dc.creator.ID |
DANTAS, K. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9744059714319007 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, A. C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Maria Thaís de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
A sexualidade é algo inerente ao ser humano, no entanto, ainda é repleta de muitos
questionamentos, tornando-a um assunto bastante complexo e evitado ainda por
algumas pessoas. Se falar da sexualidade já não é tão fácil, trabalhar sobre a
homossexualidade acarreta ainda mais a discussão. Em vista disso, este trabalho
teve como objetivos analisar como os discentes vivenciam a sua homossexualidade
dentro da universidade, identificar as vivências de ser homossexual nas relações
parentais e verificar como acontece a aceitação dos discentes homossexuais por
parte da classe estudantil. Tomando como base os principios da pesquisa descritiva,
com ênfase na abordagem qualitativa. Foi desenvolvido um diálogo entre os
resultados da pesquisa e estudos teóricos que envolve o tema em questão. O
instrumento de coleta usado para esta pesquisa foi o Teste de Associação Livre de
Palavras (TALP), sendo ultilizadas doze palavras estímulos para obtenção dos
dados. A coleta de dados foi realizada com seis discentes homossexuais do CFP, da
Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Cajazeiras, localizada no
Alto Sertão da Paraiba. O referencial teórico traz um breve relato sobre a história da
sexualidade, e em seguida sobre a homossexualidade. Para construção desse
referencial se fez necessário estudar teóricos como Michel Foucault (2013), Guacira
Lopes Louro (2013), Jimena Furlani (2009), Luís Palhano Loiola (2006), Anderson
Fontes Passos Guimarães (2009) entre outros. Foi analisado a universidade como
espaço de convivência, de resistência, crescimento e dos preconceitos vivenciados.
A pesquisa apontou que a universidade é um espaço de liberdade mas também de
resistência, e que embora os discentes se sintam bem dentro da instituição eles
ainda presenciam preconceitos contra homossexuais mesmo que não seja de forma
explícita. E que ainda é necessesário que os discentes lutem pela conquista de
espaço dentro e fora da universidade sem medo de se declarar homossexuais,
enfrentando o medo de serem agredidos e mortos por homofóbicos, para que estas
lutas resultem em conquistas de espaço e direitos civis dentro da sociedade, como
as conquistas que já vem acontecendo nessa última década. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
"Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é": análise sobre ser homossexual na universidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-03-29 |
|
dc.description.abstract |
The sexuality is something inherent to the human being, however, it is still full of
many questionings, becoming it a sufficiently complex and prevented subject still for
some people. If to speak of sexuality is not already so easy, work on the
homosexuality causes even more discussion. Thus, this work had as a main goal to
analyze how the students experience their homosexuality within the university,
identify the experiences of being homosexual in the parental relationships and verify
how the acceptance of the homosexual learners by the study classroom group
occurs. Taking as base the principles of the descriptive research, with emphasis in
the qualitative approach. A dialogue was developed between the theoretical results
of the research and the studies that the current subject involves. The instrument of
collection used for this research was the Free Test of Association of Palavras
(TALP), being used twelve words of stimulations to get the data. The collection of
data was realized with six homosexual students of the CFP, the Federal University of
Campina Grande, in the city of Cajazeiras, located in the Alto Sertão da Paraiba. The
theoretical reference brings a brief story on history of the sexuality, and after that on
the homosexuality, for the construction of this referential it was necessary to study
theoretical people as Michel Foucault (2013), Guacira Lopes Louro (2013), Jimena
Furlani (2009), Luis Palhano Loiola (2006), Anderson Fontes Guimarães Steps
(2009) among others. The university was analyzed as a convivence space, of
resistance, growth and of the prejudice lived. The research pointed out that the
university is a space of freedom but also of resistance, and that even so the students
feel well inside the institution they still realizes prejudice against homosexuals even if
it is not in an explicit way. And that still is necessary that the students fight for the
conquest of space inside and outside the university without fear declaring
homosexuals, facing the fear of being attacked and died by homophobic people, so
that these fights inside result in conquests of space and civil laws of the society, as
the conquests that already is happening in this last decade. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7866 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-08T17:29:48Z |
|
dc.date.available |
2019-10-08 |
|
dc.date.available |
2019-10-08T17:29:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Homossexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Discentes homossexuais |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexual students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Kellyane Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Everyone knows the pain and delight of being what it is": analysis about being homosexual at university. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Kallyane Maria. "Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é": análise sobre ser homossexual na universidade. 2017. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |