DSpace/Manakin Repository

Uma proposta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA JÚNIOR, A. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Jaqueline Aparecida F. Lixandrão.
dc.contributor.referee2 FRANCO, Célia Maria Rufino.
dc.description.resumo Inicialmente este trabalho apresenta em sua primeira parte um breve relato histórico sobre Pitágoras, figura essa que ilustra de um modo primitivo o avanço da matemática na antiga Grécia. É mencionado neste estudo o grande impacto da descoberta dos números irracionais, representado pela raiz quadrada de 2 e outros valores descobertos. Na segunda parte é destacado a importância das TIC’s na Educação. Foi fundamentada uma discussão sobre a introdução das TIC’s principalmente na educação matemática com utilização de softwares. Com ênfase na aplicação das TIC’s, na terceira parte é proposta uma atividade que é utilizada como fonte de compreesão para o teorema de Pitágoras. Se trata de uma proposta simples, porém de grande ajuda para o entendimento do conceito abordado. É utilizado o software GeoGebra para a produção da atividade proposta. Com o utilitário é apresentado e provado a validade do teorema de Pitágoras, ao movimentar o vértice do triângulo construído no software GeoGebra. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma proposta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-29
dc.description.abstract Initially this work presents in its first part a brief historical account of Pythagoras, a figure that illustrates in a primitive way the advance of mathematics in ancient Greece. It is mentioned in this study the great impact of the discovery of the irrational numbers, represented by the square root of 2 and other discovered values. The second part highlights the importance of ICTs in education. A discussion on the introduction of ICTs was mainly based on mathematical education using software. With emphasis on the application of ICTs, the third part proposes an activity that is used as a source of understanding for the Pythagorean theorem. This is a simple proposal, but a great help for understanding the concept. GeoGebra software is used to produce the proposed activity. With the utility, the validity of the Pythagorean theorem is shown and tested by moving the vertex of the triangle built in GeoGebra software. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8105
dc.date.accessioned 2019-10-15T15:38:40Z
dc.date.available 2019-10-15
dc.date.available 2019-10-15T15:38:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pitágoras pt_BR
dc.subject GeoGebra pt_BR
dc.subject TIC’s pt_BR
dc.subject Mídias Digitais pt_BR
dc.subject Pythagoras pt_BR
dc.subject ICTs pt_BR
dc.subject Digital Media pt_BR
dc.subject Medias Digitales
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAES, José Antonio de Macedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A pedagogical proposal for teaching the theorem of Pythagoras with the aid of geogebra software. pt_BR
dc.title.alternative Uma propuesta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra.
dc.identifier.citation MORAES, José Antonio de Macedo. Uma proposta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra. 2017. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Inicialmente este trabajo presenta en su primera parte un breve relato histórico de Pitágoras, figura que ilustra de manera primitiva el avance de las matemáticas en la antigua Grecia. Se menciona en este estudio el gran impacto del descubrimiento de los números irracionales, representados por la raíz cuadrada de 2 y otros valores descubiertos. En la segunda parte, se destaca la importancia de las TIC en la Educación. Una discusión se basó en la introducción de las TIC principalmente en la educación matemática con el uso de software. Con énfasis en la aplicación de las TIC, en la tercera parte se propone una actividad que se utiliza como fuente de comprensión para el teorema de Pitágoras. Es una propuesta sencilla, pero de gran ayuda para entender el concepto que se aborda. El software GeoGebra se utiliza para producir la actividad propuesta. Con la utilidad se presenta y prueba la validez del teorema de Pitágoras, mediante el desplazamiento del vértice del triángulo construido en el software GeoGebra.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta