dc.creator.ID |
LIMA, D. R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8949271346884128 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. A. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Marciel Medeiros de. |
|
dc.description.resumo |
Sabe-se que nos dias atuais, os alunos vivem em constante interação com recursos digitais,
dos quais eles não se dão conta, que estes poderão influenciar significativamente na sua
formação como cidadão. Com a expansão tecnológica, a tecnologia cresceu a tal ponto de
adentrar nas instituições de ensino e vem sendo utilizada por diversas áreas de conhecimento.
Muitos professores de Matemática, em especial, estão adotando esse tipo de metodologia
visando à construção do conhecimento dos seus alunos em conceitos específicos. Então, por
meio do software GeoGebra, em aplicativo disponível para smartphone, aplicamos algumas
atividades, as quais visam a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao
Teorema de Pitágoras. Deste modo, no presente trabalho, buscamos responder o seguinte
questionamento: Quais as contribuições das Tecnologias Digitais (smartphone e software
GeoGebra) à construção de conhecimentos geométricos visando a construção do Teorema de
Pitágoras com alunos do 1º ano do ensino Médio? A partir de tal questionamento, o nosso
objetivo foi investigar a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao
“Teorema de Pitágoras”, por meio do software de geometria dinâmica GeoGebra disponível
em aplicativos do smartphone. Buscamos ainda, com essa ferramenta tecnológica, promover a
visualização das reproduções geométricas por meio do software e tornar as aulas de
Matemática significativas e dinâmicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública
estadual da cidade de Barra de Santa Rosa/PB em uma turma do o 1º Ano do Ensino Médio.
Os alunos estudavam no período da manhã, porém, a pesquisa ocorreu no contra turno, no
horário das 13h30 às 15h00, em três dias do mês de agosto. Dos 22 alunos matriculados no 1º
Ano, 18 aceitaram participar da pesquisa. Entendemos que uso da tecnologia está longe de ser
uma solução para os problemas enfrentados pelas escolas, mas percebemos que elas trazem
consigo, considerações significativas para a vida do aluno, permitindo-lhes tanto a
aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor, assim como, da nova ferramenta
pedagógica utilizada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra: contribuições à compreensão do teorema de Pitágoras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
It is known that nowadays, students live in constant interaction with digital resources, which
they do not realize that they can influence significantly in their training as citizens. With the
technological expansion, technology has grown to the point of entering in educational
institutions and has been used in various areas of knowledge. Many mathematics teachers in
particular are adopting this kind of methodology in order to build knowledge of their students
in specific concepts. Then, through the GeoGebra software in application available for
smartphone, we apply some activities, which are aimed at the construction of geometrical
knowledge in classes for the Pythagorean Theorem. Thus, in this study, we sought to answer
the following question: What are the contributions of Digital Technologies (smartphone and
GeoGebra software) to the construction of geometrical knowledge for the construction of the
Pythagorean Theorem with students of the 1st year of high school? From this question, our
objective was to investigate the construction of geometrical knowledge in classes for the
"Pythagorean Theorem", through the GeoGebra dynamic geometry software available in the
smartphone applications. We seek even with this technological tool, promote visualization of
geometric reproduction through the software and make significant and dynamic mathematics
classes. The research was conducted in a public school in the city of Barra de Santa Rosa/PB
in a class of the 1st year of high school. Students studying in the morning, however, the search
was on to turn in time from 13h30 to 15h00, in three days of august. Of the 22 students
enrolled in the 1st year, 18 agreed to participate. We believe that using technology is far from
being a solution to the problems faced by schools, but we noticed that they bring with them,
significant considerations for the life of the student, allowing them to both learning content
taught by the teacher, as well as the new pedagogical tool used. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8055 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-14T12:49:55Z |
|
dc.date.available |
2019-10-14 |
|
dc.date.available |
2019-10-14T12:49:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias Digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Smartphone |
pt_BR |
dc.subject |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento Geométrico |
pt_BR |
dc.subject |
Teorema de Pitágoras |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Geometric Knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Pythagorean Theorem |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologías digitales |
|
dc.subject |
Teléfono inteligente |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Dayane Ribeiro Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The development of geometric concepts through the geogebra application: contributions to understanding Pythagorean theorem. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El desarrollo de conceptos geométricos a través de la aplicación de geogebra: aportes a la comprensión del teorema de Pitágoras. |
|
dc.identifier.citation |
LIMA, Dayane Ribeiro Silva. O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio
do aplicativo geogebra: contribuições à compreensão do teorema de Pitágoras. 2016. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Se sabe que en la actualidad los estudiantes viven en constante interacción con recursos digitales, de los cuales no son conscientes, que estos pueden influir significativamente en su formación como ciudadano. Con la expansión tecnológica, la tecnología ha crecido al punto de ingresar a las instituciones educativas y ha sido utilizada por varias áreas del conocimiento. Muchos profesores de Matemáticas, en particular, están adoptando este tipo de metodología para aumentar el conocimiento de sus alumnos sobre conceptos específicos. Luego, a través del software GeoGebra, en una aplicación disponible para teléfonos inteligentes, aplicamos algunas actividades, que tienen como objetivo construir conocimientos geométricos en clases relacionadas con el Teorema de Pitágoras. Así, en el presente trabajo, buscamos responder a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son los aportes de las Tecnologías Digitales (smartphone y software GeoGebra) para la construcción del conocimiento geométrico visando la construcción del Teorema de Pitágoras con estudiantes del 1° año de secundaria? ¿escuela? A partir de este cuestionamiento, nuestro objetivo fue investigar la construcción del conocimiento geométrico en clases referente al "Teorema de Pitágoras", a través del software de geometría dinámica GeoGebra disponible en aplicaciones para teléfonos inteligentes. También buscamos, con esta herramienta tecnológica, promover la visualización de reproducciones geométricas a través del software y hacer que las clases de Matemáticas sean significativas y dinámicas. La investigación se desarrolló en una escuela pública estadual de la ciudad de Barra de Santa Rosa/PB en una clase del 1º Año de Enseñanza Media. Los alumnos estudiaron en horario de mañana, sin embargo, la investigación se desarrolló en contra turno, de 13:30 a 15:00 horas, en tres días del mes de agosto. De los 22 estudiantes matriculados en el 1er año, 18 aceptaron participar en la investigación. Entendemos que el uso de la tecnología está lejos de ser una solución a los problemas que enfrentan las escuelas, pero nos damos cuenta que traen consigo importantes consideraciones para la vida del estudiante, permitiéndole aprender tanto los contenidos impartidos por el docente, como la nueva herramienta pedagógica utilizada. |
|