DSpace/Manakin Repository

A educação ambiental voltada para o uso racional da água na escola: diagnostico e intervenção.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9903656060306135 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, F. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3527352218191692 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz, na cidade de São João do Rio do Peixe - PB com o objetivo de atuar na educação ambiental, focada no uso consciente da água por meio de ações tecnológicas e medidas de conscientização dos usuários, incentivando o uso racional tomando como aportes teóricos, ONU (2006), PNUMA (2016), ANA et al. (2005), dentre outros. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa do perfil de consumo de água, uma ação de conscientização entre os alunos, pessoal administrativo e de serviços da escola e um trabalho de implantação de redutores de vazão nas torneiras e chuveiros. Para a pesquisa de consumo de água, utilizou-se um dispositivo eletrônico dotado de sensor ultrassônico que periodicamente monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a informação em um computador. Os resultados obtidos através deste trabalho mostraram que a utilização desse equipamento reduziu em 25,5% o consumo de água, correspondente a 578 litros/dia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title A educação ambiental voltada para o uso racional da água na escola: diagnostico e intervenção. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work was developed at the State Elementary School and Middle Colonel Jacob William Frantz in the city of São João do Rio do Peixe - PB in order to work in environmental education, focused on the conscious use of water through technological actions and awareness measures for users, encouraging the rational use taking as theoretical contributions, UN (2006), UNEP (2016), ANA et al. (2005), among others. Among the methodological procedures was carried out a survey of water consumption profile, an action of awareness among students, administrative staff and school services and a deployment work flow reducers on taps and showers. For the survey of water consumption, we used an electronic device equipped with ultrasonic sensor to periodically monitoring the water level height in the school tank and recorded the information on a computer. The results obtained from this study showed that the use of such equipment decreased by 25.5% the consumption of water corresponding to 578 liters / day. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8354
dc.date.accessioned 2019-10-22T16:32:46Z
dc.date.available 2019-10-22
dc.date.available 2019-10-22T16:32:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Consumo de água pt_BR
dc.subject Educação ambiental - uso de água pt_BR
dc.subject Água - uso racional pt_BR
dc.subject Equipamentos economizadores - uso da água pt_BR
dc.subject Water consumption pt_BR
dc.subject Environmental Education - Water Use pt_BR
dc.subject Water - rational use pt_BR
dc.subject Equipamentos economizadores - uso da água pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Francisco Sandro Formiga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education focused on the rational use of water at school: diagnosis and intervention. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Francisco Sandro Formiga. A educação ambiental voltada para o uso racional da água na escola: diagnostico e intervenção. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta