DSpace/Manakin Repository

As concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, M. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7211423872300437 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, A. C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo A sexualidade é um tema abrangente que influencia ações e pensamentos, como também influencia a maneira de se vestir e a forma como agimos e reagimos às outras pessoas no convívio social. A sexualidade está presente na vida desde o momento da fecundação e sofre inúmeras transformações ao longo da vida. A sexualidade é inata, no entanto, ela se manifesta de diferentes maneiras em grupos sociais diferentes e, algumas vezes, até mesmo dentro de um mesmo grupo social. O paradigma que alicerça este trabalho é a concepção de que a sexualidade é construída socialmente. O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa, cuja estratégia se pautou em uma entrevista semiestruturada, contendo 15 perguntas, permitindo uma conversa frente a frente entre o entrevistador e o entrevistado. O estudo se caracterizou ainda como uma pesquisa de campo, realizada no período de junho de 2016, envolvendo 05 professores de educação infantil da cidade de Santa Helena - PB. Os resultados mostraram que os conceitos de sexualidade desses professores são pontuais, enfocando aspectos bem específicos dessa temática. O conceito de gênero foi enfocado enquanto resultado de uma construção social, no entanto, estes professores afirmaram que não se sentiam preparados para abordar o assunto em sala de aula. A representação das características masculinas e femininas é polarizada em 4 dos entrevistados. A menina é descrita como sendo mais sensível e o menino como mais ativo. Os entrevistados relatam falta de informação e que se sentiam despreparados para trabalhar com o tema em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Sexuality is a comprehensive theme which influences actions and thoughts, it also influences the way you dress and how we act and react to other people in social life. The sexuality is present in life from the moment of fertilization and undergoes numerous changes throughout life. Sexuality is innate, however, it manifests itself in different ways in different social groups and sometimes even within the same social group. The paradigm that underpins this work is the conception that sexuality is socially constructed. The objective of this research was to analyze the conception of teachers of early childhood education on the theme of sexuality. The research was guided by the qualitative approach, whose strategy was based on a semi-structured interview, containing 15 questions, allowing for a conversation face to face between the interviewer and the interviewed. The study is also characterized as a field research, in the period of June 2016, involving 05 teachers of early childhood education in the city of Santa Helena- PB. The results showed that the sexuality concepts of these teachers are punctual, by focusing on very specific aspects of this theme. The concept of gender was focused on as a result of a social construction; however, these teachers said they did not feel prepared to approach the subject in the classroom. The representation of male and female characteristics is polarized in four of the interviewees. The girl is described as being more sensitive and the boy as more active. The interviewees reported a lack of information and that they felt not prepared to work with the theme in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8143
dc.date.accessioned 2019-10-16T15:49:52Z
dc.date.available 2019-10-16
dc.date.available 2019-10-16T15:49:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Maria Elenita.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The conceptions of teachers of kindergarten about sexuality. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Maria Elenita. As concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta