DSpace/Manakin Repository

Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, P. S. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2289756648132670 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo A presente monografia debruça-se sobre os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos evidenciar a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Especificamente, o trabalho pretendeu apresentar fundamentos teóricos que evidenciam a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa, além de evidenciar as diretrizes que delineiam o componente Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa do CFP - UFCG. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental. As bases teóricas buscadas pautaram-se em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2007) sobre formação inicial e continuada do docente, Pimenta e Lima (2004) sobre estágio e docência, Pimenta (1997) sobre o estágio na formação de professores, Andrade (2007) sobre professores leitores e sua formação, Barreiro e Gebran (2006), dentre outros, sobre prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. A base documental buscada foi, essencialmente, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licentura Plena em Letras - Língua Portuguesa do CFP – UFCG, regulamentado pela Resolução 17/2011 da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (em substituição a curso correlato, cujo Reconhecimento se deu através da Portaria Nº 712 de 23/12/1981). Concluímos que é fundamental que a instituição formativa conceba e situe o Estágio Supervisionado como elemento articulador da formação inicial e continuada do professor, para contribuir de forma interativa com as diferentes áreas de conhecimento, pela troca de experiências, pelo diálogo e pela organização de ações coletivas voltadas para a docência comprometida com a transformação social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. pt_BR
dc.date.issued 2016-04-29
dc.description.abstract This monograph focuses on studies that emphasize the importance of initial and continuing teacher training, especially the discipline Portuguese. In general, we aim to highlight the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese. Specifically, the work intended to present theoretical foundations that show the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese, besides highlighting the guidelines that outline the Supervised component offered by Full Degree in Letters - Portuguese CFP - UFCG. The research is bibliographical and documentary nature. The theoretical bases searched were based on theoretical foundations of the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese. To do so, highlight the works of Tardif (2007) on initial and continuing training of teaching, pepper and Lima (2004) on stage and teaching, Pepper (1997) on the stage in teacher training, Andrade (2007) on teachers readers and their training, and Gebran Barreiro (2006), among others, on teaching practice and supervised training in teacher education. The sought evidence base was essentially the current Pedagogical Full Licentura Course Project in Languages - English Language of the CFP - UFCG, regulated by Resolution 17/2011 of the University Council of Teaching Higher Chamber of the Federal University of Campina Grande (deputizing the correlative course, whose recognition was given by Ordinance No. 712 of 23.12.1981). We conclude that it is essential that the training institution designs and places the Supervised Internship as an articulator element of initial and continuing teacher training, to contribute interactively with the different areas of knowledge, the exchange of experiences, dialogue and the organization of collective actions aimed at teaching committed to social transformation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849
dc.date.accessioned 2019-10-08T15:42:08Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T15:42:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - Formação profissional pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Portuguese language - Vocational Training pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese Language Teaching: Views on the supervised internship of teachers in formation initial. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Paulo Sérgio Juca de Sousa. Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação Inicial. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta