DSpace/Manakin Repository

Metodologias ativas de ensino - aprendizagem: análise do projeto pedagógico de um curso de enfermagem na Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA JÚNIOR, José Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID LIMA JÚNIOR, José Ferreira. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2482708931624404 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAIVA, Julliana da Costa Macêdo.
dc.contributor.referee2 ASSIS, Luciana Moura de.
dc.description.resumo A formação em saúde tem passado por profundas transformações, sobretudo no que tange às novas abordagens metodológicas. Neste estudo, objetivou-se analisar as metodologias de ensino-aprendizagem preconizadas pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da graduação em Enfermagem do CFP/UFCG. Trata-se de um estudo indireto, documental, com abordagem qualitativa de caráter exploratório, elegendo a metodologia da análise de conteúdo, em virtude do seu caráter analítico e crítico. Foram selecionados estudos sobre as Metodologias Ativas de Ensino–Aprendizagem divulgados em publicações científicas indexadas, obtidos a partir de pesquisa eletrônica em bases de dados indexados. A análise dos documentos institucionais revelou que o curso em tela está metodologicamente “baseado nos princípios da pedagogia interativa que privilegia metodologias ativas de ensino-aprendizagem, elencando a problematização e o ensino baseado em problemas como as tecnologias mais utilizadas”. A pesquisa bibliográfica revelou, no entanto, que atualmente existem várias metodologias inovadoras de ensino, entre elas a Problematização com o arco de Charles Maguerez, Aprendizagem Baseada em Times e Aprendizagem Baseada em Projetos, as quais podem qualificar o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Além dessas metodologias, há um método de avaliação para confirmar se tais metodologias estão suprindo as necessidades educacionais dos discentes, o qual se chama Taxonomia de Bloom. Frente ao exposto, conclui-se que o Núcleo Docente Estruturante deve manter uma atuação mais efetiva junto às questões didático-pedagógicas e metodológicas do curso de Enfermagem; e que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem possam ser agregadas ao itinerário formativo dos estudantes de Enfermagem do CFP/UFCG. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Metodologias ativas de ensino - aprendizagem: análise do projeto pedagógico de um curso de enfermagem na Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2017-04-25
dc.description.abstract Training in health has been through profound transformations, especially regarding the new methodological approaches. In this study, the objective of analyzing teaching-learning methodologies advocated by the pedagogical project of course (PPC) graduation in nursing of the CFP/UFCG. This is an indirect documentary study with a qualitative approach of exploratory character, choosing the content analysis methodology, by virtue of your analytical character and critical. Selected studies on active methodologies Teaching- Learning published in indexed scientific publications, obtained from electronic search in indexed databases. The analysis of institutional documents revealed that the course's screen methodologically “based on the principles of interactive pedagogy that emphasizes active methodologies of teaching and learning, listing the problematization and teaching based on problems such as the most used technologies ". The literature search revealed, however, that there are currently several innovative teaching methodologies, among them the problematization whit the Arch of Charles Maguerez, Times- based learning and Project – based learning, which may qualify the teaching-learning process in nursing degree. In addition to these methods, there is a method of assessment to confirm that such methodologies are supplying the educational needs of the students, which is called Bloom's taxonomy. Front of the foregoing, it is concluded that the core Structural Teaching must maintain a more effective performance by the didactic – pedagogical and methodological issues of the course of nursing; and the active teaching and learning methodologies can be aggregated to the training itinerary of nursing students of the CFP/UFCG. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7965
dc.date.accessioned 2019-10-10T12:44:52Z
dc.date.available 2019-10-10
dc.date.available 2019-10-10T12:44:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em enfermagem pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino - enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem - ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Projeto de curso - enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing Education pt_BR
dc.subject Teaching Methodology - Nursing pt_BR
dc.subject Nursing - Teaching Learning pt_BR
dc.subject Course Design - Nursing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Raylessa Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Active teaching-learning methodologies: analysis of the pedagogical project of a nursing course in Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Raylessa Vieira. Metodologias ativas de ensino - aprendizagem: análise do projeto pedagógico de um curso de enfermagem na Paraíba. 2017. 70f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta