dc.creator.ID |
LIMA, M. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7211423872300437 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, A. C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.description.resumo |
A sexualidade é um tema abrangente que influencia ações e pensamentos, como também
influencia a maneira de se vestir e a forma como agimos e reagimos às outras pessoas no
convívio social. A sexualidade está presente na vida desde o momento da fecundação e sofre
inúmeras transformações ao longo da vida. A sexualidade é inata, no entanto, ela se manifesta
de diferentes maneiras em grupos sociais diferentes e, algumas vezes, até mesmo dentro de
um mesmo grupo social. O paradigma que alicerça este trabalho é a concepção de que a
sexualidade é construída socialmente. O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções
dos professores de educação infantil sobre sexualidade. A pesquisa se orientou pela
abordagem qualitativa, cuja estratégia se pautou em uma entrevista semiestruturada, contendo
15 perguntas, permitindo uma conversa frente a frente entre o entrevistador e o entrevistado.
O estudo se caracterizou ainda como uma pesquisa de campo, realizada no período de junho
de 2016, envolvendo 05 professores de educação infantil da cidade de Santa Helena - PB. Os
resultados mostraram que os conceitos de sexualidade desses professores são pontuais,
enfocando aspectos bem específicos dessa temática. O conceito de gênero foi enfocado
enquanto resultado de uma construção social, no entanto, estes professores afirmaram que não
se sentiam preparados para abordar o assunto em sala de aula. A representação das
características masculinas e femininas é polarizada em 4 dos entrevistados. A menina é
descrita como sendo mais sensível e o menino como mais ativo. Os entrevistados relatam falta
de informação e que se sentiam despreparados para trabalhar com o tema em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Sexuality is a comprehensive theme which influences actions and thoughts, it also influences
the way you dress and how we act and react to other people in social life. The sexuality is
present in life from the moment of fertilization and undergoes numerous changes throughout
life. Sexuality is innate, however, it manifests itself in different ways in different social
groups and sometimes even within the same social group. The paradigm that underpins this
work is the conception that sexuality is socially constructed. The objective of this research
was to analyze the conception of teachers of early childhood education on the theme of
sexuality. The research was guided by the qualitative approach, whose strategy was based on
a semi-structured interview, containing 15 questions, allowing for a conversation face to face
between the interviewer and the interviewed. The study is also characterized as a field
research, in the period of June 2016, involving 05 teachers of early childhood education in the
city of Santa Helena- PB. The results showed that the sexuality concepts of these teachers are
punctual, by focusing on very specific aspects of this theme. The concept of gender was
focused on as a result of a social construction; however, these teachers said they did not feel
prepared to approach the subject in the classroom. The representation of male and female
characteristics is polarized in four of the interviewees. The girl is described as being more
sensitive and the boy as more active. The interviewees reported a lack of information and that
they felt not prepared to work with the theme in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8143 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-16T15:49:52Z |
|
dc.date.available |
2019-10-16 |
|
dc.date.available |
2019-10-16T15:49:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Maria Elenita. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The conceptions of teachers of kindergarten about sexuality. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Maria Elenita. As concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |