dc.creator.ID |
SALES, D. S. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4977797557071959 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Fátima Maria Elias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAMOS, F. M. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.description.resumo |
Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de
texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e
2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade
do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência
entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se
destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na
constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna
possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da
Teoria da Multimodalidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-04-27 |
|
dc.description.abstract |
This monograph has the purpose of analyzing the significant appearance of the statements of
multimodal text in the tests of the National High School Exam, between the years 2010 and
2013. As well as, from the analysis of the collected corpus, highlight the importance of uniqueness
of the communicative act present in the verb-visual texts, highlighting the relevance
between the verb-visual language and what seeks the questioning made to the clientele which
intended this test. In addition, we associate the coherent dialogue between image and word in the
constitution of the meaning of the analyzed texts. In theoretical terms, this work only becomes
possible because it is anchored in the study proposals of literacy, multi-literacy and
Multimodality theory. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-08T15:23:35Z |
|
dc.date.available |
2019-10-08 |
|
dc.date.available |
2019-10-08T15:23:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Exame seletivo |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual |
pt_BR |
dc.subject |
Texto - enunciados |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Selective exam |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Exam - textual analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Text - statements |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SALES, Dinara Soares Chacon. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |