DSpace/Manakin Repository

"Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é": análise sobre ser homossexual na universidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, K. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9744059714319007 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, A. C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
dc.description.resumo A sexualidade é algo inerente ao ser humano, no entanto, ainda é repleta de muitos questionamentos, tornando-a um assunto bastante complexo e evitado ainda por algumas pessoas. Se falar da sexualidade já não é tão fácil, trabalhar sobre a homossexualidade acarreta ainda mais a discussão. Em vista disso, este trabalho teve como objetivos analisar como os discentes vivenciam a sua homossexualidade dentro da universidade, identificar as vivências de ser homossexual nas relações parentais e verificar como acontece a aceitação dos discentes homossexuais por parte da classe estudantil. Tomando como base os principios da pesquisa descritiva, com ênfase na abordagem qualitativa. Foi desenvolvido um diálogo entre os resultados da pesquisa e estudos teóricos que envolve o tema em questão. O instrumento de coleta usado para esta pesquisa foi o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), sendo ultilizadas doze palavras estímulos para obtenção dos dados. A coleta de dados foi realizada com seis discentes homossexuais do CFP, da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Cajazeiras, localizada no Alto Sertão da Paraiba. O referencial teórico traz um breve relato sobre a história da sexualidade, e em seguida sobre a homossexualidade. Para construção desse referencial se fez necessário estudar teóricos como Michel Foucault (2013), Guacira Lopes Louro (2013), Jimena Furlani (2009), Luís Palhano Loiola (2006), Anderson Fontes Passos Guimarães (2009) entre outros. Foi analisado a universidade como espaço de convivência, de resistência, crescimento e dos preconceitos vivenciados. A pesquisa apontou que a universidade é um espaço de liberdade mas também de resistência, e que embora os discentes se sintam bem dentro da instituição eles ainda presenciam preconceitos contra homossexuais mesmo que não seja de forma explícita. E que ainda é necessesário que os discentes lutem pela conquista de espaço dentro e fora da universidade sem medo de se declarar homossexuais, enfrentando o medo de serem agredidos e mortos por homofóbicos, para que estas lutas resultem em conquistas de espaço e direitos civis dentro da sociedade, como as conquistas que já vem acontecendo nessa última década. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title "Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é": análise sobre ser homossexual na universidade. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-29
dc.description.abstract The sexuality is something inherent to the human being, however, it is still full of many questionings, becoming it a sufficiently complex and prevented subject still for some people. If to speak of sexuality is not already so easy, work on the homosexuality causes even more discussion. Thus, this work had as a main goal to analyze how the students experience their homosexuality within the university, identify the experiences of being homosexual in the parental relationships and verify how the acceptance of the homosexual learners by the study classroom group occurs. Taking as base the principles of the descriptive research, with emphasis in the qualitative approach. A dialogue was developed between the theoretical results of the research and the studies that the current subject involves. The instrument of collection used for this research was the Free Test of Association of Palavras (TALP), being used twelve words of stimulations to get the data. The collection of data was realized with six homosexual students of the CFP, the Federal University of Campina Grande, in the city of Cajazeiras, located in the Alto Sertão da Paraiba. The theoretical reference brings a brief story on history of the sexuality, and after that on the homosexuality, for the construction of this referential it was necessary to study theoretical people as Michel Foucault (2013), Guacira Lopes Louro (2013), Jimena Furlani (2009), Luis Palhano Loiola (2006), Anderson Fontes Guimarães Steps (2009) among others. The university was analyzed as a convivence space, of resistance, growth and of the prejudice lived. The research pointed out that the university is a space of freedom but also of resistance, and that even so the students feel well inside the institution they still realizes prejudice against homosexuals even if it is not in an explicit way. And that still is necessary that the students fight for the conquest of space inside and outside the university without fear declaring homosexuals, facing the fear of being attacked and died by homophobic people, so that these fights inside result in conquests of space and civil laws of the society, as the conquests that already is happening in this last decade. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7866
dc.date.accessioned 2019-10-08T17:29:48Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T17:29:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Homossexualidade pt_BR
dc.subject Discentes homossexuais pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Homosexuality pt_BR
dc.subject Homosexual students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Kellyane Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Everyone knows the pain and delight of being what it is": analysis about being homosexual at university. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Kallyane Maria. "Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é": análise sobre ser homossexual na universidade. 2017. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta