dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9903656060306135 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Fernando Antônio Portela da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, F. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3527352218191692 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Coronel Jacob Guilherme Frantz, na cidade de São João do Rio do Peixe - PB com o objetivo
de atuar na educação ambiental, focada no uso consciente da água por meio de ações
tecnológicas e medidas de conscientização dos usuários, incentivando o uso racional tomando
como aportes teóricos, ONU (2006), PNUMA (2016), ANA et al. (2005), dentre outros. Entre os
procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa do perfil de consumo de água, uma
ação de conscientização entre os alunos, pessoal administrativo e de serviços da escola e um
trabalho de implantação de redutores de vazão nas torneiras e chuveiros. Para a pesquisa de
consumo de água, utilizou-se um dispositivo eletrônico dotado de sensor ultrassônico que
periodicamente monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a
informação em um computador. Os resultados obtidos através deste trabalho mostraram que a
utilização desse equipamento reduziu em 25,5% o consumo de água, correspondente a 578
litros/dia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
A educação ambiental voltada para o uso racional da água na escola: diagnostico e intervenção. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This work was developed at the State Elementary School and Middle Colonel Jacob William
Frantz in the city of São João do Rio do Peixe - PB in order to work in environmental education,
focused on the conscious use of water through technological actions and awareness measures
for users, encouraging the rational use taking as theoretical contributions, UN (2006), UNEP
(2016), ANA et al. (2005), among others. Among the methodological procedures was carried
out a survey of water consumption profile, an action of awareness among students,
administrative staff and school services and a deployment work flow reducers on taps and
showers. For the survey of water consumption, we used an electronic device equipped with
ultrasonic sensor to periodically monitoring the water level height in the school tank and
recorded the information on a computer. The results obtained from this study showed that the
use of such equipment decreased by 25.5% the consumption of water corresponding to 578
liters / day. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8354 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-22T16:32:46Z |
|
dc.date.available |
2019-10-22 |
|
dc.date.available |
2019-10-22T16:32:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo de água |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental - uso de água |
pt_BR |
dc.subject |
Água - uso racional |
pt_BR |
dc.subject |
Equipamentos economizadores - uso da água |
pt_BR |
dc.subject |
Water consumption |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education - Water Use |
pt_BR |
dc.subject |
Water - rational use |
pt_BR |
dc.subject |
Equipamentos economizadores - uso da água |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Francisco Sandro Formiga. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education focused on the rational use of water at school: diagnosis and intervention. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Francisco Sandro Formiga. A educação ambiental voltada para o uso racional da água na escola: diagnostico e intervenção. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |