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Estudo das eras geológicas da Terra e da Paleontologia, no ensino fundamental II, na escola José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta - PB.

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dc.creator.ID RAULIMO, L. F. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3245828758414519 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
dc.contributor.referee2 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.description.resumo As eras geológicas são divisões do tempo geológico que correspondem aos principais eventos responsáveis pela origem e evolução dos seres vivos no planeta Terra, estabelecido com base em rochas e registros fósseis. Nesse sentido, o conhecimento e a divulgação da Paleontologia é de suma importância para uma compreensão mais abrangente sobre aspectos biológicos, geológicos e ambientais. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal finalidade promover o estudo das eras geológicas, associado ao ensino de Paleontologia, através de atividades pedagógicas, que facilitem a compreensão e assimilação do tema abordado em sala de aula, bem como avaliar a aceitação dessas práticas pelo os alunos do ensino fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, localizada em Nova Floresta-PB. Essas atividades, foram desenvolvida em quatro etapas: (1) aula teórica; (2) vídeo; (3) exposição de fósseis e (4) construção da escala do tempo geológico. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário estruturado com quatro questões a um total de trinta e seis (36) alunos da referida escola. Os dados obtidos, foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2009). Após, observações, pesquisa e análises dos dados, chegou-se à conclusão que temas que envolve a Paleontologia, como as eras geológicas da Terra, desperta o interesse e a curiosidade dos educandos pelo fascinante universo que envolve essa Ciência, tendo em vista que as atividades propostas tiveram a aceitação de 100% dos alunos participantes. Também foi possível constatar que o desenvolvimento de metodologias lúdicas podem ser uma excelente alternativa para amenizar ou até mesmo solucionar a deficiência no ensino da Paleontologia no ensino fundamental II, devendo, portanto, se tornar uma prática constante nas escolas, já que a mesma atua como facilitadora do processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geologia Ambienta pt_BR
dc.title Estudo das eras geológicas da Terra e da Paleontologia, no ensino fundamental II, na escola José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The geological eras are divisions of geologic time that correspond to the major events responsible for the origin and evolution of living beings on Earth, established on the basis of rock and fossil records. In this sense, the knowledge and dissemination of Palaeontology is of paramount importance for a more comprehensive understanding of biological, geological and environmental. In this context, the present study had as its main purpose is to promote the study of geological ages, associated with the Palaeontology teaching through educational activities, to facilitate the understanding and assimilating the subject addressed in the classroom, and to evaluate the acceptance of these practices by elementary school students II of Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, located in Nova Floresta-PB. These activities were developed in four stages: (1) lecture; (2) video; (3) fossil exhibition and (4) construction of the geological time scale. For data collection was used a questionnaire with four questions to a total of thirty-six (36) of said school students. The data were analyzed using content analysis technique (AC), of Bardin (2009). After, observations, research and data analysis, we reached the conclusion that issues involving Palaeontology, as the geological ages of the Earth, awakens the interest and curiosity of students the fascinating universe that surrounds this science, given that the proposed activities had the acceptance of 100% of the participating students. It also appeared that the development of recreational methodologies can be an excellent alternative to mitigate or even solve the deficiency in Palaeontology teaching in basic education II, should therefore become a standard practice in schools, since it acts as facilitating the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8010
dc.date.accessioned 2019-10-11T11:57:27Z
dc.date.available 2019-10-11
dc.date.available 2019-10-11T11:57:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tempo geológico pt_BR
dc.subject Atividades pedagógicas pt_BR
dc.subject Temas paleontológicos pt_BR
dc.subject Geological time pt_BR
dc.subject Educational activities pt_BR
dc.subject Paleontological themes pt_BR
dc.subject Tiempo geológico
dc.subject Actividades pedagógicas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luana Fernanda Costa Raulino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the geological ages of Earth and Paleontology, in elementary school II, at José Rolderick de Oliveira school, Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.title.alternative Estudio de las edades geológicas de la Tierra y Paleontología, en la escuela primaria II, en la escuela José Rodderrick de Oliveira, Nova Floresta - PB.
dc.identifier.citation SILVA, Luana Fernanda Costa Raulino. Estudo das eras geológicas da Terra e da Paleontologia, no ensino fundamental II, na escola José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta - PB. 2016. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Las edades geológicas son divisiones del tiempo geológico que corresponden a los principales eventos responsables del origen y evolución de los seres vivos en el planeta Tierra, establecidos con base en rocas y registros fósiles. En este sentido, el conocimiento y difusión de la Paleontología es de suma importancia para una comprensión más amplia de los aspectos biológicos, geológicos y ambientales. En este contexto, el propósito principal del presente estudio fue promover el estudio de las eras geológicas, asociado a la enseñanza de la Paleontología, a través de actividades pedagógicas que faciliten la comprensión y asimilación del tema abordado en el aula, así como evaluar la aceptación de estas prácticas por parte de los alumnos alumnos de la Enseñanza Básica II, de la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Rodderrick de Oliveira, ubicada en Nova Floresta-PB. Estas actividades se desarrollaron en cuatro etapas: (1) clase teórica; (2) vídeo; (3) exposición fósil y (4) construcción de escala de tiempo geológico. Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario estructurado con cuatro preguntas a un total de treinta y seis (36) estudiantes de dicha escuela. Los datos obtenidos fueron analizados mediante la técnica de Análisis de Contenido (CA), de Bardin (2009). Luego de observaciones, investigaciones y análisis de datos, se concluyó que temas que involucran a la Paleontología, como las edades geológicas de la Tierra, despiertan el interés y la curiosidad de los estudiantes por el fascinante universo que envuelve esta Ciencia, considerando que las actividades propuestas fueron aceptadas por 100 % de los alumnos participantes. También se pudo comprobar que el desarrollo de metodologías lúdicas puede ser una excelente alternativa para paliar o incluso solucionar la deficiencia en la enseñanza de la Paleontología en la escuela primaria II, y debe, por tanto, convertirse en una práctica constante en las escuelas, ya que actúa como un facilitador del proceso de enseanza-aprendizaje.


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