DSpace/Manakin Repository

Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2084775281589013 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2 QUEIROZ, Maria Eliete de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental: bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula. Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado, apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias, pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas. Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-04-18
dc.description.abstract Esta investigación tiene como tema las actividades de lectura de los libros didácticos, que involucran a los géneros de formas simples mito y fábula. Objetiva, de forma general, el análisis de propuestas de actividades de lectura presentes en los libros didácticos, de los 6º y 7º año de la Enseñanza Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem de Balthasar, Figueiredo y Goulart (2015) y Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna y Vieira (2012). En concreto, pretendemos destacar la importancia de la lectura para la adquisición de habilidades interpretativas, elaborar dos propuestas de secuencia didáctica, sobre los géneros mito y fábula, que se presenten de forma lúdica, para complementar actividades de lectura presentes en los libros didácticos. Adoptamos una metodología bibliográfica / propositiva y documental: bibliográfica en cuanto a la presentación de teorías que abordan los temas de la investigación; ya que además de las propuestas de actividades, discutimos teorías vinculadas al mito y la fábula. Dos hipótesis fueron levantadas para que podamos crear ese trabajo: las actividades propuestas por los compendios pueden presentar equívocos, siendo uno de ellos la no explotación de los elementos realmente literarios de los textos. Usamos los métodos deductivos y dialécticos. Dedutivo porque partiremos de conceptos ampliamente difundidos sobre letramento para aplicar actividades del tipo y dialéctico porque la realidad está en constante cambio y eso altera nuestro nivel de letramento. Como resultado, presentamos un análisis sobre los libros didácticos, en que mostramos que algunas actividades de lectura no destacan el texto literario por sus características propias, por el contrario, utilizan para otros fines didácticos, el famoso texto como pretexto. Además, elaboramos dos propuestas de actividades que sirven de complemento para las actividades de los libros: un juego de tablero y una rueda de lectura. Nos basamos teóricamente en Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para la fábula, Soares (2005) y Cosson (2016). Producimos dos secuencias didácticas, en una de ellas hay un juego sobre mitología y en otra una rueda de lectura de fábulas. Estas dos secuencias didácticas deben ser usadas en la red pública municipal de Baixio-CE, así como en la formación de profesores de esa ciudad. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236
dc.date.accessioned 2019-10-18T22:05:12Z
dc.date.available 2019-10-18
dc.date.available 2019-10-18T22:05:12Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Amauri Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Simple forms in the classroom: reading myths and fables in the 6th and 7th grades of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta