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Ludicidade: ferramenta para o ensino de ciências em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa - PB.

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dc.creator.ID SILVA, A. L. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3685547257564757 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ASSIS, Thais Josy Castro Freire de.
dc.contributor.advisor1ID ASSIS, T. J. C.F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0040374069838293 pt_BR
dc.contributor.referee1 ASSIS, Priscilla Anne Castro Freire de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
dc.description.resumo As variadas transformações culturais e os paradigmas que a sociedade moderna vem passando levam a mudanças na forma do homem entender e agir cientificamente no mundo. É de fundamental importância que os métodos de ensinar Ciências sofram mudanças também, para acompanhar esse mundo em transformação, pois são fundamentais ao desenvolvimento pessoal e social. Muitos trabalhos destacam a necessidade de mudanças no ensino de Ciências, porém o que se observa ainda é a utilização de métodos rotineiros e mecânicos, onde as novas propostas de ensino pouco repercutem em sala de aula. Diante deste quadro preocupante, o presente estudo usa o lúdico como uma importante ferramenta metodológica para tornar o ensino de Ciências mais atraente e prazeroso. Para tanto, foram desenvolvidas atividades lúdicas relacionadas ao conteúdo de invertebrados em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, na E.E.E.F. M Jose Luiz Neto em Barra de Santa Rosa- PB. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Na sequência, houve uma pesquisa com os professores de Ciências e Biologia possibilitando ampla discussão do trabalho. De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que o lúdico é uma metodologia diferenciada e motivadora que promove uma aprendizagem significativa de forma prazerosa para os alunos. As aulas práticas ajudam a criar um clima de entusiasmo sobre os conteúdos abordados, de forma motivadora e integradora. A realização dessas atividades depende de professores motivados, alunos empolgados, um plano pedagógico e uma estrutura física que contribua para a realização dessas atividades. Para dessa forma, as atividades lúdicas propostas serem ferramentas metodológicas importantes na aquisição dos conhecimentos científicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Ludicidade: ferramenta para o ensino de ciências em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The varied cultural transformations and paradigms that modern society has undergone lead to changes in the way of man to understand and act in the world scientifically. It is vital that the methods of teaching science also undergo changes to keep up with this changing world, because they are fundamental to personal and social development. Many studies highlight the need for changes in the teaching of science, but what is observed is still the use of routine and mechanical methods, where new teaching proposals little repercussions in the classroom. Faced with this worrying picture, this study uses the playful as an important methodological tool to make teaching more attractive and pleasurable Sciences. Therefore, recreational activities related to the content of invertebrates were developed in a group of 7th grade of elementary school II in E.E.E.F. M Jose Luiz Neto in Barra de Santa Rosa- PB. Also a literature search on the topic was held. Following, there was a survey of science and biology teachers allowing extensive discussion of the work. According to the results we can conclude that the playfulness is a differentiated and motivating methodology that promotes meaningful learning enjoyable way for students. The classes help to create an atmosphere of excitement about the topics content, motivating and inclusive manner. The realization of these activities depends on motivated teachers, excited students, a teaching plan and a physical structure which will carry out these activities. In this way, the play activities proposed are important methodological tools in the acquisition of scientific knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8058
dc.date.accessioned 2019-10-14T15:10:36Z
dc.date.available 2019-10-14
dc.date.available 2019-10-14T15:10:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Atividades práticas pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Playful pt_BR
dc.subject Practical activities pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Actividades prácticas
dc.subject Enseñando
dc.subject Aprendizaje
dc.subject Maestros
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ana Lígia Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ludicity: a tool for science teaching in a state school in the city of Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.title.alternative La lúdica: una herramienta para la enseñanza de las ciencias en una escuela pública del municipio de Barra de Santa Rosa - PB.
dc.identifier.citation SILVA, Ana Lígia Pereira. Ludicidade: ferramenta para o ensino de ciências em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa - PB. 2016. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Las variadas transformaciones culturales y los paradigmas por los que ha venido atravesando la sociedad moderna conducen a cambios en la forma en que las personas entienden y actúan científicamente en el mundo. Es de fundamental importancia que los métodos de enseñanza de las Ciencias también sufran cambios, para acompañar este mundo cambiante, pues son fundamentales para el desarrollo personal y social. Muchos trabajos destacan la necesidad de cambios en la enseñanza de las ciencias, pero lo que aún se observa es el uso de métodos rutinarios y mecánicos, donde las nuevas propuestas didácticas tienen poca repercusión en el aula. Ante esta preocupante situación, el presente estudio utiliza el juego como una importante herramienta metodológica para hacer más atractiva y amena la enseñanza de las ciencias. Para ello, se desarrollaron actividades lúdicas relacionadas con el contenido de invertebrados en una clase del 7° año de la Enseñanza Básica II, en la E.E.E.F. M José Luiz Neto en Barra de Santa Rosa- PB. También se realizó una búsqueda bibliográfica sobre el tema. Posteriormente, se realizó una encuesta con los profesores de Ciencias y Biología, posibilitando una amplia discusión del trabajo. De acuerdo a los resultados obtenidos, podemos concluir que el juego es una metodología diferenciada y motivadora que promueve el aprendizaje significativo de forma amena para los estudiantes. Las clases prácticas ayudan a crear un clima de entusiasmo por los contenidos tratados, de forma motivadora e integradora. La realización de estas actividades depende de docentes motivados, estudiantes entusiasmados, un plan pedagógico y una estructura física que contribuya a la realización de estas actividades. De esta forma, las actividades lúdicas propuestas son importantes herramientas metodológicas en la adquisición de conocimientos científicos.


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