DSpace/Manakin Repository

Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAMPOS, R. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3331766174144084 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2 RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.campos
dc.description.resumo É sabido que as práticas do ensino contextualizado de Geografia deve oferecer oportunidades para que o educando do campo compreenda as transformações no/do espaço geográfico, e mostrar para estes povos, habitantes deste espaço, que eles são seres concretos e, consequentemente, construtores da realidade socioespacial em que estão inseridos. Todavia, o ensino de Geografia ainda é fortemente influenciado pelas práticas tradicionais, voltadas apenas para memorização e descrição do espaço geográfico. Nesta perspectiva, o presente estudo intitulado “Produção do álbum seriado no ensino de Geografa nas escolas do Campo”, foi desenvolvida na Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, na localidade Pio X, no município de Sumé-PB, no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. A mesma, tem como objetivo relatar a experiência da produção do álbum seriado no ensino de Geografia na escola do campo e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Para execução desta pesquisa, utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividida em momentos de capacitações, produções e experimentação nos contextos acadêmicos e escolar. Espera-se que, diante do desenvolvimento desta pesquisa, a produção do álbum seriado seja de fato, utilizado como um recurso didático que tem um potencial no ensino aprendizagem e uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-09
dc.description.abstract It is well known that the contextualised teaching of Geography should offer opportunities for the rural student to understand the transformations in the geographical space, and to show to these peoples, inhabitants of this space, that they are concrete beings and, consequently, constructors of reality in which they are inserted. However, the teaching of Geography is still strongly influenced by traditional practices, geared only to memorizing and describing geographic space. In this perspective, the present study entitled "Production of the serial album in the teaching of Geography in the schools of the Field", was developed in the School of the Field Jose Bonifácio Barbosa de Andrade, in the Pio X locality, in the County of Sumé-PB, under the Bachelor's degree in Field Education in the areas of Human and Social Sciences, specifically in the teaching of Geography. The purpose of this paper is to report the experience of the production of the serial album in the teaching of Geography in the rural school and its contribution in the process of teaching teaching in the classroom. To carry out this research, we used the qualitative research assumptions, through action research that is divided into moments of training, production and experimentation in the academic and school contexts. In view of the development of this research, the production of the serial album is expected to be used as a didactic resource that has a potential in teaching learning and an important tool to facilitate learning and overcome the gaps left by traditional teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869
dc.date.accessioned 2019-10-08T17:41:39Z
dc.date.available 2019-10-08
dc.date.available 2019-10-08T17:41:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Álbum seriado pt_BR
dc.subject Ensino contextualizado de geografia I pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Field Schools pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Series Album pt_BR
dc.subject Contextualized Geography Teaching I pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMPOS, Rosália Viríssimo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Serial album production in the teaching of geography at the country school. pt_BR
dc.identifier.citation CAMPOS, Rosália Viríssimo . Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo. 2019. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta