DSpace/Manakin Repository

Lembrar para não esquecer: memória, história e ficção em aula de língua espanhola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA JUNIOR, J. V. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1260836318421148 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.advisor1ID PINHEIRO-MARIZ, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Wanderlan da Silva.
dc.contributor.referee2 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.description.resumo Considerando a histórica problemática que envolve a relação indissociável entre língua e literatura no campo de ensino de línguas estrangeiras, esta dissertação deságua na confluência entre memória, história e ficção no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, resultando em uma experiência metodológica que considera fatos históricos como uma ferramenta didática para incentivar a escrita em primeira pessoa na sala de aula. Esta pesquisa aplicada, de cunho descritivo, cujos procedimentos de análise se inserem no campo da pesquisa-ação, promove a reconstrução do passado a partir das recordações e da escrita no contexto de ensino de Língua Espanhola. No que diz respeito à relação entre literatura e história, propomos uma leitura crítica, sob o viés das escritas de si e da memória, tendo como suporte a obra autobiográfica Vivir para contarla (2007) e um trecho selecionado de Cien años de soledad (2014), de Gabriel García Márquez, realizando um paralelo exploratório entre a autobiografia e a ficção para analisar o processo de reconstrução do episódio histórico de La masacre de la bananera, ocorrido em 1928, na Colômbia. Em busca de alcançar os objetivos, realizamos um curso de extensão com alunos de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola, oriundos do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (CEDUC/UEPB) e da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/UFCG), no qual focalizamos no elemento da memória como meio motivador para a escrita de narrativas memorialísticas. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada, sobretudo, nos estudos sobre literatura hispano-americana e ensino de literatura em línguas estrangeiras. Neste sentido, apoiamo-nos no aporte teórico de Ricoeur (2007), quanto à ideia de “dever de memória” e no compromisso com o passado. Recorremos aos estudos sobre memória de Assmann (2015) e Huyssen (2014), além das contribuições sobre o espaço autobiográfico em Arfuch (2010), Klinger (2007), Lejeune (2008) e Gasparini (2014). Para as questões de didática, apoiamo-nos nas contribuições metodológicas de Andrade Junior (2011), Brait (2000; 2010), Compagnon (2009), Nascimento e Trouche (2008), Pinheiro-Mariz (2008; 2012), entre outros. O corpus analítico desta dissertação é composto por sete produções escritas secundárias e dez produções escritas finais, além de um questionário. A primeira categoria de análise diz respeito à ocorrência da memória nas produções escritas pelos estudantes. A segunda categoria de análise mobiliza nos questionários as respostas dos alunos sobre as razões que justificam o ensino de literatura na sala de aula. Como resultado, percebemos que a abordagem da memória na sala de aula possibilita um contato com o passado através da ficção, das recordações e da escrita. Além do mais, este estudo mostra, através do questionário aplicado, que o ensino de literatura na educação superior é uma discussão atual, apontando para a dificuldade da abordagem do texto literário pelos estudantes participantes da pesquisa. Ressaltamos, também, a complexa problemática que envolve a formação de professores em língua espanhola nos cursos de Letras do CEDUC/UEPB e da UAL/UFCG, através de lacunas nos estudos literários, linguísticos e de didática de ensino de línguas, apresentadas pelos estudantes. Mesmo considerando que os alunos participantes da pesquisa encontravam-se durante o processo de formação docente, esperamos que este estudo possibilite um (re)pensar sobre o currículo e o perfil do profissional formado por ambas as instituições, contribuindo, assim, com a formação dos futuros professores de língua espanhola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Línguas Estrangeiras Modernas
dc.title Lembrar para não esquecer: memória, história e ficção em aula de língua espanhola. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7814
dc.date.accessioned 2019-10-08T11:30:52Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T11:30:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura Hispano-americana
dc.subject Hispanic-American Literature
dc.subject Ensino de Literatura
dc.subject Literature Teaching
dc.subject Enseñanza de la Literatura
dc.subject Língua Espanhola
dc.subject Lengua Española
dc.subject Spanish Language
dc.subject Literatura, história e memória
dc.subject Literature, history and memory
dc.subject Literatura, historia y memoria.
dc.subject Formação Docente
dc.subject Formación del Profesorado
dc.subject Teacher Training
dc.subject Narrativa Autobiográfica
dc.subject Autobiographical Narrative
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remember not to forget: memory, history and fiction in Spanish language class. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes da. Lembrar para não esquecer: memória, história e ficção em aula de língua espanhola. 2017. 159f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7814 pt_BR
dc.description.resumen Considerando la histórica problemática que envuelve la relación indisociable entre lengua y literatura en el área de enseñanza de lenguas extranjeras, esta disertación se acerca a la confluencia entre memoria, historia y ficción en la enseñanza de Español como Lengua Extranjera, resultando en una experiencia metodológica que considera hechos históricos como una herramienta didáctica para incentivar la escritura en primera persona en el aula. Este trabajo, de base descriptiva, cuyos procedimientos de análisis se insertan en el campo de la investigación-acción, promueve la reconstrucción del pasado a partir de las recordaciones y de la escritura en el contexto de enseñanza de lengua española. Acerca de la relación entre literatura e historia, hemos propuesto una lectura crítica, bajo las escrituras del “yo” y de la memoria, teniendo como suporte la autobiografía Vivir para contarla (2007) y un fragmento seleccionado de Cien años de soledad (2014), de Gabriel García Márquez, realizando un paralelo exploratorio entre la autobiografía y la ficción para analizar el proceso de reconstrucción del episodio histórico de La masacre de la bananera, sucedido en 1928, en Colombia. Para lograr los objetivos, realizamos un curso de extensión con alumnos de la Licenciatura en Lengua Española del Centro de Educação de la Universidad Estadual da Paraíba (CEDUC/UEPB) y de la Unidade Acadêmica de Letras de la Universidad Federal de Campina Grande (UAL/UFCG), en el cual focalizamos en el elemento de la memoria como medio motivador para la escritura de narrativas memorialistas. El aporte teórico-metodológico se fundamenta en los estudios sobre literatura hispanoamericana y enseñanza de literatura en lenguas extranjeras. En este sentido, nos apoyamos en el aporte teórico de Ricoeur (2007), bajo la idea de “deber de memoria” y en el compromiso con el pasado. Utilizamos los estudios sobre memoria de Assmann (2015) y Huyssen (2014) y acerca del espacio autobiográfico en Arfuch (2010), Klinger (2007), Lejeune (2008) y Gasparini (2014). Para las cuestiones de didáctica, nos apoyamos en las contribuciones metodológicas de Andrade Junior (2011), Brait (2000; 2010), Compagnon (2009), Nascimento y Trouche (2008), Pinheiro-Mariz (2008; 2012), entre otros. El corpus analítico de esta disertación es compuesto por siete producciones escritas secundarias y diez producciones escritas finales, además de un cuestionario. La primera categoría de análisis se relaciona a la presencia de la memoria en las producciones escritas de los estudiantes. La segunda categoría de análisis discute en los cuestionarios las repuestas de los estudiantes sobre las razones que justifican la enseñanza de literatura en el aula. Como resultado, percibimos que el abordaje de la memoria en el aula posibilita un contacto con el pasado a través de la ficción, de los recuerdos y de la escritura. Además, este estudio muestra, a través del cuestionario aplicado, que la enseñanza de literatura en la educación superior es una discusión actual, señalando para la dificultad de abordaje del texto literario por los estudiantes de la investigación. Resaltamos, también, la compleja cuestión que envuelve la formación de profesores en lengua española del CEDUC/UEPB y de la UAL/UFCG, a través de los huecos de formación en los estudios literarios, lingüísticos y de didáctica de enseñanza de lenguas, presentados por los estudiantes. Mismo considerando que los alumnos participantes de la investigación se encontraban a lo largo del proceso de formación docente, esperamos que este estudio posibilite un (re)pensar sobre el currículo y el perfil del profesional formado por estas instituciones, contribuyendo, así, con la formación de los futuros profesores de lengua española. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta