DSpace/Manakin Repository

O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7297418381162966 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. A. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.
dc.description.resumo O presente trabalho foi delineado para identificar os conceitos sobre combinatória e os problemas que emergem em situações de jogo, o uso de diferentes linguagens oral e escrita no ensino da matemática. A pesquisa possui cunho qualitativo procura compreender o que se revela em um trabalho pedagógico com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental feito a partir da perspectiva da problematização para responder ao problema de investigação "Quais as contribuições dos jogos desenvolvidos em uma prática problematizadora no desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II?" Os objetivos são: identificar as ideias sobre combinatória e probabilidade que surgem do processo da linguagem oral e escrita, tendo como contexto a problematização em sala de aula e buscar indicativos da contribuição de um estudo com jogos para o desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos. Para tanto foi desenvolvido dois jogos “senha: modalidade ABC” e “Corrida de Cavalos” em contexto de sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram 27 alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 e 18 anos. Os dados foram analisados qualitativamente, os resultados mostraram que no contexto de jogo os alunos observaram diversas possibilidades e reflexões para uma melhoria ou aperfeiçoamento das estratégias de jogo, e consequentemente o desenvolvimento de conceitos de combinatória e probabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Probabilidade pt_BR
dc.title O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This study was designed to identify the concepts of combinatorics and the problems that emerge in game situations, the use of different oral and written languages in teaching mathematics. The research has qualitative approach seeks to understand what is revealed in a pedagogical work with students of the 8th grade of elementary school made from the perspective of questioning to answer the research question "What are the contributions of developed games in a problem-based practice in the development of combinatorial and probabilistic concepts of 8th graders of elementary school II?" The objectives are to identify the ideas of combinatorics and probability arising from oral and written language process, having as context the questioning in the classroom and seek indicative of the contribution of a study of games for the development of combinatorial and probabilistic concepts. For this was developed games "password: ABC mode" and "Horse Racing" in the classroom context. The study subjects were 27 students of the 8th year of elementary school, aged between 12 and 18 years. The data were analyzed qualitatively, the results showed that the game context students observed various possibilities and reflections for an improvement or development of game strategies, and consequently the development of concepts of combinatorics and probability. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8062
dc.date.accessioned 2019-10-14T16:33:28Z
dc.date.available 2019-10-14
dc.date.available 2019-10-14T16:33:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogo pt_BR
dc.subject Combinatória pt_BR
dc.subject Probabilidade pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Game Combinatory
dc.subject Probability
dc.subject Teaching and learning
dc.subject Teaching Fundamental
dc.subject Juego combinatoria
dc.subject Probabilidad
dc.subject Enseñando y aprendiendo
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Patricia de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of games as a pedagogical resource in combinatorial teaching and probability with 8th grade students elementary School. pt_BR
dc.title.alternative El uso de los juegos como recurso pedagógico en la enseñanza de la combinatoria y la probabilidad con estudiantes del 8vo año de primaria.
dc.identifier.citation SILVA, Patricia de Medeiros. O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2016. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo fue diseñado para identificar los conceptos sobre combinatoria y los problemas que surgen en situaciones de juego, el uso de diferentes lenguajes orales y escritos en la enseñanza de las matemáticas. La investigación tiene un carácter cualitativo y busca comprender lo que se revela en un trabajo pedagógico con estudiantes del 8° año de la Enseñanza Fundamental realizado desde la perspectiva de la problematización para dar respuesta al problema de investigación “¿Cuáles son los aportes de los juegos desarrollados en una práctica problematizadora? en el desarrollo de conceptos combinatorios y probabilísticos de los estudiantes de 8vo año de la Enseñanza Básica II?” Los objetivos son: identificar ideas sobre combinatoria y probabilidad que surgen del proceso de lenguaje oral y escrito, en el contexto de problematización en el aula, y buscar indicios de la contribución de un estudio con juegos al desarrollo de combinatoria y probabilística. conceptos. Para ello, se desarrollaron dos juegos “Contraseña: modalidad ABC” y “Carreras de Caballos” en un contexto de aula. Los sujetos de la investigación fueron 27 estudiantes del 8º Año de la Enseñanza Fundamental, con edades entre 12 y 18 años. Los datos fueron analizados cualitativamente, los resultados mostraron que en el contexto del juego los estudiantes observaron varias posibilidades y reflexiones para una mejora o perfeccionamiento de las estrategias de juego, y consecuentemente el desarrollo de conceptos de combinatoria y probabilidad.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta