DSpace/Manakin Repository

Aprendizagem por design: "movimentos do conhecimento" de estagiárias de um curso de letras - língua inglesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CASTRO, L. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5583555393096800 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.description.resumo Pensando nas transformações que vêm ocorrendo na nossa sociedade nas últimas décadas, sobretudo a partir dos avanços tecnológicos, que nos situam em tempos chamados de pós-modernos (LYOTARD, 1984; ANDERSON, 1999; MORAES, 2007) passamos a refletir acerca das consequências dessas transformações para o ensino de línguas estrangeiras, que apontam para uma mudança de paradigmas nessa área (LOPES, 2013; MOITA LOPES, 2014). Dentro desse contexto, Cope e Kalantzis (2005) desenvolveram, a partir da pedagogia dos multiletramentos, a Aprendizagem por Design, uma abordagem de ensino que busca alinhar o processo de aprendizagem às necessidades e especificidades dos alunos inseridos nesse novo paradigma. Além disso, essa abordagem enfatiza o que os autores chamam de ‘movimentos do conhecimento’, que são os processos de aprendizagem que geralmente ocorrem em sala de aula, mas que, segundo os autores, deveriam ser processos conscientes e utilizados baseando-se nos objetivos de aprendizagem. São eles: experienciar (o conhecido e o novo), conceituar (por nome e por teoria), analisar (funcionalmente e criticamente) e aplicar (apropriadamente e criativamente). A mudança de paradigmas, no entanto, deve ter seu início na formação de professores, para que esses sujeitos possam iniciar as mudanças necessárias nas salas de aula. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os movimentos do conhecimento de alunas do curso de Letras – Língua Inglesa, na disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV. A abordagem da presente pesquisa é interpretativa e, do ponto de vista dos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva. No que concerne aos procedimentos metodológicos utilizados, consideramos que esta seja uma pesquisa de cunho etnográfico, que vem mostrando resultados satisfatórios nas pesquisas no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas (LUCENA, 2015). Os instrumentos de geração de dados foram a observação participante, as notas de campo, a gravação em áudio das aulas, a entrevista semiaberta e também analisamos os relatórios finais de estágio. Esta pesquisa foi realizada no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, alto sertão da Paraíba. Os sujeitos da presente pesquisa foram 02 alunas da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV. A partir da análise dos dados, percebemos que os movimentos do conhecimento predominantes das estagiárias foram aqueles relacionados a um ensino tradicional, como o conceituar e o analisar funcionalmente. Entretanto, elas reconhecem a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas, embora demonstrem receio e insegurança em sair da zona de conforto, do conhecido, em direção ao novo, à transformação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem
dc.title Aprendizagem por design: "movimentos do conhecimento" de estagiárias de um curso de letras - língua inglesa. pt_BR
dc.advisor1 English Language
dc.date.issued 2017-07-27
dc.description.abstract Thinking about the transformations that have been taking place in our society over the last decades, especially due to the technological advances, which place us in times called post-modern (LYOTARD, 1984; ANDERSON, 1999; MORAES, 2007), we start to reflect on the consequences of these transformations for the teaching of foreign languages, which indicate a shift in paradigms in this area (LOPES, 2013; MOITA LOPES, 2014). In this context, Cope and Kalantzis (2005) developed, based on the pedagogy of multiliteracies, the Learning by Design, an approach to teaching which aims to align the learning process to the needs and specificities of the students inserted in this new paradigm. Furthermore, this approach emphasizes what the authors call ‘knowledge movements’, which are the learning processes that generally take place in the classroom, although, according to the authors, they should be conscious processes and used based on the learning goals. They are: experiencing (the known and the new), conceptualizing (by name and by theory), analyze (functionally and critically), and apply (appropriately and creatively). The change of paradigms, however, must have its genesis in teacher education, so that these subjects may start the necessary changes in the classroom. Therefore, the main goal of this research is to analyze the knowledge movements of students of English in the discipline Practicum Experience IV. The approach of the present research is interpretative and, from the point of view of its goals, it is a descriptive research. Concerning the methodological procedures used, we consider this to be an ethnographic research, which has been showing satisfactory results in language teaching research (LUCENA, 2015). The instruments of data collection were the participant observation, field notes, audio recording of the classes; the semi-open interview, and we also analyzed the students’ final reports. This research was conducted at the Cajazeiras Teaching Training Campus of the Federal University of Campina Grande, in the state of Paraíba. The subjects of the present research were 02 undergraduate students of the discipline Practicum Experience IV. From the data analysis, we learned that the prevailing knowledge movements of the participants were those related to a traditional teaching, such as conceptualizing and analyzing functionally. Nonetheless, they acknowledge the need of changes in the pedagogical practices, although they demonstrate fear and insecurity to leave their comfort zone, the known, towards the new, the transformation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7832
dc.date.accessioned 2019-10-08T12:48:36Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T12:48:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Aprendizagem por Design
dc.subject Learning by Design
dc.subject Processo de Aprendizagem
dc.subject Learning Process
dc.subject Estágio Curricular Supervisionado
dc.subject Supervised Internship
dc.subject Formação de Professores
dc.subject Teacher Training
dc.subject Processo de Estágio
dc.subject Internship Process
dc.subject Língua Inglesa
dc.subject Língua Estrangeira
dc.subject Estagiárias
dc.subject Foreign Language
dc.subject Interns
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning by design: "knowledge movements" of trainees of an English language course. pt_BR
dc.identifier.citation CASTRO, Luciana Parnaíba de. Aprendizagem por design: "movimentos do conhecimento" de estagiárias de um curso de letras - língua inglesa. 2017. 229f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7832 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta