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Dislexia e ciência: uma análise da produção acadêmica brasileira de 2002 a 2013.

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dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.
dc.contributor.advisor1ID ALBUQUERQUE, Tiago P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9814411412881480 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta crianças em todos os níveis educacionais, dificultando a leitura e escrita e consequentemente sua compreensão, sendo geralmente diagnosticada no início do processo de alfabetização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira de artigos sobre o tema, identificando o perfil dessa produção, em que áreas do conhecimento tem sido publicadas e os modelos explicativos geralmente utilizados. Procuramos fazer uma revisão bibliográfica do tema, traçando um histórico, alguns conceitos, causas e sintomas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados da Scielo, biblioteca eletrônica de periódicos de livre acesso. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa. Apontando para as áreas da neurologia e da psicologia que mais publicaram acerca da dislexia. Entre os resultados, foram encontrados 56 (cinquenta e seis) artigos, distribuídos entre os anos de 2002 e 2013, nas áreas da psicologia (36%), neurologia (21%), oftalmologia (11%), fonoaudiologia (18%), pedagogia (5%), entre outros não identificados (6%). Dentre essas publicações o modelo explicativo mais usado é modelo da área médica com (58% (cinquenta e oito) das publicações. A nossa intenção é levantar questionamentos acerca das visões conflitantes sobre a dislexia e mostrar que o seu conceito é algo em construção, porém, apesar de adotados diferentes modelos explicativos há uma contribuição inequívoca para o tratamento e acompanhamento à criança disléxica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dislexia e ciência: uma análise da produção acadêmica brasileira de 2002 a 2013. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The dyslexia is a learning disturbance that affects children in all of the education levels, hindering the reading and writing and consequently their understanding, being usually diagnosed in the beginning of the literacy process. The present work has as objective analyzes the production academic Brazilian of articles on the theme, identifying the profile of that production, in that areas of the knowledge have been published and the explanatory models usually used. We tried to do a bibliographical revision of the theme, drawing a report, some concepts, causes and symptoms. A bibliographical research was accomplished in Scielo's base, newspapers' electronic library of free access. The used methodology was quantitative and qualitative. Appearing for the areas of the neurology and of the psychology that more they published concerning the dyslexia. Among the results, 56 (fifty six) were found, distributed among the years of 2002 and 2013, in the psychology's area (36%), neurology (21%), ophthalmology (11%), fonoaudiologia (18%), pedagogy (5%), among other no identified (6%). Among those publications the explanatory model more used is model of the medical area with (58% (fifty eight) of the publications. Our intention is to lift questions concerning the conflicting visions on the dyslexia and to show that their concept is something in construction, however, in spite of having adopted different explanatory models there is an unequivocal contribution for the treatment and attendance to the dyslexic child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8221
dc.date.accessioned 2019-10-18T11:59:57Z
dc.date.available 2019-10-18
dc.date.available 2019-10-18T11:59:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Campo intelectual pt_BR
dc.subject Produção Acadêmica Brasileira pt_BR
dc.subject Dyslexia pt_BR
dc.subject Intellectual Field pt_BR
dc.subject Brazilian Academic Production pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator EHRICH, Natália Jerônimo da Silva Moreno.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dyslexia and science: an analysis of Brazilian academic production from 2002 to 2013. pt_BR
dc.identifier.citation EHRICH, Natália Jerônimo da Silva Moreno. Dislexia e ciência: uma análise da produção acadêmica brasileira de 2002 a 2013. 2014. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


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