DSpace/Manakin Repository

O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARTINS, F. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1613723905926538 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como objetivo geral introduzir os conceitos iniciais de Álgebra nos anos finais via Resolução de Problemas, promovendo o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno e contribuindo para um ensino-aprendizagem significativo. O interesse pela temática surgiu a partir de questionamentos através de experiências próprias enquanto professora. Caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa e está dividida em quatro partes: orientações para o ensino da Álgebra e a Resolução de Problemas no sistema curricular brasileiro; concepções de autores em relação à Álgebra e perspectivas para o trabalho via Resolução de Problemas; procedimentos metodológicos; discussão dos resultados quanto à utilização da metodologia através da Resolução de Problemas. Por fim, destaca-se a importância do modo como os conceitos inicias de Álgebra têm sido construídos, promovendo reflexões nos professores sobre essa metodologia de ensino para alcançar resultados relevantes em suas salas de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Álgebra pt_BR
dc.title O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-22
dc.description.abstract The goal of this research is to introduce the initial concepts of Algebra in later years through the Problem Solving, promoting the development of algebraic thinking student and contributing to a significant teaching and learning. Interest in the subject arose from questions by own experiences as a teacher. It is characterized as an intervention research with qualitative approach and is divided into four parts: guidelines for the teaching of Algebra and Problem Solving in the Brazilian curriculum system; authors conceptions regarding Algebra and perspectives to work through the Problem Solving; methodological procedures; discussion of the results regarding the use of the methodology through the Problem Solving. Finally, it highlights the importance of how the initial concepts of algebra have been built, promoting reflections on teachers of this teaching methodology to achieve significant results in their classrooms. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8103
dc.date.accessioned 2019-10-15T15:24:55Z
dc.date.available 2019-10-15
dc.date.available 2019-10-15T15:24:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pensamento Algébrico pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas pt_BR
dc.subject Algebraic Thinking pt_BR
dc.subject Teaching Methodology pt_BR
dc.subject Problem Solving pt_BR
dc.subject Pensamiento algebraico
dc.subject Metodología de la Enseñanza
dc.subject Solución de problemas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Fabíola da Cruz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Algebra teaching in the final years of elementary school via problem solving: an intervention in the 7th grade. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de álgebra en los últimos años de la escuela primaria a través de la resolución de problemas: una intervención en el 7° grado.
dc.identifier.citation MARTINS, Fabíola da Cruz. O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano. 2016. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen La presente investigación tiene como objetivo general introducir los conceptos iniciales de Álgebra en los últimos años a través de la Resolución de Problemas, fomentando el desarrollo del pensamiento algebraico del estudiante y contribuyendo a un proceso de enseñanza-aprendizaje significativo. El interés por el tema surgió a partir de cuestionamientos a través de sus propias experiencias como docente. Se caracteriza como una investigación de intervención con enfoque cualitativo y se divide en cuatro partes: orientaciones para la enseñanza de Álgebra y Resolución de Problemas en el sistema curricular brasileño; concepciones de los autores en relación al Álgebra y perspectivas de trabajo a través de la Resolución de Problemas; procedimientos metodológicos; discusión de resultados en cuanto al uso de la metodología a través de la Resolución de Problemas. Finalmente, se destaca la importancia de la forma en que se han construido los conceptos iniciales de Álgebra, promoviendo reflexiones en los docentes sobre esta metodología de enseñanza para lograr resultados relevantes en sus aulas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta