DSpace/Manakin Repository

Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BERTO, I. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0350275293531056 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.contributor.advisor1ID Nurit-Silva K. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.referee2 COSTA, Eline Nayara Dantas da.
dc.description.resumo O Bioma Caatinga, localizado na região Semiárida brasileira, está inteiramente restrito ao território nacional e apresenta uma heterogeneidade de paisagens, que contribuem para a riqueza da biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos estudadas e protegidas do país, a qual passa por um acelerado grau de devastação, devido ao uso insustentável de seus recursos naturais, comprometendo a manutenção de sua biodiversidade. Neste contexto, é de suma importância o papel da Escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem a valorização e conservação da Caatinga, voltadas para o conhecimento desse Bioma no ensino de biologia. Por isso, o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de alunos e propor práticas pedagógicas sobre biodiversidade e conservação da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. Esperou-se conduzir uma reflexão em torno da importância e uso sustentável dos recursos naturais do Bioma. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, cujo presente trabalho constou de momentos como: Visita à comunidade escolar, estabelecendo contato para planejamento das atividades e agendamento dos encontros; entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os alunos menores de idade, e aplicação de um questionário semiestruturado acerca da temática abordada; realização de uma palestra informativa; desenvolvimento de três práticas pedagógicas; e exposição de trabalhos na turma, resultante da última prática pedagógica, finalizando o projeto. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre a biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Porém, ao longo da realização das atividades ocorreu um envolvimento dos alunos na temática abordada, os quais participaram das discussões, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demonstrando que estavam a pesquisar sobre o assunto e possibilitando momentos de socialização. O desenvolvimento das práticas pedagógicas com abordagem contextualizada sobre a Caatinga facilitou o entendimento sobre a biodiversidade (flora e fauna) e a importância da conservação e preservação deste bioma. Ao mesmo tempo, estimulou o protagonismo dos alunos, o diálogo e a valorização das vivências dos mesmos, resultando em uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-03
dc.description.abstract The Caatinga Biome, located in the semi-arid region of Brazil, is entirely restricted to the national territory and presents a heterogeneous landscape that contributes to the richness of local biodiversity. However, the Caatinga is one of the least studied and protected regions of the country, which undergoes an accelerated degree of devastation, due to the unsustainable use of its natural resources, compromising the maintenance of its biodiversity. In this context, it is of great importance the role of the School in the development of strategies that stimulate the valorization and conservation of the Caatinga, geared to the knowledge of this biome in the teaching of biology. Therefore, the objective of the present study was to analyze the students perception and propose pedagogical practices on biodiversity and conservation of the Caatinga. The research was developed with students of the second year of high school of the State School of Integral High School Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité- PB. Therefore, the objective of the present study was to analyze the perception and develop pedagogical practices on biodiversity and conservation of the Caatinga, with students of the second year of high school of the State School of Integral High School Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité- PB. It was hoped to conduct a reflection on the importance and sustainable use of the natural resources of the Biome. For that, qualitative and quantitative studies were carried out, whose present work consisted of moments like: Visit to the school community, establishing contact for planning the activities and scheduling of the meetings; delivery of the Free and Informed Consent Form for underage students, and application of a semi-structured questionnaire about the subject matter; holding an informative talk; development of three pedagogical practices; and in class presentation of works resulting from the last pedagogical practice, finalizing the project. However, during the course of the activities, there was an involvement of the students in the thematic approach, who participated in the discussions, took questions, brought curiosities, demonstrating that they were researching on the subject and enabling moments of socialization. The development of pedagogical practices with a contextualised approach on the Caatinga facilitated the understanding of the biodiversity (flora and fauna) and the importance of conservation and preservation of this Biome. At the same time, stimulated the protagonism of the students, the dialogue and appreciation of the lived experiences, resulting in meaningful learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8348
dc.date.accessioned 2019-10-22T15:46:03Z
dc.date.available 2019-10-22
dc.date.available 2019-10-22T15:46:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Estratégias pedagógicas pt_BR
dc.subject Flora da caatinga pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Teaching of biology pt_BR
dc.subject Pedagogical strategies pt_BR
dc.subject Caatinga flora pt_BR
dc.subject Semiarid pt_BR
dc.subject Enseñanza de la biología
dc.subject Flora de la caatinga
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BERTO, Ismaiara Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An approach to biodiversity and conservation of caatinga through pedagogical practices in a school in the municipality of Cuité-PB. pt_BR
dc.title.alternative Un acercamiento a la biodiversidad y conservación de la caatinga a través de prácticas pedagógicas en una escuela pública de la ciudad de Cuité-PB.
dc.identifier.citation BERTO, Ismaiara Rodrigues. Uma abordagem sobre a biodiversidade e conservação da caatinga por meio de práticas pedagógicas em uma escola pública no município de Cuité-PB. 2019. 85 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen El Bioma Caatinga, ubicado en la región semiárida brasileña, está enteramente restringido al territorio nacional y presenta una heterogeneidad de paisajes, que contribuyen a la riqueza de la biodiversidad local. Sin embargo, la Caatinga es una de las regiones menos estudiadas y protegidas del país, que está experimentando un acelerado grado de devastación, debido al uso insostenible de sus recursos naturales, comprometiendo el mantenimiento de su biodiversidad. En este contexto, es de suma importancia el papel de la Escuela en el desarrollo de estrategias que estimulen la valorización y conservación de la Caatinga, orientadas al conocimiento de este Bioma en la enseñanza de la biología. Por ello, el objetivo del presente trabajo fue analizar la percepción de los estudiantes y proponer prácticas pedagógicas sobre la biodiversidad y conservación de la Caatinga. La investigación se llevó a cabo con alumnos del 2º año de la Enseñanza Media de la Ciudadanía de la Enseñanza Media Estatal Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en el municipio de Cuité-PB. Se esperaba propiciar una reflexión en torno a la importancia y el uso sostenible de los recursos naturales del Bioma. Por ello, se realizó un estudio cualitativo y cuantitativo, cuyo presente trabajo consistió en momentos como: Visita a la comunidad escolar, establecimiento de contacto para la planificación de actividades y programación de reuniones; entrega del Término de Consentimiento Libre e Informado a los estudiantes menores de edad y aplicación de un cuestionario semiestructurado sobre el tema abordado; realización de una charla informativa; desarrollo de tres prácticas pedagógicas; y exposición de trabajos en clase, resultantes de la última práctica pedagógica, concluyendo el proyecto. En general, los estudiantes mostraron poco conocimiento sobre la biodiversidad y conservación del Bioma Caatinga. Sin embargo, en el transcurso de las actividades, los estudiantes se involucraron en el tema abordado, quienes participaron de las discusiones, hicieron preguntas, trajeron curiosidades, demostrando que investigaban el tema y propiciando momentos de socialización. El desarrollo de prácticas pedagógicas con un abordaje contextualizado de la Caatinga facilitó la comprensión de la biodiversidad (flora y fauna) y la importancia de la conservación y preservación de este bioma. Al mismo tiempo, estimuló el protagonismo, el diálogo y la valoración de las experiencias de los estudiantes, resultando en un aprendizaje significativo.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta