DSpace/Manakin Repository

O uso das TICs como ferramentas metodológicas em uma escola de ensino médio na cidade de Picuí-PB

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1953730639262547 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo A Ciência e a Tecnologia são formas que o homem encontrou para evoluir e traçar seu futuro. Assim, com constantes avanços nas áreas da tecnologia e ciências, a nossa sociedade vem sofrendo mudanças ao logo do tempo em todos os setores possíveis, em especial no campo que trata do acesso ao conhecimento, cada vez mais as novas tecnologias se mostram eficazes quando se trata de receber e compartilhar informação exemplo, as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) que podem desempenhar um papel importante na educação. Este trabalho buscou investigar a visão dos estudantes sobre a utilização das TICs nas aulas de Biologia em uma escola estadual na cidade de Picuí- PB, verificando se os estudantes têm conhecimentos sobre as TICS e sua importância, investigando a frequência com que as TICs são utilizadas pelos estudantes e professores, analisar se as TICs auxiliam de maneira significativa no aprendizado dos estudantes. A pesquisa teve um caráter quantiqualitativo, e utilizou-se do questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada no período de junho de 2018 a junho de 2019. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo Bardin. Alguns dos resultados mostram que a maioria dos estudantes tem conhecimento sobre TICs e atribuem uma grande importância a sua utilização em sala de aula, e que na maioria das vezes as TICs são utilizadas para exibição de conteúdo ou pesquisa, os estudantes expressam também que com o uso das TICs conseguem aprender mais. As TICs são ferramentas tecnológicas com um potencial enorme no âmbito da educação os pontos positivos da sua utilização em sala são inúmeros, possibilitando ao aluno ser mais ativo na busca pelo seu conhecimento e ao professor atuar como mediador do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title O uso das TICs como ferramentas metodológicas em uma escola de ensino médio na cidade de Picuí-PB pt_BR
dc.date.issued 2019-07-04
dc.description.abstract Science and Technology are ways man has found to evolve and chart his future. Thus, with constant advances in the areas of technology and science, our society has undergone changes to the time in all possible sectors, especially in the field that deals with access to knowledge, increasingly new technologies prove effective when it comes to of receiving and sharing information example, ICTs (Information and Communication Technologies) that can play an important role in education. This work aimed to investigate students' views on the use of ICTs in Biology classes at a state school in the city of Picuí-PB, verifying if students have knowledge about ICTs and their importance, investigating the frequency with which ICTs are used by students and teachers, to analyze whether ICTs significantly aid student learning. The research had a quantitative character, and the questionnaire was used as instrument of data collection. The research was carried out from June 2018 to June 2019. Data were analyzed through the Bardin content analysis. Some of the results show that most students are knowledgeable about ICTs and attach great importance to their use in the classroom, and that most of the times ICTs are used to display content or research, students also express that with the use of ICTs can learn more. ICTs are technological tools with enormous potential in education. The positive aspects of its use in the classroom are numerous, enabling students to be more active in their search for knowledge and to act as mediator of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8325
dc.date.accessioned 2019-10-22T12:33:59Z
dc.date.available 2019-10-22
dc.date.available 2019-10-22T12:33:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Informação pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Information pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Información
dc.subject Enseñanza de la biología
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Damião Angelo dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of ICTs as methodological tools in a high school in the city of Picuí-PB. pt_BR
dc.title.alternative El uso de las TIC como herramientas metodológicas en una escuela secundaria de la ciudad de Picuí-PB.
dc.identifier.citation SILVA, Damião Angelo dos Santos. O uso das TICs como ferramentas metodológicas em uma escola de ensino médio na cidade de Picuí-PB. 2019. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen La Ciencia y la Tecnología son caminos que el hombre ha encontrado para evolucionar y perfilar su futuro. Así, con los constantes avances en las áreas de la tecnología y la ciencia, nuestra sociedad ha ido experimentando cambios a lo largo del tiempo en todos los sectores posibles, especialmente en el campo que se ocupa del acceso al conocimiento, las nuevas tecnologías son cada vez más efectivas cuando se trata de recibir y compartir información. , por ejemplo, las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) que pueden jugar un papel importante en la educación. Este trabajo buscó investigar la visión de los estudiantes sobre el uso de las TIC en las clases de Biología en una escuela pública en la ciudad de Picuí-PB, verificando si los estudiantes tienen conocimiento sobre las TIC y su importancia, investigando la frecuencia con la que se utilizan las TIC. estudiantes y docentes, para analizar si las TIC ayudan significativamente al aprendizaje de los estudiantes. La investigación tuvo un carácter cuantitativo y cualitativo, y se utilizó el cuestionario como instrumento de recolección de datos. La encuesta se realizó entre junio de 2018 y junio de 2019. Los datos se analizaron mediante el análisis de contenido de Bardin. Algunos de los resultados muestran que la mayoría de los estudiantes tienen conocimiento sobre las TIC y le dan mucha importancia a su uso en el salón de clases, y que la mayoría de las veces las TIC se utilizan para mostrar contenidos o investigar, los estudiantes también expresan que con el uso de las TIC se puede aprender más. . Las TIC son herramientas tecnológicas con un enorme potencial en el campo de la educación.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta