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Pegada hídrica de alunos de uma escola estadual do município de Sumé-PB.

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dc.creator.ID GOMES, C. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Joelma Sales dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8299626463215836 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Maria Leide Silva de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Débora Rafaelly Soares.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoengbiossistemasCDSA.2019.tccmon.gomes
dc.description.resumo A água é o recurso natural mais importante do planeta, em vista disso, a escassez hídrica tem se tornado cada vez mais preocupante em função das consequências advindas do crescimento desenfreado populacional e do mau uso. Por se tratar de um bem tão valioso para a vida humana, é importante e necessário se utilizar de instrumentos de gestão de recursos hídricos como a pegada hídrica (PH), que mede a quantidade de água doce consumida e incorporada nos bens de consumo em todo seu processo produtivo, direta e indiretamente. Partindo desse pressuposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a pegada hídrica de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz localizada no município de Sumé, no Cariri Paraibano. Foram aplicados 148 questionários, nos quais, continha questões relacionadas a gênero, consumo doméstico da água, de bens industriais e de alimentos. A metodologia utilizada foi a ferramenta de cálculo matemático proposta por Hoekstra et. al (2011), disponível no site da Water Footprint Network. A média total encontrada entre os indivíduos entrevistados indica uma pegada hídrica média de 7.577,64 litros de água consumidos por dia, valor superior a média brasileira que é de 5.553,425 litros/dia e à média do estado da Paraíba que é de 2.180,82 litros/dia. Esses resultados mostram o consumo desenfreado por parte dos entrevistados que superam a média nacional e estadual. Portanto se faz necessário a aplicação de medidas para tornar o uso desse recurso sustentável, afim de que esse valor seja reduzido de modo a conscientizar os alunos da importância desse bem, uma vez que vivem em uma região que enfrenta problemas de escassez de água no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Pegada hídrica de alunos de uma escola estadual do município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-07
dc.description.abstract Water is the most important natural resource on the planet. In view of this, water scarcity has become increasingly worrying due to the consequences of unbridled population growth and the misuse of this resource. Because it is so valuable to human life, it is important and necessary to use water resources instruments. One tool that can be used for the management of water resources is the water footprint (PH), which measures the amount of fresh water consumed and incorporated in consumer goods throughout its production process, directly and indirectly. Based on this assumption, this study aims to evaluate the water footprint of high school students of the state school professor José Gonçalves de Queiroz of the municipality of Sumé, located in Cariri Paraibano. Questionnaires were applied, which took into account gender, domestic consumption, industrial goods and food. For the calculations the methodology used was the mathematical calculation tool proposed by Hoekstra et. al (2011), available on the water footprint network website. The total average found amonginterviewees indicates an average Water Footprint of 7,577.64 liters of water consumed per day, higher than the Brazilian average of 5.553.425 liters / day and average of the state of Paraíba that is of 2,180.82 liters / day. These results show the uncontrolled consumption by respondents who exceed the national average and Therefore, it is necessary to apply measures to make use of this sustainable use, so that this value is reduced in order to propose actions for review their consumption patterns, since students live in a region that faces water scarcity problems in Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8109
dc.date.accessioned 2019-10-15T17:09:48Z
dc.date.available 2019-10-15
dc.date.available 2019-10-15T17:09:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pegada hídrica pt_BR
dc.subject Gestão de recursos hídricos pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Water footprint pt_BR
dc.subject Water resource management pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Camila Cristina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Water footprint of students from a state school in the city of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Camila Cristina. Pegada hídrica de alunos de uma escola estadual do município de Sumé-PB. 2019. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Biossistemas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8109 pt_BR


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