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Desafios vivenciados pela equipe de enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

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dc.creator.ID DINIZ, M. A. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6258559939125386 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TEIXEIRA, Olga Feitosa Braga.
dc.contributor.advisor1ID TEIXEIRA, O. F. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9389119545250126 pt_BR
dc.contributor.referee1 VIDERES, Ariele Rodrigues Nóbrega.
dc.contributor.referee2 PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.
dc.description.resumo O Atendimento Pré-hospitalar é a assistência prestada a pacientes com quadros agudos de natureza clínica, traumática ou ainda psiquiátrica. Esse tipo de atendimento pode variar de um simples esclarecimento ou orientação médica por telefone até o envio de uma ambulância de suporte básico ou avançado ao local da ocorrência. Objetivou-se analisar os desafios vivenciados pela equipe de enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de campo, com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 05 enfermeiros e 03 técnicos, componentes da equipe de enfermagem, atuantes no (SAMU) do município de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, realizada em agosto de 2014. A pesquisa obedeceu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. As respostas obtidas foram agrupadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo e emergiram em seis categorias que estão descritas no corpo do trabalho, os resultados mostraram que os profissionais do serviço reconhecem os principais riscos presentes no APH. Foi identificado o atendimento caracterizado como mais estressante indicado pelos profissionais. Foram encontrados resultados referentes a disponibilização de matérias pelo serviço e os sentimentos desenvolvidos pelos profissionais atuantes no serviço. Concluiu-se que a enfermagem vivencia, diversos sentimentos e emoções no APH que permeiam as situações vivenciadas durante a assistência. Vale destacar a importância da capacitação profissional, visto que mesmo o serviço dispondo de recursos materiais suficientes, se a mão de obra não souber utilizá-los a assistência estará completamente comprometida. É perceptível também a necessidade de apoio psicológico a essa classe profissional, pois apesar de eles estarem prontos para o atendimento, possuem os sentimentos humanos que se não entendidos e trabalhados vão levar os profissionais a deixarem suas atividades por despreparo emocional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Desafios vivenciados pela equipe de enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The Prehospital Care is the care provided to patients with clinical, traumatic or acute psychiatric nature pictures. This type of care can range from a simple clarification medical advice by phone or by sending a basic or advanced ambulance to the scene support. This study aimed to analyze the challenges experienced by nursing staff in Service Mobile Emergency. This is an exploratory, descriptive field study with a qualitative approach. The research subjects were 05 nurses and 03 technicians, components of the nursing team, working in (SAMU) of the municipality of Cajazeiras, Paraíba, Brazil. The data collection instrument used was a semi-structured interview, conducted in August 2014 The research conformed to Resolution 466/12 of the National Health Council.'s Responses were grouped according to the technique of content analysis and emerged in six categories that are described in the body of the work, the results showed that service professionals recognize the major risks in the APH. Characterized the service as more stressful indicated by the professionals was identified. The provision of materials for the service and the feelings developed for professionals working in service related results were found. It was concluded that nursing experiences, different feelings and emotions that permeate the APH situations experienced during service. It is worth noting the importance of vocational training, since even the service have sufficient material resources, the manpower not know how to use them assistance will be completely compromised. It is also noticeable the need for psychological support of this professional class, because even though they are ready to meet, have human feelings that are not understood and worked will prompt professionals to cease their activities for emotional unpreparedness. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7838
dc.date.accessioned 2019-10-08T13:54:05Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T13:54:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Equipe de enfermagem pt_BR
dc.subject Socorro de urgência pt_BR
dc.subject Atendimento pré-hospitalar pt_BR
dc.subject Nursing team pt_BR
dc.subject Emergency Relief pt_BR
dc.subject Prehospital Care pt_BR
dc.subject Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pt_BR
dc.subject SAMU pt_BR
dc.subject Emergency mobile care service pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Maria Aparecida Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges experienced by the nursing staff at the Mobile Emergency Care Service. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Maria Aparecida Vieira. Desafios vivenciados pela equipe de enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 2014. 55f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


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