DSpace/Manakin Repository

Elaboração de um plano de negócios voltado para a implantação de serviços clínicos em uma drogaria.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEMOS NETO, A. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7741349164226390 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Yonara Monique da Costa.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Y. M. C pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7877043354904559 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Andrezza Duarte de.
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Maria da Glória Batista de.
dc.description.resumo Planejamento é parte fundamental para o sucesso de um negócio, as incertezas são diminuídas e a probabilidade do empreendimento se fixar no mercado aumenta. Portanto, o plano de negócio, que é um documento que mostra detalhadamente por escrito a implantação dos serviços a serem prestados no empreendimento, tem importância estratégica. A constante busca por uma posição de destaque no mercado faz com que farmácias e drogarias busquem os serviços clínicos para obterem um lugar de destaque no mercado. O atual panorama do mercado farmacêutico brasileiro traz a necessidade de oferecer esses serviços clínicos aos pacientes com o objetivo de que estes tenham uma farmacoterapia que implique em melhores resultados. Os serviços clínicos farmacêuticos vêm se tornando algo inovador no ramo de farmácias privadas e tem o farmacêutico clínico como ponto base para que aconteça de maneira eficaz. Para oferecer os serviços em uma drogaria, o plano de negócio foi elaborado para levar a população uma farmacoterapia especializada em uma drogaria privada na cidade de Ferreiros – Pernambuco. Com o objetivo de conhecer a fundamentação de um plano de negócio e realizar um diagnóstico do ambiente do negócio e elaborar um plano de negócio para implantação de serviços clínicos farmacêuticos. Foi feito por uma metodologia de fontes secundárias do tipo exploratório-descritiva. No plano de negócio foram descritos o sumário executivo, a identificação de mercado, o plano operacional, o plano de marketing, o plano financeiro, a construção de cenários e a análise da estratégia todos resultados obtidos com a montagem do plano de negócio foram obtidos expondo todos os seus pontos principais. Conclui-se que o planejamento torna-se essencial para a gestão de uma farmácia, pois os riscos e incertezas são diminuídos além de proporcionar ao gestor visões futuros do seu negócio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Farmácia pt_BR
dc.title Elaboração de um plano de negócios voltado para a implantação de serviços clínicos em uma drogaria. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-22
dc.description.abstract Planning is an essential part for the success of a business, the uncertainties are reduced and the probability of the project to fix the market increases Therefore is prepared a document which details in writing the implementation of services to be appropriate for the business. Intermittent search for a prominent position in the market causes pharmacies pursue clinical services to gain a prominent place in the market. The current situation of the Brazilian pharmaceutical market brings the need for specialized pharmacotherapy for the population. Pharmaceutical clinical services are becoming something innovative in private pharmacies branch and has the clinical pharmacist as base point for that to happen effectively. To offer the services in a drug store, the business plan is designed to bring the population a specialized pharmacotherapy in a private pharmacy in the city of Blacksmiths - Pernambuco. In order to know the reasons for a business plan and a diagnosis of the business environment and prepare a business plan for the implementation of pharmaceutical clinical services. In order to know the reasons for a business plan and conduct market analysis where the plan will be put into practice. It was made by a method of secondary sources of exploratory and descriptive. In the business plan were described the executive summary, market identification, business plan, marketing plan, financial plan, scenario building and analysis of strategy all results with the business plan of the assembly were obtained by exposing all its main points.It is concluded that planning becomes essential for the management of a pharmacy, because the risks and uncertainties are reduced as well as providing the manager future visions of your business. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8039
dc.date.accessioned 2019-10-14T09:59:32Z
dc.date.available 2019-10-14
dc.date.available 2019-10-14T09:59:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão Farmacêutica pt_BR
dc.subject Plano de negócio pt_BR
dc.subject Serviços clínicos farmacêuticos pt_BR
dc.subject Pharmaceutical Management pt_BR
dc.subject Business plan pt_BR
dc.subject Pharmaceutical clinical services pt_BR
dc.subject Gestión farmacéutica
dc.subject Planificación comercial
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEMOS NETO, Antonio Joaquim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of a business plan focused on the implementation of clinical services in a drugstore. pt_BR
dc.title.alternative Elaboración de un plan de negocios para la implementación de servicios clínicos en una farmacia.
dc.identifier.citation LEMOS NETO, Antonio Joaquim de. Elaboração de um plano de negócios voltado para a implantação de serviços clínicos em uma drogaria. 2016. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen La planificación es parte fundamental del éxito de un negocio, se reducen las incertidumbres y aumenta la probabilidad de que la empresa se establezca en el mercado. Por lo tanto, el plan de negocios, que es un documento que muestra en detalle por escrito la implementación de los servicios a brindar en la empresa, es de importancia estratégica. La búsqueda constante de una posición destacada en el mercado hace que las farmacias y droguerías busquen servicios clínicos para obtener un lugar destacado en el mercado. El panorama actual del mercado farmacéutico brasileño trae la necesidad de ofrecer estos servicios clínicos a los pacientes con el objetivo de que cuenten con una farmacoterapia que implique mejores resultados. Los servicios farmacéuticos clínicos se están convirtiendo en algo innovador en el ámbito de las farmacias privadas y tienen al farmacéutico clínico como base para que suceda de forma eficaz. Para ofrecer los servicios en una farmacia, se elaboró ​​el plan de negocios para llevar a la población a farmacoterapia especializada en una farmacia privada en la ciudad de Ferreiros - Pernambuco. Con el fin de conocer las bases de un plan de negocio y realizar un diagnóstico del entorno empresarial y elaborar un plan de negocio para la implementación de los servicios farmacéuticos clínicos. Se realizó mediante una metodología de fuentes secundarias del tipo exploratorio-descriptivo. En el plan de negocios se describió el resumen ejecutivo, identificación de mercado, plan operativo, plan de marketing, plan financiero, construcción de escenarios y análisis de estrategia, todos los resultados obtenidos con el armado del plan de negocios se obtuvieron exponiendo todos sus puntos principales. Se concluye que la planificación se vuelve fundamental para la gestión de una farmacia, ya que se reducen los riesgos e incertidumbres, además de brindarle al gerente visiones futuras de su negocio.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta