dc.creator.ID |
BATISTA, F. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2565609494364160 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DIONÍSIO, Ângela Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves Macêdo. |
|
dc.description.resumo |
Nesta dissertação, os enunciados de atividades escolares são entendidos como um
gênero textual amplamente utilizado pelos docentes. Sua elaboração, porém, tem sido
pouco estudada nos cursos de Licenciatura dada à escassez de fontes que abordem a
temática. Tendo como uma de suas justificativas colaborar para a ampliação dessas
fontes, o principal objetivo desta dissertação é analisar a constituição (estrutura e
modelo) de enunciados de atividades avaliativas de quatro disciplinas do Ensino Médio,
a saber: Língua Portuguesa, Matemática, História e Biologia. Como desdobramento
deste objetivo, os específicos são: (1) defender, à luz da teoria sociorretórica, os
enunciados de atividades avaliativas como gênero da ação docente e (2) descrever a
estrutura e o modelo dos enunciados. Para isso, a pesquisa que deu origem a esta
dissertação se organizou como quali-quantitativa sobre um corpus documental
constituído de 540 enunciados de atividades recolhidos de atividades avaliativas do
nível de ensino referido, sendo parte deste corpus proveniente de avaliações
elaboradoras por professores das referidas disciplinas e parte proveniente de dois
sistemas de ensino adotados por uma escola particular em uma dada cidade da Paraíba.
Do ponto de vista teórico, a pesquisa fundamenta-se na teoria da Sociorretórica, tal
como apresentada por Bazerman (2011) e Miller (2012), nos estudos sobre enunciados
de atividades escolares (LINO DE ARAÚJO, 2017; BARROS, 2004). Os resultados da
pesquisa demonstram que o gênero enunciado de atividades escolares é característico
da esfera escolar e tem como principal propósito incitar o sujeito aluno a uma ação de
demonstração de conhecimentos. Do ponto de vista da estrutura, foram identificados
quatro padrões: Comando; Contexto + Comando; Texto + Comando; Texto + Contexto
+ Comando. Foram também identificadas quatro modelos: Completar uma informação,
Questionar, Reconhecer uma Informação e Incitar a Ordem. Por fim, foi possível concluir
a partir da análise que os modelos de enunciados mais recorrente nos módulos dos
sistemas didáticos não influenciam a elaboração dos professores que se baseia no
modelo adotado pelo ENEM, que é o quarto padrão identificado nos dados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
|
dc.title |
O enunciado de atividades escolares como gênero textual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-11 |
|
dc.description.abstract |
In this dissertation, the statements of school activities are understood as a textual genre
widely used by teachers. Its elaboration, however, has been little studied in the
undergraduate courses given to the scarcity of sources that approach the subject. The
purpose of this dissertation is to analyze the constitution (structure and purpose) of
statements of evaluative activities of four subjects of High School, namely: Portuguese
Language, Mathematics, History and Biology. As a result of this objective, the specific
ones are: (1) to defend, in the light of socio rhetorical theory, the statements of evaluative
activities as a genre of teaching activity and (2) to describe the structure and purpose of
the statements. To do so, the research that gave rise to this dissertation was organized
as a quantitative qualitative study of a documentary corpus consisting of 540 statements
of activities collected from evaluation activities of the referred level of education, being
part of this corpus coming from evaluations elaborated by teachers from the subjects
referred and part coming from two education systems adopted by a private school in a
given city of Paraíba. From the theoretical point of view, the research is based on the
Socio rhetorical theory , as presented by Bazerman (2011) and Miller (2012), in the
studies about statements of school activities (LINO DE ARAÚJO, 2017; BARROS, 2004).
The results of the research demonstrate that the genre on canvas is characteristic of the
school sphere, its main purpose is to incite the student subject to a demonstration of
knowledge. From the point of view of the structure, four patterns were identified:
Command; Context + Command; Text + Command; Text + Context + Command. Four
purposes were also identified: Completing information, Questioning, Recognizing
information and Inciting action. Finally, it was possible to conclude from the analysis that
the most recurrent sentence models in the didactic system modules do not influence the
teachers' elaboration, which is based on the model adopted by ENEM, which is the fourth
standard identified in the data. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7810 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-08T11:23:20Z |
|
dc.date.available |
2019-10-08 |
|
dc.date.available |
2019-10-08T11:23:20Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Enunciados |
|
dc.subject |
Statements |
|
dc.subject |
Teoria da Sociorretórica |
|
dc.subject |
Theory of Socio-rhetoric |
|
dc.subject |
Ensino Médio |
|
dc.subject |
High School |
|
dc.subject |
Material Didático |
|
dc.subject |
Courseware |
|
dc.subject |
Professores |
|
dc.subject |
Teachers |
|
dc.subject |
Gêneros Textuais |
|
dc.subject |
Sistemas Apostilados |
|
dc.subject |
Atividades Escolares |
|
dc.subject |
Textual Genres |
|
dc.subject |
Apostilate Systems |
|
dc.subject |
School Activities |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ATAÍDE, Fabiene Araújo Xavier. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The statement of school activities as textual genre. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ATAÍDE, Fabiene Araújo Xavier. O enunciado de atividades escolares como gênero textual. 2017. 85f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7810 |
pt_BR |