reception of pink narratives Amanda Strausz. pt_BR
dc.identifier.citation PONTES, Andressa dos Santos. Entre lobos e bruxas: recepção de narrativas de Rosa Amanda Strausz. 2017. 120 f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7806 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta