DSpace/Manakin Repository

Aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem em ciências para alunos do 8º ano em escolas do município de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
dc.contributor.advisor1ID FALCÃO-SILVA, V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0869409583861681 pt_BR
dc.contributor.referee1 ASSIS, Thais Josy Castro Freire de.
dc.contributor.referee2 ASSIS, Priscilla Anne Castro de.
dc.description.resumo No 8° ano do ensino fundamental, o ensino de ciências é abordado de forma tradicional na maioria das escolas, apenas com o uso do livro didático. Contudo, ao longo dos anos essa realidade está tentando ser mudada na tentativa de incorporar novos métodos de aprendizagem. Visto que a percepção e a aprendizagem de cada aluno é diferente, já que um tem aptidão sobre um determinado assunto, e para o outro a forma de compreender pode ser dificultada. Por esse motivo, são necessárias novas formas de métodos de ensino, como o Lúdico. Esse trabalho foi desenvolvido ao longo de cinco aulas em cada escola de ensino, sendo uma na rede pública e outra na privada, ambas localizadas no município de Cuité-PB, com objetivo de desenvolver estratégias de ensino baseadas na ludicidade para estimular os alunos do 8° Ano de Ciências, distendendo a percepção dos mesmos sobre os conteúdos relacionadas aos níveis de organização do corpo e a citologia. Esta pesquisa é quantitativa-qualitativa, com dados obtidos a partir de um questionário aplicado com os alunos antes e após as estratégias de ensino, bem como suas avaliações baseadas no grau de satisfação tipo Likert para cada aula, além da avaliação das professoras de Ciências. Buscou-se respeitar as necessidades das duas escolas, tanto na falta de estrutura, quanto nas dificuldades de compreensão que muitos alunos possuem, sendo perceptível que isso acontece com mais frequência na escola pública. Os resultados constatam que as atividades aplicadas como alternativas de ensino foram satisfatórias, tanto nas avaliações pós-estratégias dos alunos com nas das professoras de Ciências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem em ciências para alunos do 8º ano em escolas do município de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract In the 8th grade from elementary school, the Science teaching is approached in a traditional way in most schools. However, over the years this reality is trying to be changed in an attempt to incorporate new learning methods. Since the perception and learning of each student is different, because there are different aptitudes and difficulties in many of them. Therefore, new ways of learning methods are necessary, such as the playful. This work was developed over five years in each school, a public and a private, both located in the city of Cuité-PB, with the aim to develop teaching strategies based on playfulness to encourage science students from the 8th grade, distending their perception about the contents in relation to the organization levels of body and the cytology. This search is quantitative-qualitative with data obtained from a questionnaire applied to students before and after the learning strategies, also their evaluation based on the Likert type degree of satisfaction for each class, besides the evaluation of Science teachers. It searched to respect the necessity from the schools, both the lack of structure and the difficulty of learning that many students have, being noticeable that it happens more often in the public school. The results shows that activities applied as alternative of learning were satisfactory, both post-strategies student evaluations as those of science teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8035
dc.date.accessioned 2019-10-14T09:32:55Z
dc.date.available 2019-10-14
dc.date.available 2019-10-14T09:32:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Alegría
dc.subject Enseñanza de las ciencias
dc.subject Aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AZEVEDO, Vitória Cinelândia Oliveira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of science teaching-learning strategies for 8th grade students in schools in the city of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Aplicación de estrategias de enseñanza-aprendizaje en ciencias para estudiantes de 8º grado en escuelas de la ciudad de Cuité - PB.
dc.identifier.citation AZEVEDO, Vitória Cinelândia Oliveira de. Aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem em ciências para alunos do 8º ano em escolas do município de Cuité - PB. 2016. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen En el octavo año de la escuela primaria, la enseñanza de las ciencias se aborda de manera tradicional en la mayoría de las escuelas, utilizando únicamente el libro de texto. Sin embargo, con el paso de los años se está intentando cambiar esta realidad en un intento de incorporar nuevos métodos de aprendizaje. Ya que la percepción y el aprendizaje de cada alumno es diferente, ya que uno tiene aptitud sobre un tema determinado, y para el otro la forma de entender puede ser difícil. Por esta razón, se necesitan nuevas formas de métodos de enseñanza, como Lúdica. Este trabajo se desarrolló en cinco clases de cada escuela, una en la red pública y otra en la red privada, ambas ubicadas en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de desarrollar estrategias didácticas basadas en la lúdica para estimular a los alumnos del 8º grado ° Año de Ciencias, ampliando su percepción de los contenidos relacionados con los niveles de organización corporal y citología. Esta investigación es cuantitativa-cualitativa, con datos obtenidos a partir de un cuestionario aplicado a los estudiantes antes y después de las estrategias didácticas, así como sus valoraciones en base al nivel de satisfacción tipo Likert para cada clase, además de la valoración de las Ciencias maestros Buscamos respetar las necesidades de ambas escuelas, tanto en la falta de estructura como en las dificultades de comprensión que tienen muchos estudiantes, y se nota que esto sucede con mayor frecuencia en las escuelas públicas. Los resultados muestran que las actividades aplicadas como alternativas didácticas fueron satisfactorias, tanto en las valoraciones posestratégicas de los estudiantes como de los profesores de Ciencias.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta