dc.creator.ID |
OLIVEIRA, D. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2730925585068550 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LACERDA, José Gorete Pedroza de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LACERDA, J. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9020729411280913 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Egle Katarine Souza da. |
|
dc.description.resumo |
O estudo de Soluções Químicas é conhecidamente um dos mais importantes para a formação
do discente de nível médio, uma vez que está presente em diversas situações e produtos
utilizados cotidianamente. Entretanto, observa-se que muitas são as dificuldades de
aprendizagem apresentadas pelos alunos, principalmente devido, apresentar uma gama de
conceitos e de cálculos matemáticos. Logo, este estudo objetiva elaborar e aplicar uma
sequencia didática para o conteúdo de Soluções Químicas. Trata-se de uma pesquisa
explicativa e de campo, desenvolvida com alunos do terceiro ano médio da Escola Estadual
Bernardino José Batista, para tanto, aplicou-se uma sequência didática com atividades
voltadas a contextualização do conteúdo de Soluções Química com a temática Saneante, como
a apresentação de Objetos Virtuais de Aprendizagem, aula expositiva dialogada e aplicação de
questionários pré e pós testes. As atividades desenvolvidas permitiram evidenciar o déficit de
aprendizagem de conceitos básicos sobre Soluções Químicas e ausência da contextualização,
por outro lado mostraram como a aplicação da sequência didática possibilitou uma
participação efetiva dos discentes na construção do conhecimento e consequentemente na
apropriação de uma aprendizagem significativa. Logo, o uso de metodologias de ensino
contextualizadas, que utilizem a tecnologia como ferramenta, com aplicação de oficinas e
palestras pode favorecer o aprendizado dos alunos, proporcionando motivação e participação
ativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e aplicação de sequência didática para o ensino de soluções químicas com enfoque na temática saneantes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-03 |
|
dc.description.abstract |
The study of Chemical Solutions is known to be one of the most important for the formation
of the student of middle level, since it is present in several situations and products used every
day. However, it is observed that many are the learning difficulties presented by the students,
mainly due to presenting a range of concepts and mathematical calculations. Therefore, this
study aims to elaborate and apply a didactic sequence for the content of Chemical Solutions.
This is an explanatory and field research, developed with students of the third year of the
Bernardino José Batista State School. Therefore, a didactic sequence was applied with
activities focused on the contextualization of the content of Chemical Solutions with the
Saneante theme, as the presentation of Virtual Learning Objects, a dialogical expository class
and the application of pre and post test questionnaires. The activities developed showed the
lack of learning of basic concepts on Chemical Solutions and lack of contextualization. On the
other hand, they showed how the application of the didactic sequence made possible an
effective participation of the students in the construction of knowledge and consequently in
the appropriation of meaningful learning. Therefore, the use of contextualized teaching
methodologies that use technology as a tool, with the use of workshops and lectures can favor
students' learning, providing motivation and active participation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8232 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-18T16:05:36Z |
|
dc.date.available |
2019-10-18 |
|
dc.date.available |
2019-10-18T16:05:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Soluções químicas - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
hemistry - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical Solutions - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning Difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Danilo Abrantes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Development and application of didactic sequence for the teaching of chemical solutions focusing on the sanitizing theme. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Danilo Abrantes de. Desenvolvimento e aplicação de sequência didática para o ensino de soluções químicas com enfoque na temática saneantes. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |