dc.creator.ID |
SILVA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5478435295040011 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. A. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VIEIRA, Alecxandro Alves. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da. |
|
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa procuramos compreender as estratégias de generalização utilizadas pelos
alunos e as dificuldades que ocorrem quando da resolução de problemas com padrões de
repetição e crescimento, em contextos concretos e figurativos. Nesse sentido, esta
investigação apresenta-se pautada nos seguintes problemas de pesquisa: Quais os conceitos
sobre padrões que os alunos do 1º ano do ensino médio apresentam a partir de uma prática de
ensino problematizadora e investigativa? E quais indícios de desenvolvimento de pensamento
algébrico identificamos nas estratégias de resolução de padrões de repetição e crescimento,
em contextos concretos e figurativos, pelos alunos do 1º ano do ensino médio? Por meio de
investigação com abordagem qualitativa, caracterizada por pesquisa-ação, objetivamos:
identificar conceitos sobre padrões, apresentados a partir de tarefas problematizadoras e
investigativas; reconhecer, dentre as tarefas desenvolvidas, quais são potencializadoras para o
desenvolvimento do pensamento algébrico e investigar a importância da socialização de ideias
no processo de generalização de conceitos. A pesquisa foi desenvolvida em três aulas, em
uma Escola Estadual, da cidade de Cuité-PB, no ano de 2016. A proposta de ensino
contempla 5 tarefas, que foram desenvolvidas em uma dinâmica de ensino de três fases: antes,
durante e depois. O material de análise foi pautado nos registros escritos e elaborados dos
alunos, no diário de campo da professora-pesquisadora e transcrições de áudios. O trabalho
está organizado em três capítulos: no primeiro expomos as perspectivas, consideração e
contribuições do estudo de padrões ao ensino da matemática; no segundo é apresentado os
procedimentos metodológicos de nossa pesquisa; no terceiro capítulo a análise do contexto e
ações desenvolvidas para responder as tarefas propostas. Ao término apresentamos nossas
considerações finais. A pesquisa nos possibilitou verificar que a metodologia e a sequência
didática adotada, no contexto de sala de aula com padrões, assume um papel situaçãoproblema
potencializadora do processo de comunicação oral e escrita dos alunos, além de
favorecer o movimento de ideias e estratégias que contribuem com o desenvolvimento do
pensamento algébrico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
O desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do ensino de padrões em uma perspectiva problematizadora. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This research sought to understand the generalization strategies used by the students and the
difficulties that occur when solving problems with repeating patterns and growth in concrete
and figurative contexts. In this sense, this research presents guided in the following research
problems: What are the concepts of standards that students of the 1st year of high school have
from a practical problem-solving and investigative teaching? And what algebraic thinking of
development indices identified in solving strategies of repetition and growth patterns in
concrete and figurative contexts, the students of the 1st year of high school? Through research
with qualitative approach with action research, we aim to: identify concepts of standards,
presented from problem-solving and investigative tasks; recognize, among the developed
tasks, which are potentiating for the development of algebraic thinking and investigate the
importance of socialization of ideas in the generalization of concepts process. The research
was conducted in three classes in a state school in the city of Cuité-PB in the year 2016. The
education proposal includes five tasks, which were developed in a dynamic teaching three
phases: before, during and after . The analysis material was marked in written records and
prepared the students in the field diary of the teacher-researcher and audio transcripts. The
work is organized into three chapters: the first expose prospects, consideration and
contributions of the study patterns of mathematics education; the second is presented the
methodological procedures of our research; the third chapter analyze the background and
actions taken to address the proposed tasks. At the end we present our final considerations.
The research enabled us to verify that the methodology and didactics sequence adopted in the
context of the classroom with standards, assumes a role potentiating problem situation of oral
communication and writing skills of students, in addition to promoting the movement of ideas
and strategies contribute to the development of algebraic thinking. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8053 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-14T12:38:18Z |
|
dc.date.available |
2019-10-14 |
|
dc.date.available |
2019-10-14T12:38:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Generalização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Generalization |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Troubleshooting |
pt_BR |
dc.subject |
Generalización |
|
dc.subject |
Enseñando y aprendiendo |
|
dc.subject |
Solución de problemas |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Adayse de Castro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The development of algebraic thinking through of the teaching of patterns in a problematic perspective. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El desarrollo del pensamiento algebraico a través de la enseñanza de patrones en una perspectiva problematizadora. |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Adayse de Castro. O desenvolvimento do pensamento algébrico por meio
do ensino de padrões em uma perspectiva problematizadora. 2016. 78 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En esta investigación buscamos comprender las estrategias de generalización utilizadas por los estudiantes y las dificultades que se presentan al resolver problemas con patrones de repetición y crecimiento, en contextos concretos y figurativos. En tal sentido, esta investigación parte de los siguientes problemas de investigación: ¿Cuáles son los conceptos sobre normas que presentan los estudiantes de 1° año de secundaria desde una práctica docente problematizadora e investigativa? y ¿qué evidencias de desarrollo del pensamiento algebraico identificamos en las estrategias de resolución de patrones de repetición y crecimiento, en contextos concretos y figurativos, por parte de estudiantes de 1° año de secundaria? A través de una investigación con enfoque cualitativo, caracterizada por la investigación acción, buscamos: identificar conceptos sobre patrones, presentados a partir de tareas de problematización e investigación; reconocer, entre las tareas desarrolladas, cuáles son potenciadoras para el desarrollo del pensamiento algebraico e investigar la importancia de la socialización de ideas en el proceso de generalización de conceptos. La investigación se desarrolló en tres clases, en una Escuela Pública, en la ciudad de Cuité-PB, en el año 2016. La propuesta didáctica contempla 5 tareas, que se desarrollaron en una dinámica didáctica de tres fases: antes, durante y después. El material de análisis se basó en los registros escritos y elaborados de los estudiantes, en el diario de campo de la docente-investigadora y transcripciones de audio. El trabajo está organizado en tres capítulos: en el primero exponemos las perspectivas, consideraciones y aportes del estudio de los patrones a la enseñanza de las matemáticas; la segunda presenta los procedimientos metodológicos de nuestra investigación; en el tercer capítulo el análisis del contexto y las acciones desarrolladas para dar respuesta a las tareas propuestas. Al final, presentamos nuestras observaciones finales. La investigación permitió verificar que la metodología y la secuencia didáctica adoptada, en el contexto de un aula con estándares, asume un papel como potencial situación problema en el proceso de comunicación oral y escrita de los estudiantes, además de favorecer el movimiento de ideas y estrategias que contribuyen al desarrollo del pensamiento algebraico. |
|