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Simulação do craqueamento catalítico do gasóleo no reator de leite fixo utilizando um modelo cinético 4-LUMP.

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dc.creator.ID FARIAS, F. P. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2083728291220996 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VASCONCELOS, Luiz Gonzaga Sales de.
dc.contributor.advisor1ID VASCONCELOS, L. G. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9456860386065509 pt_BR
dc.contributor.advisor2 RODRIGUES, Meiry Glaucia.
dc.contributor.advisor2ID RODRIGUES, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/7257323910817700 pt_BR
dc.contributor.referee1 NICÁCIO, Jailson.
dc.contributor.referee2 VITOR SOBRINHO, Eledir.
dc.description.resumo O craqueamento catalítico e um processo importante e lucrativo do refino de petróleo. Tem o objetivo de aumentar a produção de gasolina, e por isso, atualmente, e o processo mais empregado em todo o mundo, uma vez que a demanda de gasolina aumenta consideravelmente em relação aos óleos combustíveis. Neste trabalho foi estudado a reação do craqueamento catalítico do gasóleo utilizando um modelo cinético de 4 grupos ("lumps") em um reator de leito fixo. O modelo considerou o decaimento da atividade do catalisador como função do teor de coque depositado, o qual e considerado o principal causador da desativação catalítica. Utilizando as constantes cinéticas, previamente publicadas na literatura, no modelo foram apresentados os resultados dos seguintes produtos: a gasolina, os gases (C1-C4) e o coque, obtidos de simulações da reação de craqueamento catalítico do gasóleo, para o intervalo de temperatura de 482,2 °C a 615,5 °C. Foi estudado também, a influencia da razão entre o comprimento do reator (L) e a velocidade (V) com que o fluido atravessa o leito catalítico. Para resolver o modelo numericamente utilizando o reator de leito fixo, primeiramente, foi desenvolvida a modelagem matemática do reator a partir das equações fundamental's (balanco de massa e energia) que descrevem o processo. Em seguida, foi desenvolvido um programa computacional utilizando o método numérico da colocação ortogonal para discretização do sistema de equações diferenciais parciais. O sistema de equações algébricas resultantes foi solucionado pelo método BDF (Backward Differention Formulas). O programa constituído permitiu simular a reação do craqueamento catalítico do gasóleo. Este programa servira como ferramenta para definir uma política operacional do reator de leito fixo em relação ao controle da desativação do catalisador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Química
dc.title Simulação do craqueamento catalítico do gasóleo no reator de leite fixo utilizando um modelo cinético 4-LUMP. pt_BR
dc.date.issued 2001-05-21
dc.description.abstract The catalytic cracking is an important and lucrative process of petroleum refining. Its objective is to increase the production of gasoline and it is the process more used in the world, as the demand of gasoline increased considerably in relation to the combustible oils. The reaction of the catalytic cracking of the gasoil using a kinetic 4-lumps model in a fixed bed reactor has been studied in this work. The model considered the deactivation of the activity of the catalyst as function of the rate of deposited coke, which is the main source of the catalytic deactivation considered. Using the kinetic constants, previously published in the literature, in the model the results of the following products were presented: the gasoline, the gases (C1-C4) and the coke, which were obtained by of simulations of the catalytic cracking reaction of the gasoil, for the temperature range of 482,2 °C to 615,5 °C. The influence of the ratio among the length of the reactor (L) and the speed (V) with which the fluid crosses the catalytic bed was also studied. To solve the model numericaly using the reactor of fixed bed, at first, a mathematical model of the reactor was developed from the fundamental equations (mass and energy balance) that describe the process. Soon after, a computacional program was developed using the numerical method of the orthogonal collocation to replace the differential partial equations system by algebric equations system. It was obtained by the method BDF (Backward Differential Formulates). The constituted program allowed simulating the reaction of the catalytic cracking of the gasoil. This program serves as a tool to define an operational policy of the reactor of fixed bed in relation to the control of the deactivation of the catalyst. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8002
dc.date.accessioned 2019-10-11T10:52:47Z
dc.date.available 2019-10-11
dc.date.available 2019-10-11T10:52:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Craqueamento Catalítico - Simulação
dc.subject Gasóleo
dc.subject Reator de Leite Fixo
dc.subject Modelo Cinético 4-LUMP
dc.subject Desativação Catalítica
dc.subject Equação Cinética
dc.subject Catalytic Cracking - Simulation
dc.subject Diesel
dc.subject Fixed Milk Reactor
dc.subject Kinetic Model 4-LUMP
dc.subject Catalytic Deactivation
dc.subject Kinetic Equation
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Fabiana Pimentel Macêdo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Simulation of catalytic cracking of diesel in the fixed bed reactor using a 4-LUMP kinetic model. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Fabiana Pimentel Macêdo. Simulação do craqueamento catalítico do gasóleo no reator de leito fixo utilizando um modelo cinético 4-LUMP. 2001. 74f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Química), Curso de Mestrado em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campus II Campina Grande - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8002 pt_BR


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