dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2084775281589013 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
|
dc.contributor.referee2 |
QUEIROZ, Maria Eliete de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como tema as atividades de leitura dos livros didáticos, que
envolvam os gêneros de formas simples mito e fábula. Objetiva, de forma geral, a
análise de propostas de atividades de leitura presentes nos livros didáticos, dos 6º e
7º ano do Ensino Fundamental: Singular e plural: leitura, produção e estudos de
linguagem, de Balthasar, Figueiredo e Goulart (2015) e Português: uma língua
brasileira, de Horta, Menna e Vieira (2012). Especificamente, pretendemos destacar
a importância da leitura para aquisição de habilidades interpretativas, elaborar duas
propostas de sequência didática, sobre os gêneros mito e fábula, que sejam
apresentadas de forma lúdica, para complementar atividades de leitura presentes nos
livros didáticos. Adotamos uma metodologia bibliográfica/propositiva e documental:
bibliográfica quanto a apresentação de teorias que abordam os temas da pesquisa; já
que além das propostas de atividades, discutimos teorias ligados ao mito e a fábula.
Duas hipóteses foram levantadas para que possamos criar esse trabalho: as
atividades propostas pelos compêndios podem apresentar equívocos, sendo um deles
a não exploração dos elementos realmente literários dos textos. Usamos os métodos
dedutivo e dialético. Dedutivo porque partiremos de conceitos amplamente difundidos
sobre letramento para aplicarmos atividades do tipo e dialético porque a realidade está
em constante mudança e isso altera nosso nível de letramento. Como resultado,
apresentamos uma análise sobre os livros didáticos, em que mostramos que algumas
atividades de leitura não destacam o texto literário por suas características próprias,
pelo contrário, utilizam para outros fins didáticos, o famoso texto como pretexto. Além
disso, elaboramos duas propostas de atividades que servem de complemento para as
atividades dos livros: um jogo de tabuleiro e uma roda de leitura. Baseamo-nos
teoricamente em Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para a
fábula, Soares (2005) e Cosson (2016). Produzimos duas sequências didáticas, em
uma delas há um jogo sobre mitologia e em outra uma roda de leitura de fábulas.
Essas duas sequências didáticas devem ser usadas na rede pública municipal de
Baixio-CE, bem como na formação de professores dessa cidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-18 |
|
dc.description.abstract |
Esta investigación tiene como tema las actividades de lectura de los libros didácticos,
que involucran a los géneros de formas simples mito y fábula. Objetiva, de forma
general, el análisis de propuestas de actividades de lectura presentes en los libros
didácticos, de los 6º y 7º año de la Enseñanza Fundamental: Singular e plural: leitura,
produção e estudos de linguagem de Balthasar, Figueiredo y Goulart (2015) y
Português: uma língua brasileira, de Horta, Menna y Vieira (2012).
En concreto, pretendemos destacar la importancia de la lectura para la adquisición de
habilidades interpretativas, elaborar dos propuestas de secuencia didáctica, sobre los
géneros mito y fábula, que se presenten de forma lúdica, para complementar
actividades de lectura presentes en los libros didácticos. Adoptamos una metodología
bibliográfica / propositiva y documental: bibliográfica en cuanto a la presentación de
teorías que abordan los temas de la investigación; ya que además de las propuestas
de actividades, discutimos teorías vinculadas al mito y la fábula. Dos hipótesis fueron
levantadas para que podamos crear ese trabajo: las actividades propuestas por los
compendios pueden presentar equívocos, siendo uno de ellos la no explotación de los
elementos realmente literarios de los textos. Usamos los métodos deductivos y
dialécticos. Dedutivo porque partiremos de conceptos ampliamente difundidos sobre
letramento para aplicar actividades del tipo y dialéctico porque la realidad está en
constante cambio y eso altera nuestro nivel de letramento. Como resultado,
presentamos un análisis sobre los libros didácticos, en que mostramos que algunas
actividades de lectura no destacan el texto literario por sus características propias, por
el contrario, utilizan para otros fines didácticos, el famoso texto como pretexto.
Además, elaboramos dos propuestas de actividades que sirven de complemento para
las actividades de los libros: un juego de tablero y una rueda de lectura. Nos basamos
teóricamente en Eliade (1972) e Jolles (1930), Pereira (2014), Oliveira (2011) para la
fábula, Soares (2005) y Cosson (2016). Producimos dos secuencias didácticas, en
una de ellas hay un juego sobre mitología y en otra una rueda de lectura de fábulas.
Estas dos secuencias didácticas deben ser usadas en la red pública municipal de
Baixio-CE, así como en la formación de profesores de esa ciudad. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8236 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-18T22:05:12Z |
|
dc.date.available |
2019-10-18 |
|
dc.date.available |
2019-10-18T22:05:12Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Amauri Morais. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Simple forms in the classroom: reading myths and fables in the 6th and 7th grades of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Amauri Morais. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |