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Caracterização experimental da fragilização assistida pelo hidrogênio dos aços API 5L X60 e API 5L X80.

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dc.creator.ID ARAÚJO, B. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0265579541739809 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Antonio Almeida.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8361717016612632 pt_BR
dc.contributor.advisor2 VILAR, Eudésio Oliveira.
dc.contributor.advisor2ID VILAR, E. O.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/6363257813968241
dc.contributor.referee1 SANTOS, Marco Antonio dos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Edgard de Macedo.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo o estudo comparativo do processo de fragilização assistido por hidrogênio nos aços API 5L X60 e API 5L X80. A partir de testes de permeação eletroquímica de hidrogênio foram determinados os parâmetros de difusividade, solubilidade e permeabilidade nestes aços. Foram realizados dois tipos de testes de fragilização: fragilização pelo hidrogênio ambiental e fragilização pelo hidrogênio interno. O comportamento mecânico em tração uniaxial dos aços API 5L X60 e API 5L X80 foram estudados. Para o estudo de fragilização ambiental, o ago API 5L X60 sofreu um amolecimento observado pela diminuição do limite de escoamento e aumento da sua elongação. Já o aço API 5L X80 apresentou-se mais susceptível ao fenômeno devido a diminuição da elongação das amostras hidrogenadas. Para o estudo de fragilização por hidrogênio interno nos dois aços a variação na elongação foi significativa podendo ser atribuída as mudanças nas características estruturais de sítios aprisionadores de hidrogênio devido ao processo de hidrogenação utilizado, a composição química e a microestrutura. Foi possível concluir, assim como mostra a literatura, que o hidrogênio aprisionado de forma reversível intensifica o fenômeno de fragilização, o que não ocorreu para o hidrogênio aprisionado irreversivelmente. A morfologia de superfície de fratura das amostras testadas em tração apresentou-se com característica dúctil por coalescência de microvazios (dimples). Foi observado que a distribuição de simples por unidade de área foi maior nas amostras hidrogenadas de aços API 5L X60. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Caracterização experimental da fragilização assistida pelo hidrogênio dos aços API 5L X60 e API 5L X80. pt_BR
dc.date.issued 2009-09
dc.description.abstract The present work aims to study the hydrogen embrittlement process in steels API 5L X60 and API 5L X80. From electrochemical hydrogen permeation experiments were determined the following parameters - diffusivity, solubility and permeability in these steels. The studies were performed utilizing two types of embrittlement hydrogen conditions: environmental and internal hydrogen. The uniaxial tension mechanical behavior of steel type API 5L X60 and API 5L X80, with and without hydrogen, were studied. For the study of environmental hydrogen embrittlement, the steel API 5L X60 had a softening observed by the decrease in yield strength and increase its deformation. The API 5L X80 steel was more susceptible to the phenomenon due the deformation decrease of hydrogenated samples. For the study of internal hydrogen embrittlement, in both steels the change in deformation was significant and can be attributed to changes in hydrogen traps due to the hydrogenation process used, the chemical composition and microstructure. It can be concluded, as reported in the literature, that reversibly trapped hydrogen is more damaging than that which is held irreversibly. The fracture surface morphology of samples tested in tensile tests presented with characteristic ductile by coalescence of microvoids (dimples). It was observed that the distribution of dimples per unit area was higher in API 5L X60 steel samples hydrogenated. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8266
dc.date.accessioned 2019-10-21T14:40:59Z
dc.date.available 2019-10-21
dc.date.available 2019-10-21T14:40:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Permeação Eletroquímica de Hidrogênio
dc.subject Fragilização por Hidrogênio
dc.subject Testes de Tração
dc.subject Fraturas de Metal
dc.subject Processo de Hidrogenação
dc.subject Hidrogênio Ambiental
dc.subject Aços
dc.subject Electrochemical Hydrogen Permeation
dc.subject Hydrogen Embrittlement
dc.subject Traction Tests
dc.subject Metal Fractures
dc.subject Hydrogenation Process
dc.subject Environmental Hydrogen
dc.subject Steels
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Bruno Allison.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experimental characterization of hydrogen assisted embrittlement of API 5L X60 and API 5L X80 steels. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Bruno Allison. Caracterização experimental da fragilização assistida pelo hidrogênio dos aços API 5L X60 e API 5L X80. 2009. 102f. (Dissertação de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais), Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8266 pt_BR


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