dc.creator.ID |
MARIZ, Thompson Fernandes. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2921727745451642 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRITO, André Luiz Fiquene de. |
|
dc.contributor.advisor1 |
BRITO, Romildo Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRITO, A. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
BRITO, R. P. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6217476906635491 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6217476906635491 |
|
dc.contributor.advisor2 |
BRITO, Romildo Pereira. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
BRITO, R. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5826366544754584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Jaílson Nicácio. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva. |
|
dc.contributor.referee3 |
BARACUHY, José Geraldo de Vasconcelos. |
|
dc.contributor.referee4 |
MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessolis. |
|
dc.description.resumo |
O tema central desta pesquisa esta voltado a gestão ambiental, por meio da proposta de
um modelo de desempenho ambiental para avaliar os impactos em Instituições de Ensino
Superior (IES). Poucas IES incorporaram soluções baseadas na norma ISO 14.001, que
procura identificar os aspectos que impactam o meio ambiente, e muito menos em
soluções baseadas na ISO 14.031. No Brasil, não existe pesquisa cientifica visando a
propositura de indicadores para avaliar o desempenho ambiental de uma IES. Este
trabalho de pesquisa tem por objetivo propor e validar um modelo de avaliação de
desempenho ambiental para Instituições de Ensino Superior, por meio do uso de um
conjunto de indicadores. Esta pesquisa teve como campo experimental o campus sede da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e desenvolvida no Laboratório de
Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos da Unidade Acadêmica de Engenharia
Química na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, Brasil. A pesquisa foi
dividida em quatro etapas: i) realização de revisão da literatura com destaque aos
conceitos da ISO 14.001 e 14,031; ii) formação do painel de especialista; iii)
caracterização e quantificação do campo de estudos iv) validação do modelo de
Avaliação do Desempenho Ambiental. Os resultados mostraram que os Especialistas do
Painel tinham formação na área de engenharia civil, química, ambiental. Foram
respondidas 10 questionários e os indicadores ambientais que mais impactam são o
consumo de água (19,2%), seguido, imediatamente, pelo consumo de energia (17,3%). As
respostas dos especialistas indicam que os metais pesados, papel e resíduos sólidos inertes e não inertes (IIA e IIB) representam 34,5% dos indicadores imprescindíveis para avaliar o desempenho ambiental de uma IES. Os resultados obtidos para os resíduos sólidos
gerados na UFCG revelaram que os mesmos podem ser classificados como não
perigosos, do tipo Classe II A. Os teores de nitrogênio amoniacal foram respectivamente
5,32; 2,36; 1,96 e 3,8 mg.L"1 nas la, 2a, 3a e 4a avaliações e que o esgoto gerado no
interior da UFCG pode ser classificado como esgoto fraco em relação a demanda química
de oxigênio. Pode-se concluir que o modelo, aqui proposto, e a forma de avaliar uma IES
contribuirão para uma sociedade mais justa, mais equilibrada, fortemente comprometida
com as gerações futuras e que seja, finalmente, exemplo de uma Universidade
Ambientalmente Sustentável. O modelo de Avaliação de Desempenho Ambiental, pelo
seu ineditismo, certamente servira para que as demais IES do Brasil avaliem seus
desempenhos e busquem também certificação em conformidade com o modelo e com a
ISO 14.001. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do desempenho ambiental de Instituição de Ensino Superior - modelo com indicadores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research study focuses on environmental management and puts forward a proposal
for a model of environmental performance to assess the impacts that Higher Education
Institutions (HEIs) have on the environment. It seems that very few HEIs have
incorporated solutions based on ISO 14001, which seeks to identify the aspects that
impact the environment, and even fewer have done so by using solutions based on ISO
14.031. In Brazil, there has been no scientific research which has sought to develop
indicators to assess the environmental performance of anHEIs. The objective of this
research is to develop a model to evaluate the environmental performance of anHEIsby
means of using a set of indicators. This research is being conducted in the Laboratory of
Environmental Management and Waste Treatment at the Department of Chemical
Engineering, Campus de Campina Grande, Paraiba, Brazil. The research was divided into
four steps: i) conducting a literature review with emphasis on concepts of ISO 14.001 and
14.031, ii) formation of the expert panel iii) characterization and quantification of the
field of study iv) model validation Assessment Environmental Performance. The Expert
Panel showed that the most relevant environmental indicators are the water consumption
(19.2%), followed by energy consumption (17.3%). The experts' responses indicate that
heavy metals, paper and solid waste inert and non-inert (IIA and IIB) represent 34.5% of
the essential indicators to assess the environmental performance of an HEIs. The results
obtained for the solid waste generated in UFCG revealed that these can be classified as
non hazardous, in other words, Class II A. The concentration of ammonia nitrogen were
respectively 5.32, 2.36, 1.96 and 3.8 mg 1"' in the 1 st, 2 nd, 3 rd and 4 th evaluations and
that the sewage generated within the UFCG can be classified as sewage weak compared
to chemical oxygen demand. From the point of view of production and generation of its
effluents, UFCG does not contaminate the environment with heavy metals and, in
particular, the collection network where sewage and wastewater is discharged. It can be
said, too, that the heavy metal produced as waste in its various research laboratories, and
dumped into the sewage system of internal UFCG are not enough to cause damage to the
environment, because all contaminants are below recommended by current legislation.
The proposed evaluation model, surely, can be applied in HEIs for the purpose of
performing environmental management in HEIs therefore beyond its novelty, surely will
for the rest of HEIs in Brazil assess their performance and also seek certification in
accordance with the model and the ISO 14,001. The evaluation model of the
environmental performance of HEIs is a way to evaluate a function of HEIs in
consumption of water, electricity, paper, solid waste, contaminants, chemical oxygen
demand, ammonia nitrogen and gases. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8084 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-15T10:59:46Z |
|
dc.date.available |
2019-10-15 |
|
dc.date.available |
2019-10-15T10:59:46Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Meio Ambiente |
|
dc.subject |
Gestão Ambiental |
|
dc.subject |
Indicadores Ambientais |
|
dc.subject |
Universidade |
|
dc.subject |
Desempenho Ambiental |
|
dc.subject |
Instituição de Ensino Superior - IES |
|
dc.subject |
ISO 14.001 |
|
dc.subject |
Resíduos Sólídos |
|
dc.subject |
Environment |
|
dc.subject |
Environmental Management |
|
dc.subject |
Environmental Indicators |
|
dc.subject |
University |
|
dc.subject |
Environmental Performance |
|
dc.subject |
Higher Education Institution - IES |
|
dc.subject |
Solid Waste |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARIZ, Thompson Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental performance assessment of a higher education institution - model with indicators. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARIZ, Thompson Fernandes. Avaliação do desempenho ambiental de Instituição de Ensino Superior - modelo com indicadores. 2013. 101f. (Tese de Doutorado em Engenharia Química), Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8084 |
pt_BR |