http://lattes.cnpq.br/8460962053427361; AMORIM, Ruan Victor Bertoldo Reis de.
Résumé:
Aprender a programar é um desafio enfrentado pelos alunos na maioria dos cursos de introdução à programação. Por este motivo, diversas ferramentas têm sido propostas com o propósito de ajudar os alunos a superar dificuldades conceituais durante o seu aprendizado. Existem ferramentas que utilizam algoritmos de agrupamento e técnicas de reparo de programas para gerar feedback personalizado para os alunos. Em contraste, alguns professores optam por apresentar aos alunos alguma ferramenta de visualização de programas com o intuito de ajudá-los a entender a execução dinâmica de um código-fonte. Estas ferramentas são utilizadas para auxiliar alunos na obtenção de soluções para problemas de programação. No entanto, devido à limitações nas avaliações, ainda não está claro o quão efetivo é o feedback fornecido por elas. Neste estudo, analisamos a eficácia de duas ferramentas, uma de geração de dicas personalizadas e outra de visualização de programas. Para tanto, realizamos um estudo de usuários em que os alunos, auxiliados por essas ferramentas, implementaram soluções para três problemas de programação. Nossos resultados mostram que dicas personalizadas podem reduzir significativamente o esforço do aluno para obter soluções corretas. Além disso, dicas personalizadas podem fornecer aos alunos uma compreensão da solução de problemas semelhante ao uso de casos de teste. Em contrapartida, os alunos que usaram a ferramenta de visualização de programas obtiveram desempenho inferior comparado ao uso de outras abordagens.