DSpace/Manakin Repository

Evaluating feedback tools in introductory programming classes.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8460962053427361 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Gustavo Araújo.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6215732726947926 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima.
dc.contributor.advisor2ID MONGIOVI, M. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/7535849756393864 pt_BR
dc.contributor.referee1 GHEYI , Rohit.
dc.contributor.referee2 BITTENCOURT, Roberto Almeida.
dc.description.resumo Learning to program is a challenge faced by students in most introductory programming courses. Recently, several tools have been proposed in order to provide guidance and help students overcome conceptual difficulties in programming education. Some tools leverage clustering algorithms and program repair techniques to automatically generate personalized hints for students’ incorrect programs. In contrast, some teachers choose to present students with program visualization tools to help them understand the dynamic execution of a source code. These tools are used to help students get correct solutions for programming assignments. However, due to limitations in assessments, it is still unclear how effective the feedback provided by these tools is. In this study, we analyzed the effectiveness of a tool for generating personalized hints and a tool for visualizing programs. To do so, we conducted a user study in which students, assisted by these tools, implemented solutions for three programming problems. Our results show that personalized hints can significantly reduce student’s effort to get correct solutions. In addition, personalized hints can provide students with an understanding of problem solving similar to when using test cases. On the other hand, students who used the program visualization tool got lower performance than using other approaches. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Evaluating feedback tools in introductory programming classes. pt_BR
dc.date.issued 2019-08-19
dc.description.abstract Aprender a programar é um desafio enfrentado pelos alunos na maioria dos cursos de introdução à programação. Por este motivo, diversas ferramentas têm sido propostas com o propósito de ajudar os alunos a superar dificuldades conceituais durante o seu aprendizado. Existem ferramentas que utilizam algoritmos de agrupamento e técnicas de reparo de programas para gerar feedback personalizado para os alunos. Em contraste, alguns professores optam por apresentar aos alunos alguma ferramenta de visualização de programas com o intuito de ajudá-los a entender a execução dinâmica de um código-fonte. Estas ferramentas são utilizadas para auxiliar alunos na obtenção de soluções para problemas de programação. No entanto, devido à limitações nas avaliações, ainda não está claro o quão efetivo é o feedback fornecido por elas. Neste estudo, analisamos a eficácia de duas ferramentas, uma de geração de dicas personalizadas e outra de visualização de programas. Para tanto, realizamos um estudo de usuários em que os alunos, auxiliados por essas ferramentas, implementaram soluções para três problemas de programação. Nossos resultados mostram que dicas personalizadas podem reduzir significativamente o esforço do aluno para obter soluções corretas. Além disso, dicas personalizadas podem fornecer aos alunos uma compreensão da solução de problemas semelhante ao uso de casos de teste. Em contrapartida, os alunos que usaram a ferramenta de visualização de programas obtiveram desempenho inferior comparado ao uso de outras abordagens. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217
dc.date.accessioned 2019-10-18T11:29:07Z
dc.date.available 2019-10-18
dc.date.available 2019-10-18T11:29:07Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Computação – Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Programação de Computadores pt_BR
dc.subject Ferramentas de Feedback pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Computing - Study and Teaching pt_BR
dc.subject Computer Programming pt_BR
dc.subject Feedback Tools pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMORIM, Ruan Victor Bertoldo Reis de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language eng pt_BR
dc.title.alternative Avaliação das ferramentas de feedback em introdução aulas de programação. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation AMORIM, R. V. B. R. de. Evaluating feedback tools in introductory programming classes. 2019. 45 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta