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Previsão automática de evasão estudantil: um estudo de caso na UFCG.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1991085128490889 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARINHO, Leandro Balby.
dc.contributor.advisor1ID MARINHO, L. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3728312501032061 pt_BR
dc.contributor.advisor2 FARIAS, Adalberto Cajueiro de.
dc.contributor.advisor2ID Farias, Adalberto pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/9462873740250320 pt_BR
dc.description.resumo A evasão estudantil é uma das maiores preocupações dos institutos de ensino superior brasileiros já que ela pode ser uma das causas de desperdício de recursos da Universidade. A previsão dos estudantes com alta probabilidade de evasão, assim como o entendimento das causas que os levaram a evadir, são fatores cruciais para a definição mais efetiva de ações preventivas para o problema. Nesta dissertação, o problema da detecção de evasão foi abordado como um problema de aprendizagem de máquina supervisionada. Utilizou-se uma amostra de registros acadêmicos de estudantes considerando-se todos os 76 cursos da Universidade Federal de Campina Grande com o objetivo de obter e selecionar atributos informativos para os modelos de classificação e foram criados dois tipos de modelos, um que separa os estudantes por cursos e outro que não faz distinção de cursos. Os dois modelos criados foram comparados e pôde-se concluir que não fazer distinção de alunos por curso resulta em melhores resultados que fazer distinção de alunos por curso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Previsão automática de evasão estudantil: um estudo de caso na UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Students’ dropout is a major concern of the Brazilian higher education institutions as it may cause waste of resources. The early detection of students with high probability of dropping out, as well as understanding the underlying causes, are crucial for defining more effective actions toward preventing this problem. In this paper, we cast the dropout detection problem as a supervised learning problem. We use a large sample of academic records of students across 76 courses from a public university in Brazil in order to derive and select informative features for the employed classifiers. We create two classification models that either consider the course to which the target student is formally committed or not consider it, respectively. We contrast both models and show that not considering the course leads to better results. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/800
dc.date.accessioned 2018-05-24T14:28:20Z
dc.date.available 2018-05-24
dc.date.available 2018-05-24T14:28:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Evasão Estudantil pt_BR
dc.subject Probabilidade de Evasão - Estudantes - Universidades pt_BR
dc.subject Learning Analytics pt_BR
dc.subject Educational Data Mining pt_BR
dc.subject Dissertação - Ciência da Computação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Allan Sales da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation MELO, A. S. da C. Previsão automática de evasão estudantil: um estudo de caso na UFCG. 2016. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/800 pt_BR


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