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A química como ferramenta no ensino de biologia: diagnóstico em uma escola da rede pública do município de Cuité (PB).

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dc.creator.ID VASCONCELOS, N. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8168059086074923 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, CLÁUDIA P. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
dc.description.resumo Com o objetivo de inovar o processo ensino aprendizagem usando como principal estratégia pedagógica a interdisciplinaridade, a Química é aqui apresentada como ferramenta a ser utilizada na aplicação das aulas da componente curricular de Biologia. Este trabalho foi realizado na EEEM. Orlando Venâncio dos Santos (Cuité -PB), e teve como público alvo alunos do 1° e 2° anos do ensino médio a fim de elucidar a relação entre a química e a biologia, sob a ótica dos mesmos. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa desenvolvida em três etapas: um diagnóstico, através de um questionário, a fim de conhecer o perfil do aluno no ambiente da pesquisa; aplicação de experimentos nas turmas, com o propósito de desenvolver e promover técnicas que permitam ao discente entender a componente curricular Biologia, quando a Química estiver presente. Foi ainda aplicado um novo questionário, com a finalidade de avaliar se as aplicações dos experimentos contribuíram para uma melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de Biologia abordados em sala de aula. Os resultados evidenciam que os alunos têm interesse em executar experimentos em laboratório e compreendem melhor os conteúdos abordados por meio das aulas experimentais. Ficou explícito que os discentes participantes dessa pesquisa passaram de meros expectadores a atores no processo ensino aprendizagem. Dessa forma, o uso das atividades experimentais em biologia utilizando a química como instrumento, é uma estratégia interdisciplinar que vem contribuir tanto para a prática docente quanto para o aprendizado do aluno. Diante desses resultados, fica visível que o professor/mediador deve procurar alternativas por meio de práticas, que auxiliem a contextualização da teoria com a prática, para um melhor aprendizado dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title A química como ferramenta no ensino de biologia: diagnóstico em uma escola da rede pública do município de Cuité (PB). pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract With the objective of innovate the teaching-learning process, using the interdisciplinarity as main pedagogical strategy, the Chemistry is presented here as a tool to be used in applying the lessons of Biology discipline. This work was performed at EEEM Orlando Venâncio dos Santos school (Cuité - PB), and had as target public students of the 1st and 2nd years of high school, in order to elucidate the relationship between Chemistry and Biology, from the viewpoint of themselves. In this context, a research was carried out in three stages: a diagnosis, through a questionnaire directed to the target public of this proposal in order to know the profile of the student in the research environment; performing experiments in worked classes, in order to develop and promote strategies that allow the student to understand the Biology discipline when the Chemistry is present. A new questionnaire was also applied in order to evaluate whether the application of the experiments have contributed to a better understanding of the biology discipline contents boarded in classroom. The results show that the students are interested in executing laboratory experiments and better understand the contents boarded by the experimental lessons. It was clear that the students participating in this research have gone from mere spectators to actors in the learning process. From these results, it is visible to the teacher/mediator must seek alternatives through practices that help the contextualization of theory with practice, to better student learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8021
dc.date.accessioned 2019-10-11T15:19:24Z
dc.date.available 2019-10-11
dc.date.available 2019-10-11T15:19:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.subject Biologia pt_BR
dc.subject Química pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Teaching learning pt_BR
dc.subject Biology pt_BR
dc.subject Chemistry pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Enseñanza Aprendizaje
dc.subject Interdisciplinario
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Nilda Guedes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Chemistry as a tool in biology teaching: diagnosis in a public school in the municipality of Cuité (PB). pt_BR
dc.title.alternative La química como herramienta en la enseñanza de la biología: diagnóstico en una escuela pública del municipio de Cuité (PB).
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Nilda Guedes. A química como ferramenta no ensino de biologia: diagnóstico em uma escola da rede pública do município de Cuité (PB). 2016. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Con el objetivo de innovar el proceso de enseñanza-aprendizaje utilizando la interdisciplinariedad como principal estrategia pedagógica, se presenta aquí la Química como una herramienta para ser utilizada en la aplicación de las clases del componente curricular de Biología. Este trabajo se llevó a cabo en la EEM. Orlando Venâncio dos Santos (Cuité -PB), y su público objetivo fueron estudiantes de 1º y 2º año de la enseñanza media con el fin de dilucidar la relación entre química y biología, desde su perspectiva. En este contexto, se llevó a cabo una investigación en tres etapas: un diagnóstico, a través de un cuestionario, con el fin de conocer el perfil del estudiante en el ámbito de la investigación; aplicación de experimentos en las clases, con el propósito de desarrollar y promover técnicas que permitan al estudiante comprender el componente curricular de Biología, cuando la Química está presente. También se aplicó un nuevo cuestionario, con el fin de evaluar si las aplicaciones de los experimentos contribuyeron a una mejor comprensión de los contenidos de la disciplina Biología abordados en el aula. Los resultados muestran que los estudiantes están interesados ​​en realizar experimentos en el laboratorio y comprenden mejor los contenidos tratados a través de las clases experimentales. Se dejó en claro que los estudiantes participantes en esta investigación pasaron de ser meros espectadores a ser actores del proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, el uso de actividades experimentales en biología utilizando la química como instrumento es una estrategia interdisciplinaria que contribuye tanto a la práctica docente como al aprendizaje de los estudiantes. Ante estos resultados, es claro que el docente/mediador debe buscar alternativas a través de prácticas que ayuden a contextualizar la teoría con la práctica, para un mejor aprendizaje de los estudiantes.


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