DSpace/Manakin Repository

Novas áreas de atuação do pedagogo: pedagogia empresarial.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, E. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4720182720628612 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.description.resumo No cenário global, é notório que a cada dia vem se ampliando os espaços de atuação profissional do pedagogo. Este profissional que antes atuava só na escola passa a ser requisitado para além do ambiente escolar e da chamada educação formal. Essa nova realidade inerente ao mundo do trabalho exige um profissional cada vez mais capacitado, os denominados profissionais polivalentes, ou seja, um profissional que possa atuar em diversas funções. Desse modo, as empresas estão buscando o pedagogo empresarial, como alternativa para atender suas demandas. Este estudo teve como principal objetivo investigar a Pedagogia Empresarial tendo como referência o trabalho que o pedagogo desenvolve no Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT em Fortaleza – CE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica. Fundamentada em vários autores que abordam a temática investigada, tais como: Cadinha (2011), Ribeiro (2010), Almeida (2006), Holtz (2006), Libâneo (1999), e Brandão (1981). Além da pesquisa bibliográfica, realizamos também uma pesquisa de campo. Concluímos que a Pedagogia Empresarial é uma nova realidade na contemporaneidade. A atuação do pedagogo na empresa acontece sobretudo no setor de Recursos Humanos (RH). As atividades estão relacionadas a treinamento, planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagem. A pesquisa mostrou que no setor de transportes a atuação do pedagogo dá-se de modo a realizar trabalhos burocráticos, administrativos, treinamento, qualificação. No SENAT as pedagogas atuam com intuito de que os trabalhadores do transporte adquiram novas habilidades profissionais, aperfeiçoamento e qualificação profissional para ingressarem e manterem-se inseridos no mercado de trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Pedagogia. pt_BR
dc.title Novas áreas de atuação do pedagogo: pedagogia empresarial. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-03
dc.description.abstract On the global stage, it is clear that every day has been expanding the spaces of professional educator performance. This professional before acted only in school shall be required beyond the school environment and the call formal education. This new reality inherent in the working world requires an increasingly skilled professional, so-called multi-purpose Professional, or a professional who can work in various functions. Thus, companies are seeking business educator, as an alternative to meet their demands. This study aimed to investigate the Business Education with reference to the work that the Educator develops SENAT in the transport sector in Fortaleza - CE. The methodology used was a literature search. It was based on a number of authors who address the topic investigated, such as: Cadinha (2011), Ribeiro (2010), Almeida (2006), Holtz (2006), Libâneo (1999) and Brandão (1981). In addition to the literature, it was also conducted a field survey. It was conclude that Business Pedagogy is a new reality in contemporary times. The role of the educator in the company is especially true in the Human Resources department (HR). The activities are related to training, planning, management, control and evaluation of learning. Research has shown that in the transport sector the role of the educator gives up in order to perform work bureaucratic, administrative, training, qualification. In SENAT the educators act with the intention that transport workers to acquire new professional skills improvement and professional qualifications to join and stay in the job market. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7828
dc.date.accessioned 2019-10-08T12:40:17Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T12:40:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject Pedagogia Empresarial pt_BR
dc.subject Sociedade Atual pt_BR
dc.subject Pedagogue pt_BR
dc.subject Business Pedagogy pt_BR
dc.subject Actual Society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Eduarda Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative New areas of activity of the pedagogue: business pedagogy. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Eduarda Maria de. Novas áreas de atuação do pedagogo: pedagogia empresarial. 2015. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta