dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, M. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.description.resumo |
Na época atuala tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas. Uma
diversidade de inovações tecnológicas foram desenvolvidas ao longo dos anos
e estão sendo incluídas nas escolas. As inserções destes recursos
tecnológicos trouxeram inúmeros privilégios, mas também grandes desafios. O
presente trabalho é uma pesquisa a respeito da visão dos professores do
ensino médio sobre os recursos tecnológicos como estratégia didática em sala
de aula, no município de Baraúna - PB. Desta forma, o trabalho se introduz
falando sobre a inserção dos recursos nas escolas, as mudanças
paradigmáticas que acontecem no processo educacional com a introdução
destes recursos nas salas de aula e aborda a importância da capacitação dos
professores para o uso dos mesmos. O trabalho aborda também a inserção
dos recursos tecnológicos na prática docente, o processo de ensino
aprendizagem, a diversidade dos recursos tecnológicos a serem empregados
em sala de aula e a adaptação dos recursos à realidade de sala de aula. A
coleta de dados para a pesquisa foi realizada em dois momentos: no primeiro,
uma entrevista com oito professores através de um questionário
semiestruturado identificando inconsistências ou lacunas de conhecimento
frente à temática; no segundo momento, foi realizado um debate crítico com os
professores sobre os recursos tecnológicos, onde foi apontado pelos docentes
pontos positivos e pontos negativos com o uso dos recursos tecnológicos. Para
concluir o processo reflexivo, os professores (n=5) foram convidados a elaborar
um quadro de expectativas que apontasse para uma prática docente futura
com os recursos tecnológicos disponíveis na escola.Diante das respostas
obtidas e analisadas nesta pesquisa é notório que a inclusão dos instrumentos
tecnológicos na prática pedagógica contribui para o processo de ensinoaprendizagem,
para a dinâmica das aulas, para a interação professor-aluno, e
para chamar a atenção dos alunos. Considerando as problemáticas que
impedem a utilização correta dos recursos tecnológicos, foram citadas com
destaque pelos professores, a falta de capacitação para os docentes e a
ausência de espaço físico adequado. Esta pesquisa descritiva e de caráter
qualiquantitativo contribuiu de forma reflexiva para mostrar a importância do
uso de recursos tecnológicos na sala de aula, pensar sobre a concepção
acerca do aprendizado e as dificuldades que os professores enfrentam para a
utilização destes recursos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Visão dos professores do ensino médio sobre os recursos tecnológicos como estratégia didática em sala de aula, município de Baraúna - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
At the presente time the technology makes part of the persons nowadays.
Along the years, a great diversity of technological innovations that were
developed are being inserted in the schools. The insertions of the technological
resources brought numerous privileges, but also great challenges. This work is
a research concerning to the vision of the high school teachers about the
technological resources used as didactic strategy in the classroom, in the
municipality of Baraúna-PB (Brazil). In this sense, this work is done showing the
insertion of these resources in schools, and the paradigmatic changes that
happen in the educational process with the introduction of these resources in
the classrooms and also it addresses the importance of teachers training for the
use of these resources. The work also addresses the insertion of the
technological resources in the teacher practice, the process of teaching and
learning, the diversity of technological resources to be employed in the
classrooms and the adaptation of the resources to the classroom reality.
Collecting data for the research was conducted in two stages: first, an interview
with eight teachers through a semi-structured questionnaire identifying
inconsistencies or gaps of knowledge in face to the thematic; in the second
stage was held a critical discussion with five teachers about technological
resources, when it was appointed by these teachers good points and bad points
with the use of technological resources. Considering the given answers and
analysed in this study, it is remarkable that the inclusion of technological
resources in the didactic practice contributes to the teaching and learning
process, to the dynamic classes, to the interaction between teachers and
students, and to become more actractive to the students. Considering the
problems that impede the correct utilization of the technological resources,
teachers mainly cited the lack of teachers training and the abscence of an
adequate space. To conclude the reflective process, teachers were invited to
elaborate an expectative table that pointed as a future teaching practice,
utilising the resources avaiable at school. This descriptive research and also of
qualitative and quantitative character contributes in a reflexive manner to show
the importance of using tachonological resources in the classroom, thinking the
conception about the learning and difficulties that teachers face in the utilization
of these resources. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8063 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-14T16:54:40Z |
|
dc.date.available |
2019-10-14 |
|
dc.date.available |
2019-10-14T16:54:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-Aprendizaje |
|
dc.subject |
Formación de profesores |
|
dc.subject |
Práctica docente |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
High school teachers' view of technological resources such as classroom teaching strategy class, municipality of Baraúna - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Visión de profesores de secundaria sobre los recursos tecnológicos como estrategia didáctica en el aula, municipio de Baraúna - PB. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Maria de Fátima Nóbrega. Visão dos professores do ensino médio sobre os
recursos tecnológicos como estratégia didática em sala de aula, município de Baraúna - PB. 2016. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Hoy en día, la tecnología forma parte del día a día de las personas. A lo largo de los años se han desarrollado una variedad de innovaciones tecnológicas que se están incluyendo en las escuelas. La inserción de estos recursos tecnológicos trajo innumerables privilegios, pero también grandes desafíos. El presente trabajo es una investigación sobre la visión de profesores de enseñanza media sobre los recursos tecnológicos como estrategia didáctica en el aula, en la ciudad de Baraúna - PB. De esta forma, se introduce el trabajo hablando de la inserción de recursos en las escuelas, los cambios paradigmáticos que se dan en el proceso educativo con la introducción de estos recursos en las aulas y se aborda la importancia de capacitar a los docentes para su uso. El trabajo también aborda la inserción de los recursos tecnológicos en la práctica docente, el proceso de enseñanza-aprendizaje, la diversidad de recursos tecnológicos a utilizar en el aula y la adecuación de los recursos a la realidad del aula. La recolección de datos para la investigación se realizó en dos etapas: en la primera, una entrevista con ocho docentes a través de un cuestionario semiestructurado identificando inconsistencias o lagunas en el conocimiento sobre el tema; en el segundo momento se realizó un debate crítico con los profesores sobre los recursos tecnológicos, donde los profesores señalaron puntos positivos y negativos con el uso de los recursos tecnológicos. Para concluir el proceso reflexivo, se invitó a los docentes (n=5) a elaborar un marco de expectativas que apuntara a una futura práctica docente con los recursos tecnológicos disponibles en la escuela instrumentos tecnológicos en la práctica pedagógica contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje, a la dinámica de las clases, a la interacción profesor-alumno ya la captación de la atención de los alumnos. Considerando los problemas que impiden el uso correcto de los recursos tecnológicos, la falta de formación de los docentes y la falta de espacio físico adecuado fueron resaltados por los docentes. Esta investigación descriptiva y cualitativa-cuantitativa contribuyó de manera reflexiva a mostrar la importancia del uso de los recursos tecnológicos en el aula, a reflexionar sobre la concepción del aprendizaje y las dificultades que enfrentan los docentes en el uso de estos recursos. |
|