DSpace/Manakin Repository

Conhecimento de alunos de escolas públicas de ensino fundamental sobre saúde mental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, T. K. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6707409446515853 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Francisca Bezerra de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7742884718048985 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Nívea Mabel de.
dc.description.resumo As políticas de saúde mental reconhecem a instituição escolar como espaço privilegiado para práticas promotoras da saúde, preventivas e de educação para saúde. O processo de construção de saberes é contínuo, e tanto os professores como os estudantes são atores importantes no processo de mudança de hábitos e atitudes prejudiciais à saúde. Este estudo objetiva verificar o nível de conhecimento dos estudantes de ensino fundamental de escolas públicas do município de Cajazeiras – PB sobre saúde mental. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa, cujos sujeitos foram 145 alunos das Escolas Públicas de Ensino Fundamental. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por questões fechadas: a primeira parte refere-se a caracterização sociodemográficas dos participantes, a segunda, estão contidas perguntas referentes à saúde mental. Adotamos os seguintes procedimentos: 1ª – visita às escolas da rede municipal de ensino fundamental; 2ª – solicitação as diretoras das escolas a permissão para desenvolver esta pesquisa; 3ª – aplicação do questionário; 4ª – divulgação dos resultados desta pesquisa em eventos científicos. Os dados foram analisados através de estatística descritiva sendo apresentados por meio de gráficos e tabelas. Os resultados mostraram que a faixa etária dos participantes variou entre 10 a 17 anos, sendo a idade de 10 a 13 anos a mais prevalente na Escola Antônio Tabosa Rodrigues (CAIC) e a de 14 a 16 anos na Escola Costa e Silva; parte significativa das famílias dos alunos possui renda mensal de um salário mínimo (R$ 880,00) em ambas as escolas; a maioria dos pais e mães dos alunos fizeram do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas duas escolas. Os estudantes de ensino fundamental, mesmo não tendo um embasamento científico, traziam consigo um conhecimento empírico relacionado à temática proposta, devido a experiências vivenciadas na comunidade, no ciclo de amizades e entre os familiares. No entanto, notou-se a existência de estigma com relação as pessoas em sofrimento mental. Além disso, os alunos têm um conhecimento insipiente a respeito dos CAPS e não sabem da existência dos mesmos no município e nem localizá-los. Há necessidade da ampliação das discussões nas escolas públicas de temas vinculados à saúde mental para que os jovens optem por atitudes mais saudáveis e inclusivas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Conhecimento de alunos de escolas públicas de ensino fundamental sobre saúde mental. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-18
dc.description.abstract Mental health policies recognize the educational institution as a privileged space to promote health practices, prevention, and health education. The process of knowledge construction is continuous and both teachers and students are important players in the process of changing habits and attitudes harmful to the health. This study aims to verify the level of knowledge of Public Elementary School Students from the city of Cajazeiras, state of Paraíba, on mental health. This is a field research with a quantitative approach, whose subjects were 145 students of Public Elementary Schools. The instrument used for data collection was a questionnaire consisting of closed questions: the first part refers to the sociodemographic characteristics of the participants; the second part contains questions relating to mental health. We adopt the following process: 1st - visit the Public Elementary Schools; 2nd - request permission to the School's Principal to develop this research; 3rd - application of the questionnaire; 4th - dissemination of the results of this research in scientific events. The data was analyzed using descriptive statistics, being presented through graphs and tables. The results showed that the age of the participants of the research ranged from 10 to 17 years, the participants with age between 10 to 13 are most prevalent in the Antonio Tabosa Rodrigues School (CAIC), and the ones between 14 to 16 years in the Costa & Silva School; significant part of the students' families have a monthly income of 1 (one) minimum wage (R$ 880.00) in both schools; most students' parents have made the 1st to 5th grade of Elementary School among both of the researched sites; The Elementary School Students not even have a scientific basis, bringing with them an empirical knowledge related to the proposed theme due to life experiences in the community, in the cycle of friends, and among family members, but we have also noticed the existence of a stigma related with mental illnesses patients. In addition, the researched students also have an incipient knowledge of the Psychosocial Care Center (CAPS), many of them did not know about the existence of the care centers in the city, or they didn't know where to find them. So there is a need to expand the discussion of topics related to mental health for young people in Public Schools, for them to be able to opt for a healthier and inclusive attitudes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8275
dc.date.accessioned 2019-10-21T16:43:57Z
dc.date.available 2019-10-21
dc.date.available 2019-10-21T16:43:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psiquiatria - conhecimento de estudantes pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Escolas públicas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Estudantes - conhecimentos pt_BR
dc.subject Psychiatry - student knowledge pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Public schools pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Students - Knowledge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Thaís Kamilla Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge of public elementary school students about mental health. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Thaís Kamilla Alves. Conhecimento de alunos de escolas públicas de ensino fundamental sobre saúde mental. 2016. 61f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta