DSpace/Manakin Repository

Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. G. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0462463059130696 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, Márcio Frazão. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 LINHARES, Caroline Zabdenzala.
dc.description.resumo Os modelos didáticos são considerados meios facilitadores no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes auxiliam na compreensão por parte dos alunos, favorecendo uma aprendizagem mais significativa, possibilitando a relação da teoria com a prática, tornando a aula mais atrativa e dinâmica. O objetivo da pesquisa foi saber quais concepções detém os alunos matriculados nas disciplinas de Práticas de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre os modelos didáticos, bem como verificar a frequência e execução destes na sala de aula. A pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo de nível descritivo, onde os resultados obtidos são justificados de acordo com a análise de conteúdo e categorial. Foram levados em consideração a participação espontânea dos alunos sob os questionários aplicados e os conhecimentos prévios que eles tinham sobre a temática em estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The didactic models are considered means facilitators in the teaching and learning process, since they assist in understanding on the part of students, favoring a more meaningful learning, enabling the relationship of the theory with practice, making the classroom more attractive and dynamic. The objective of the research was to know which conceptions holds the students enrolled in the disciplines of teaching practices of the course of degree in Biological Sciences on the didactic models, as well as check the frequency and implementation of these in the classroom. The search is characterized as a qualitative study of descriptive level, where the results obtained are justified in accordance with the analysis of content and categorical. We took into consideration the spontaneous participation of students under the questionnaires applied and the previous knowledge that they had under the theme under study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8054
dc.date.accessioned 2019-10-14T12:38:42Z
dc.date.available 2019-10-14
dc.date.available 2019-10-14T12:38:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Modelos Didáticos pt_BR
dc.subject Concepção pt_BR
dc.subject Práticas de Ensino pt_BR
dc.subject Didactic Models pt_BR
dc.subject Conceptions pt_BR
dc.subject Teaching Practices pt_BR
dc.subject Concepción
dc.subject Prácticas docentes
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of didactic models in the formation of undergraduate students in biological sciences. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de modelos didácticos en la formación de estudiantes de pregrado en ciencias biológicas.
dc.identifier.citation SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. 2016. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Los modelos didácticos se consideran facilitadores en el proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que ayudan a los estudiantes a comprender, favoreciendo un aprendizaje más significativo, posibilitando la relación entre la teoría y la práctica, haciendo la clase más atractiva y dinámica. El objetivo de la investigación fue conocer qué concepciones tienen los estudiantes matriculados en las disciplinas de Prácticas Docentes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas sobre los modelos didácticos, así como verificar la frecuencia y ejecución de estos en el aula. La investigación se caracteriza por ser un estudio cualitativo de nivel descriptivo, donde los resultados obtenidos se justifican de acuerdo al análisis de contenido y categórico. Se tuvo en cuenta la participación espontánea de los estudiantes en los cuestionarios aplicados y los conocimientos previos que tenían sobre el tema en estudio.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta