DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento e aplicação de sequência didática para o ensino de soluções químicas com enfoque na temática saneantes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2730925585068550 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LACERDA, José Gorete Pedroza de.
dc.contributor.advisor1ID LACERDA, J. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9020729411280913 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.referee2 SILVA, Egle Katarine Souza da.
dc.description.resumo O estudo de Soluções Químicas é conhecidamente um dos mais importantes para a formação do discente de nível médio, uma vez que está presente em diversas situações e produtos utilizados cotidianamente. Entretanto, observa-se que muitas são as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, principalmente devido, apresentar uma gama de conceitos e de cálculos matemáticos. Logo, este estudo objetiva elaborar e aplicar uma sequencia didática para o conteúdo de Soluções Químicas. Trata-se de uma pesquisa explicativa e de campo, desenvolvida com alunos do terceiro ano médio da Escola Estadual Bernardino José Batista, para tanto, aplicou-se uma sequência didática com atividades voltadas a contextualização do conteúdo de Soluções Química com a temática Saneante, como a apresentação de Objetos Virtuais de Aprendizagem, aula expositiva dialogada e aplicação de questionários pré e pós testes. As atividades desenvolvidas permitiram evidenciar o déficit de aprendizagem de conceitos básicos sobre Soluções Químicas e ausência da contextualização, por outro lado mostraram como a aplicação da sequência didática possibilitou uma participação efetiva dos discentes na construção do conhecimento e consequentemente na apropriação de uma aprendizagem significativa. Logo, o uso de metodologias de ensino contextualizadas, que utilizem a tecnologia como ferramenta, com aplicação de oficinas e palestras pode favorecer o aprendizado dos alunos, proporcionando motivação e participação ativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Desenvolvimento e aplicação de sequência didática para o ensino de soluções químicas com enfoque na temática saneantes. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-03
dc.description.abstract The study of Chemical Solutions is known to be one of the most important for the formation of the student of middle level, since it is present in several situations and products used every day. However, it is observed that many are the learning difficulties presented by the students, mainly due to presenting a range of concepts and mathematical calculations. Therefore, this study aims to elaborate and apply a didactic sequence for the content of Chemical Solutions. This is an explanatory and field research, developed with students of the third year of the Bernardino José Batista State School. Therefore, a didactic sequence was applied with activities focused on the contextualization of the content of Chemical Solutions with the Saneante theme, as the presentation of Virtual Learning Objects, a dialogical expository class and the application of pre and post test questionnaires. The activities developed showed the lack of learning of basic concepts on Chemical Solutions and lack of contextualization. On the other hand, they showed how the application of the didactic sequence made possible an effective participation of the students in the construction of knowledge and consequently in the appropriation of meaningful learning. Therefore, the use of contextualized teaching methodologies that use technology as a tool, with the use of workshops and lectures can favor students' learning, providing motivation and active participation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8232
dc.date.accessioned 2019-10-18T16:05:36Z
dc.date.available 2019-10-18
dc.date.available 2019-10-18T16:05:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino médio pt_BR
dc.subject Soluções químicas - ensino pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject hemistry - High School pt_BR
dc.subject Chemical Solutions - Teaching pt_BR
dc.subject Learning Difficulties pt_BR
dc.subject Didactics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Danilo Abrantes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development and application of didactic sequence for the teaching of chemical solutions focusing on the sanitizing theme. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Danilo Abrantes de. Desenvolvimento e aplicação de sequência didática para o ensino de soluções químicas com enfoque na temática saneantes. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta