DSpace/Manakin Repository

Ensino de plantas medicinais: conhecimento etnobotânico de alunos de uma escola pública no Município de Acari-RN e a construção de um herbário escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3559499793275917 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.contributor.advisor1ID Nurit-Silva K. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.description.resumo Dentre os constituintes da rica biodiversidade apresentada pelo Brasil, estão as plantas medicinais, as quais são utilizadas pela humanidade desde a antiguidade como uma alternativa na cura de inúmeros males, por isso se faz necessário que a escola invista em práticas pedagógicas motivadoras sobre essa temática, com intuito de instigar os estudantes a desenvolveram uma visão mais significativa para o ensino de botânica. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento etnobotânico sobre plantas medicinais dos alunos do 2° ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Doutor José Gonçalves de Medeiros, localizada no município de Acari, Seridó do estado do Rio Grande do Norte, bem como desenvolver estratégias pedagógicas no ensino de botânica através da criação de um herbário escolar. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa para a realização desta pesquisa, na qual foi desenvolvida em seis etapas: 1) Visita a comunidade escolar, a fim de se obter a autorização da pesquisa e os planejamentos das atividades; 2) Aplicação de questionário prévio acerca da temática abordada, contendo questões objetivas e subjetivas; 3) Realização de uma palestra informativa; 4) Construção de um herbário escolar pelos alunos; 5) Mostra das atividades desenvolvidas, através de uma exposição na comunidade escolar; 6) Aplicação de um questionário pós-intervenção. Diante das análises dos resultados, pode-se aferir a partir do questionário prévio uma base informações trazidas pelos alunos a respeito das plantas medicinais, que serviu de subsídio para a palestra sobre o tema, sendo notório a participação e atenção dos mesmos com as informações compartilhadas, e por meio desta, foram motivados para realizar as próximas ações. Dando continuidade com a produção das exsicatas, que foram seguidas da mostra das coleções didáticas para a comunidade escolar, os estudantes relataram passa-a-passo da elaboração para compor o herbário escolar. Por fim, foi aplicado um questionário pós intervenção, onde os resultados variaram entre quase satisfeitos e totalmente satisfeitos pela ação realizada. Verificou-se, portanto, que as atividades voltadas para o conhecimento etnobotânico acerca das plantas medicinais, provoca o interesse dos alunos em conhecer mais o universo vegetal, dando a sua devida importância, principalmente, quando são utilizadas estratégias pedagógicas como o herbário para construir pontes entre saberes, contribuindo e sendo de grande valia para o ensino aprendizagem dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Botânica pt_BR
dc.title Ensino de plantas medicinais: conhecimento etnobotânico de alunos de uma escola pública no Município de Acari-RN e a construção de um herbário escolar. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract Among the constituents of the rich biodiversity presented by Brazil are medicinal plants, which have been used by humankind since antiquity as an alternative in curing countless evils, so it is necessary for the school to invest in motivational pedagogical practices on this theme, with the intention of instigating the students to develop a more significant vision for the teaching of botany. Thus, the present study aimed to investigate the ethnobotanical knowledge on medicinal plants of the students of the 2nd year of high school of E.E.E.F.M. Dr. José Gonçalves de Medeiros, located in the municipality of Acari, Seridó in the state of Rio Grande do Norte, as well as develop pedagogical strategies in teaching botany through the creation of a school herbarium. For that, a qualitative and quantitative approach was used, with a descriptive character for the accomplishment of this research, in which it was developed in six stages: 1) Visit to the school community, in order to obtain the authorization of the research and the activities planning ; 2) Application of a previous questionnaire about the subject matter, containing objective and subjective questions; 3) Conducting an informative talk; 4) Construction of a school herbarium by students; 5) Shows the activities developed, through an exhibition in the school community; 6) Application of a post-intervention questionnaire. Before the analysis of the results, it is possible to do from the basics as a database for the children to make a request for medical participation, which serves as a subsidy for a lecture on the subject, highlighting their participation and attention of the same with the information and, through it, were motivated to carry out future actions. Continuing with the production of the exsicatas, which were followed by the sample of the didactic collections for the school community, the students reported a step-by-step preparation to compose the school herbarium. Finally, a post-intervention questionnaire was applied, where the results varied between almost satisfied and totally satisfied by the action performed. It was verified, therefore, that the activities directed to the ethnobotanical knowledge about the medicinal plants, provokes the students' interest in knowing more about the vegetal universe, giving its importance, mainly, when pedagogical strategies are used as the herbarium to build bridges between knowledge, contributing and being of great value for the teaching learning of the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8244
dc.date.accessioned 2019-10-21T11:15:48Z
dc.date.available 2019-10-21
dc.date.available 2019-10-21T11:15:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Conhecimento Popular pt_BR
dc.subject Estratégias Pedagógicas pt_BR
dc.subject Ensino de Botânica pt_BR
dc.subject Coleções didáticas pt_BR
dc.subject Popular Knowledge pt_BR
dc.subject Pedagogical Strategies pt_BR
dc.subject Teaching botany pt_BR
dc.subject Didactic collections pt_BR
dc.subject Conocimientos populares
dc.subject Enseñanza de la botánica
dc.subject Colecciones didácticas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ana Maria Dantas dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching medicinal plants: ethnobotanical knowledge of students from a public school in the city of Acari-RN and the construction of a school herbarium. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de plantas medicinales: conocimiento etnobotánico de alumnos de una escuela pública de la ciudad de Acari-RN y la construcción de un herbario escolar.
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Maria Dantas dos. Ensino de plantas medicinais: conhecimento etnobotânico de alunos de uma escola pública no Município de Acari-RN e a construção de um herbário escolar. 2018. 84 fl. . (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Entre los constituyentes de la rica biodiversidad que presenta Brasil, se encuentran las plantas medicinales, que han sido utilizadas por la humanidad desde la antigüedad como una alternativa en la cura de numerosos males, por lo que es necesario que la escuela invierta en motivar prácticas pedagógicas sobre este tema. , con el fin de instigar a los estudiantes a desarrollar una visión más significativa para la enseñanza de la botánica. Así, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar el conocimiento etnobotánico sobre las plantas medicinales de estudiantes del 2° año de bachillerato de la E.E.E.F.M. Doctor José Gonçalves de Medeiros, ubicado en el municipio de Acari, Seridó en el estado de Rio Grande do Norte, además de desarrollar estrategias pedagógicas en la enseñanza de la botánica a través de la creación de un herbario escolar. Por lo tanto, se utilizó un enfoque cualitativo y cuantitativo para la realización de esta investigación, en la que se desarrolló en seis etapas: 1) Visita a la comunidad escolar, con el fin de obtener la autorización para la investigación y la planificación de actividades; 2) Aplicación de un cuestionario previo sobre el tema abordado, que contenga preguntas objetivas y subjetivas; 3) Realización de una charla informativa; 4) Construcción de un herbario escolar por parte de los alumnos; 5) Muestra de las actividades desarrolladas, a través de una exposición en la comunidad escolar; 6) Aplicación de un cuestionario postintervención. A la vista del análisis de los resultados, es posible valorar del cuestionario anterior una base de información aportada por los alumnos sobre las plantas medicinales, que sirvió de subvención para la lección magistral sobre el tema, siendo notoria su participación y atención con los compartieron información, y a través de esto, se motivaron para realizar las próximas acciones. Continuando con la elaboración de los desecados, a los que siguió la exposición de los acervos didácticos para la comunidad escolar, los alumnos relataron paso a paso el proceso de elaboración para componer el herbario escolar. Finalmente, se aplicó un cuestionario posterior a la intervención, donde los resultados oscilaron entre casi satisfecho y completamente satisfecho con la acción realizada. Se verificó, por tanto, que las actividades dirigidas al conocimiento etnobotánico sobre las plantas medicinales, provoca en los estudiantes el interés de conocer más sobre el universo vegetal, dándole la debida importancia, sobre todo cuando se utilizan estrategias pedagógicas como el herbario para construir puentes de conocimiento. , contribuyendo y siendo de gran valor para la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta