DSpace/Manakin Repository

“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SALES, D. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4977797557071959 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1ID RAMOS, F. M. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumo Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). pt_BR
dc.date.issued 2016-04-27
dc.description.abstract This monograph has the purpose of analyzing the significant appearance of the statements of multimodal text in the tests of the National High School Exam, between the years 2010 and 2013. As well as, from the analysis of the collected corpus, highlight the importance of uniqueness of the communicative act present in the verb-visual texts, highlighting the relevance between the verb-visual language and what seeks the questioning made to the clientele which intended this test. In addition, we associate the coherent dialogue between image and word in the constitution of the meaning of the analyzed texts. In theoretical terms, this work only becomes possible because it is anchored in the study proposals of literacy, multi-literacy and Multimodality theory. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
dc.date.accessioned 2019-10-08T15:23:35Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T15:23:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Exame seletivo pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual pt_BR
dc.subject Texto - enunciados pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Selective exam pt_BR
dc.subject National High School Exam - textual analysis pt_BR
dc.subject Text - statements pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Multimodality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Dinara Soares Chacon.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013). pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta