dc.creator.ID |
ARAÚJO, B. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0265579541739809 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Antonio Almeida. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8361717016612632 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
VILAR, Eudésio Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
VILAR, E. O. |
|
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363257813968241 |
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dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Marco Antonio dos. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA, Edgard de Macedo. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo o estudo comparativo do processo de
fragilização assistido por hidrogênio nos aços API 5L X60 e API 5L X80. A
partir de testes de permeação eletroquímica de hidrogênio foram determinados
os parâmetros de difusividade, solubilidade e permeabilidade nestes aços.
Foram realizados dois tipos de testes de fragilização: fragilização pelo
hidrogênio ambiental e fragilização pelo hidrogênio interno. O comportamento
mecânico em tração uniaxial dos aços API 5L X60 e API 5L X80 foram
estudados. Para o estudo de fragilização ambiental, o ago API 5L X60 sofreu
um amolecimento observado pela diminuição do limite de escoamento e
aumento da sua elongação. Já o aço API 5L X80 apresentou-se mais
susceptível ao fenômeno devido a diminuição da elongação das amostras
hidrogenadas. Para o estudo de fragilização por hidrogênio interno nos dois
aços a variação na elongação foi significativa podendo ser atribuída as
mudanças nas características estruturais de sítios aprisionadores de hidrogênio
devido ao processo de hidrogenação utilizado, a composição química e a
microestrutura. Foi possível concluir, assim como mostra a literatura, que o
hidrogênio aprisionado de forma reversível intensifica o fenômeno de
fragilização, o que não ocorreu para o hidrogênio aprisionado irreversivelmente.
A morfologia de superfície de fratura das amostras testadas em tração
apresentou-se com característica dúctil por coalescência de microvazios
(dimples). Foi observado que a distribuição de simples por unidade de área foi
maior nas amostras hidrogenadas de aços API 5L X60. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização experimental da fragilização assistida pelo hidrogênio dos aços API 5L X60 e API 5L X80. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-09 |
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dc.description.abstract |
The present work aims to study the hydrogen embrittlement process in steels
API 5L X60 and API 5L X80. From electrochemical hydrogen permeation
experiments were determined the following parameters - diffusivity, solubility
and permeability in these steels. The studies were performed utilizing two types
of embrittlement hydrogen conditions: environmental and internal hydrogen.
The uniaxial tension mechanical behavior of steel type API 5L X60 and API 5L
X80, with and without hydrogen, were studied. For the study of environmental
hydrogen embrittlement, the steel API 5L X60 had a softening observed by the
decrease in yield strength and increase its deformation. The API 5L X80 steel
was more susceptible to the phenomenon due the deformation decrease of
hydrogenated samples. For the study of internal hydrogen embrittlement, in
both steels the change in deformation was significant and can be attributed to
changes in hydrogen traps due to the hydrogenation process used, the
chemical composition and microstructure. It can be concluded, as reported in
the literature, that reversibly trapped hydrogen is more damaging than that
which is held irreversibly. The fracture surface morphology of samples tested in
tensile tests presented with characteristic ductile by coalescence of microvoids
(dimples). It was observed that the distribution of dimples per unit area was
higher in API 5L X60 steel samples hydrogenated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8266 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-21T14:40:59Z |
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dc.date.available |
2019-10-21 |
|
dc.date.available |
2019-10-21T14:40:59Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Permeação Eletroquímica de Hidrogênio |
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dc.subject |
Fragilização por Hidrogênio |
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dc.subject |
Testes de Tração |
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dc.subject |
Fraturas de Metal |
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dc.subject |
Processo de Hidrogenação |
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dc.subject |
Hidrogênio Ambiental |
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dc.subject |
Aços |
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dc.subject |
Electrochemical Hydrogen Permeation |
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dc.subject |
Hydrogen Embrittlement |
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dc.subject |
Traction Tests |
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dc.subject |
Metal Fractures |
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dc.subject |
Hydrogenation Process |
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dc.subject |
Environmental Hydrogen |
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dc.subject |
Steels |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Allison. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experimental characterization of hydrogen assisted embrittlement of API 5L X60 and API 5L X80 steels. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Allison. Caracterização experimental da fragilização assistida pelo hidrogênio dos aços API 5L X60 e API 5L X80. 2009. 102f. (Dissertação de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais), Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8266 |
pt_BR |