DSpace/Manakin Repository

Visão dos professores do ensino médio sobre os recursos tecnológicos como estratégia didática em sala de aula, município de Baraúna - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, M. F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.description.resumo Na época atuala tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas. Uma diversidade de inovações tecnológicas foram desenvolvidas ao longo dos anos e estão sendo incluídas nas escolas. As inserções destes recursos tecnológicos trouxeram inúmeros privilégios, mas também grandes desafios. O presente trabalho é uma pesquisa a respeito da visão dos professores do ensino médio sobre os recursos tecnológicos como estratégia didática em sala de aula, no município de Baraúna - PB. Desta forma, o trabalho se introduz falando sobre a inserção dos recursos nas escolas, as mudanças paradigmáticas que acontecem no processo educacional com a introdução destes recursos nas salas de aula e aborda a importância da capacitação dos professores para o uso dos mesmos. O trabalho aborda também a inserção dos recursos tecnológicos na prática docente, o processo de ensino aprendizagem, a diversidade dos recursos tecnológicos a serem empregados em sala de aula e a adaptação dos recursos à realidade de sala de aula. A coleta de dados para a pesquisa foi realizada em dois momentos: no primeiro, uma entrevista com oito professores através de um questionário semiestruturado identificando inconsistências ou lacunas de conhecimento frente à temática; no segundo momento, foi realizado um debate crítico com os professores sobre os recursos tecnológicos, onde foi apontado pelos docentes pontos positivos e pontos negativos com o uso dos recursos tecnológicos. Para concluir o processo reflexivo, os professores (n=5) foram convidados a elaborar um quadro de expectativas que apontasse para uma prática docente futura com os recursos tecnológicos disponíveis na escola.Diante das respostas obtidas e analisadas nesta pesquisa é notório que a inclusão dos instrumentos tecnológicos na prática pedagógica contribui para o processo de ensinoaprendizagem, para a dinâmica das aulas, para a interação professor-aluno, e para chamar a atenção dos alunos. Considerando as problemáticas que impedem a utilização correta dos recursos tecnológicos, foram citadas com destaque pelos professores, a falta de capacitação para os docentes e a ausência de espaço físico adequado. Esta pesquisa descritiva e de caráter qualiquantitativo contribuiu de forma reflexiva para mostrar a importância do uso de recursos tecnológicos na sala de aula, pensar sobre a concepção acerca do aprendizado e as dificuldades que os professores enfrentam para a utilização destes recursos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Visão dos professores do ensino médio sobre os recursos tecnológicos como estratégia didática em sala de aula, município de Baraúna - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract At the presente time the technology makes part of the persons nowadays. Along the years, a great diversity of technological innovations that were developed are being inserted in the schools. The insertions of the technological resources brought numerous privileges, but also great challenges. This work is a research concerning to the vision of the high school teachers about the technological resources used as didactic strategy in the classroom, in the municipality of Baraúna-PB (Brazil). In this sense, this work is done showing the insertion of these resources in schools, and the paradigmatic changes that happen in the educational process with the introduction of these resources in the classrooms and also it addresses the importance of teachers training for the use of these resources. The work also addresses the insertion of the technological resources in the teacher practice, the process of teaching and learning, the diversity of technological resources to be employed in the classrooms and the adaptation of the resources to the classroom reality. Collecting data for the research was conducted in two stages: first, an interview with eight teachers through a semi-structured questionnaire identifying inconsistencies or gaps of knowledge in face to the thematic; in the second stage was held a critical discussion with five teachers about technological resources, when it was appointed by these teachers good points and bad points with the use of technological resources. Considering the given answers and analysed in this study, it is remarkable that the inclusion of technological resources in the didactic practice contributes to the teaching and learning process, to the dynamic classes, to the interaction between teachers and students, and to become more actractive to the students. Considering the problems that impede the correct utilization of the technological resources, teachers mainly cited the lack of teachers training and the abscence of an adequate space. To conclude the reflective process, teachers were invited to elaborate an expectative table that pointed as a future teaching practice, utilising the resources avaiable at school. This descriptive research and also of qualitative and quantitative character contributes in a reflexive manner to show the importance of using tachonological resources in the classroom, thinking the conception about the learning and difficulties that teachers face in the utilization of these resources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8063
dc.date.accessioned 2019-10-14T16:54:40Z
dc.date.available 2019-10-14
dc.date.available 2019-10-14T16:54:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Capacitação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Teaching and learning process pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Enseñanza-Aprendizaje
dc.subject Formación de profesores
dc.subject Práctica docente
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative High school teachers' view of technological resources such as classroom teaching strategy class, municipality of Baraúna - PB. pt_BR
dc.title.alternative Visión de profesores de secundaria sobre los recursos tecnológicos como estrategia didáctica en el aula, municipio de Baraúna - PB.
dc.identifier.citation SANTOS, Maria de Fátima Nóbrega. Visão dos professores do ensino médio sobre os recursos tecnológicos como estratégia didática em sala de aula, município de Baraúna - PB. 2016. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Hoy en día, la tecnología forma parte del día a día de las personas. A lo largo de los años se han desarrollado una variedad de innovaciones tecnológicas que se están incluyendo en las escuelas. La inserción de estos recursos tecnológicos trajo innumerables privilegios, pero también grandes desafíos. El presente trabajo es una investigación sobre la visión de profesores de enseñanza media sobre los recursos tecnológicos como estrategia didáctica en el aula, en la ciudad de Baraúna - PB. De esta forma, se introduce el trabajo hablando de la inserción de recursos en las escuelas, los cambios paradigmáticos que se dan en el proceso educativo con la introducción de estos recursos en las aulas y se aborda la importancia de capacitar a los docentes para su uso. El trabajo también aborda la inserción de los recursos tecnológicos en la práctica docente, el proceso de enseñanza-aprendizaje, la diversidad de recursos tecnológicos a utilizar en el aula y la adecuación de los recursos a la realidad del aula. La recolección de datos para la investigación se realizó en dos etapas: en la primera, una entrevista con ocho docentes a través de un cuestionario semiestructurado identificando inconsistencias o lagunas en el conocimiento sobre el tema; en el segundo momento se realizó un debate crítico con los profesores sobre los recursos tecnológicos, donde los profesores señalaron puntos positivos y negativos con el uso de los recursos tecnológicos. Para concluir el proceso reflexivo, se invitó a los docentes (n=5) a elaborar un marco de expectativas que apuntara a una futura práctica docente con los recursos tecnológicos disponibles en la escuela instrumentos tecnológicos en la práctica pedagógica contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje, a la dinámica de las clases, a la interacción profesor-alumno ya la captación de la atención de los alumnos. Considerando los problemas que impiden el uso correcto de los recursos tecnológicos, la falta de formación de los docentes y la falta de espacio físico adecuado fueron resaltados por los docentes. Esta investigación descriptiva y cualitativa-cuantitativa contribuyó de manera reflexiva a mostrar la importancia del uso de los recursos tecnológicos en el aula, a reflexionar sobre la concepción del aprendizaje y las dificultades que enfrentan los docentes en el uso de estos recursos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta