DSpace/Manakin Repository

Contribuições do PIBID na formação de professores no CES/UFCG: uma reflexão a partir do subprojeto interdisciplinar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee2 GIESTA, Letícia C.
dc.description.resumo O PIBID é um programa governamental criado para valorização do magistério e para incentivar a docência e melhorar a formação inicial. A UFCG tem participação neste programa desde o ano de 2007. Desde então o número de estudantes e professores envolvidos aumentou oito vezes. O sucesso do programa e as deficiências na formação inicial geraram as inquietações que resultou nesta pesquisa. Esse trabalho pretendeu investigar quais as contribuições que o PIBID traz para formação de professores no Centro de Educação e Saúde (CES). O trabalho de pesquisa com abordagem quanti-qualitativa buscou informações juntos aos membros do PIBID Subprojeto Interdisciplinar para saber como o PIBID vem contribuindo em sua formação. O estudo nos revela que o PIBID contribui para formação acadêmica dos pibidianos tornando-os mais experientes e familiarizados com o ambiente escolar e também mostrou necessidade de ampliação do PIBID. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Contribuições do PIBID na formação de professores no CES/UFCG: uma reflexão a partir do subprojeto interdisciplinar. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The PIBID is a government program created for enhancement of teaching and to encourage the teaching and improve initial training. The UFCG participates in this program since 2007. Since then the number of students and teachers involved has increased eightfold. The success of the program and the deficiencies in the initial formation generated the concerns that made it happen this research. This work aimed to investigate what contributions the PIBID brings teacher training in Health and Education Center (ESC). The research with quantitative and qualitative approach sought information together to members of the interdisciplinary PIBID to learn how PIBID has contributed to their formation. The study reveals that the PIBID contributes to academic training pibidianos making them more experienced and familiar with the school environment and also showed the need for expansion of PIBID. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8098
dc.date.accessioned 2019-10-15T14:57:03Z
dc.date.available 2019-10-15
dc.date.available 2019-10-15T14:57:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação Inicial de Professores pt_BR
dc.subject Saberes Docentes pt_BR
dc.subject Curimataú pt_BR
dc.subject Initial Teacher Training pt_BR
dc.subject Knowledge Teachers pt_BR
dc.subject Formación Inicial del Profesorado
dc.subject Enseñanza del conocimiento
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Lívia Marciana Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of PIBID in teacher education at CES / UFCG: a reflection from the interdisciplinary subproject. pt_BR
dc.title.alternative Contribuciones del PIBID en la formación docente en el CES/UFCG: una reflexión desde el subproyecto interdisciplinario.
dc.identifier.citation LEITE, Lívia Marciana Lima. Contribuições do PIBID na formação de professores no CES/UFCG: uma reflexão a partir do subprojeto interdisciplinar. 2016. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen El PIBID es un programa de gobierno creado para valorar la docencia y fomentar la docencia y mejorar la formación inicial. La UFCG participa en este programa desde 2007. Desde entonces, el número de estudiantes y profesores involucrados se ha multiplicado por ocho. El éxito del programa y las deficiencias en la formación inicial generaron las inquietudes que dieron como resultado esta investigación. Este trabajo tuvo como objetivo investigar las contribuciones que el PIBID trae para la formación de profesores en el Centro de Educación y Salud (CES). El trabajo de investigación con enfoque cuantitativo-cualitativo buscó información de los integrantes del Subproyecto Interdisciplinario PIBID para conocer cómo el PIBID ha contribuido a su formación. El estudio revela que el PIBID contribuye a la formación académica de los pibidianos, haciéndolos más experimentados y familiarizados con el ambiente escolar y también mostró la necesidad de ampliar el PIBID.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta