DSpace/Manakin Repository

A ciência se “ajunta” com a cultura: A música Nordestina como recurso pedagógico no ensino de ciências.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, M. V. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7051436367233530 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, Márcio Frazão pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.
dc.description.resumo Encontrando-se o ensino, de certa forma, na maioria das vezes, descontextualizado da realidade do aluno e tendo em vista a necessidade de busca por recursos inovadores que mudem tal situação, recursos estes que venham a aproximar o conteúdo abordado em sala da realidade do discente, este trabalho vem com o intuito de utilizar como um desses recursos facilitadores do ensino, a música nordestina, abordando como se utilizar a música em sala de aula e a importância de utilizá-la, partindo de uma seleção de músicas de compositores nordestinos com foco nas temáticas, zoologia, ecologia e botânica, com isso, buscando-se mostrar que pode-se unir ciência e cultura no despertar do ensino, relacionando conceitos de ciências e valorização de cultura regional presentes no cotidiano. Para a realização deste trabalho, incluiu-se: pesquisa bibliográfica acerca da temática, levantamento de quinze músicas do cenário nordestino relacionadas a conteúdos ligados ao ensino de ciências entre os anos de 1947 a 2016, seguindo de montagem de quadros com essa seleção e logo após categorização das mesmas de acordo com as áreas: zoologia, ecologia e botânica, analisando-se cada canção seguidas de sugestões de utilização em sala. Com sua realização pode-se notar a necessidade e importância da busca e da utilização de recursos como a música para aproximar o conteúdo apresentado em sala, do cotidiano do aluno, desmistificando uma cultura dominante muitas vezes imposta, permitindo assim, que o educando valorize, se motive e interesse tanto pelos conteúdos quanto por manifestações culturais de seu povo e, assim, possa descobrir e redescobrir o valor do ambiente natural que vive e estuda, tornando portanto a aprendizagem significativa a melodia que constrói a canção da educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title A ciência se “ajunta” com a cultura: A música Nordestina como recurso pedagógico no ensino de ciências. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Finding the teaching, somehow, by and large, decontextualized from the reality of the student and in view of the need to search for innovative resources that change this situation, resources that will bring the content addressed in the classroom closer to the reality of the student this work comes with the intention of using as one of these facilitators of education, a northeastern country tune, approaching how to use music in the classroom and the importance of using it, starting from a selection of songs from Northeastern composers, with focus on the themes, zoology, ecology and botany, with this, seeking to show that science and culture can be united in the awakening of teaching, relating concepts of science and appreciation of regional culture present in everyday life. For the accomplishment of this work it includes: bibliographic research on the subject, survey of fifteen songs from the northeastern scene related to content related to science teaching between the years 1947 to 2016, followed by assembly of tables with this selection and soon after categorization of the same according to the areas: zoology, ecology and botany, analyzing each song followed by suggestions for use in the room. With its accomplishment one can notice the necessity and importance of the search and the utilization of resources like the music to approach the presented content in room, of the daily of the student, demystifying a dominant culture often imposed, thus allowing the learner to value, motivate and interest both in the content and the cultural manifestations of his people, and thus discover and rediscover the value of the natural environment that he lives and studies, thus making meaningful learning the melody that builds the song of education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8357
dc.date.accessioned 2019-10-22T16:47:25Z
dc.date.available 2019-10-22
dc.date.available 2019-10-22T16:47:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música regional pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Ensino/Aprendizagem pt_BR
dc.subject Regional Music pt_BR
dc.subject Science Teaching pt_BR
dc.subject Teaching / Learning pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias
dc.subject Enseñanza/aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria das Vitórias Marques de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Science “joins” with culture: Northeastern music as a pedagogical resource in science education. pt_BR
dc.title.alternative La ciencia se “junta” con la cultura: la música del Nordeste como recurso pedagógico en la enseñanza de las ciencias.
dc.identifier.citation SOUSA, Maria das Vitórias Marques de. A ciência se “ajunta” com a cultura: A música Nordestina como recurso pedagógico no ensino de ciências. 2019. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen Encontrando la enseñanza, en cierto modo, la mayor parte de las veces, descontextualizada de la realidad del alumno y ante la necesidad de buscar recursos innovadores que cambien esta situación, recursos que vengan a acercar los contenidos tratados en el aula a la realidad del estudiante, este trabajo surge con la intención de utilizar como uno de esos recursos que facilitan la enseñanza, la música nororiental, acercándonos a cómo utilizar la música en el aula y la importancia de utilizarla, a partir de una selección de canciones de compositores nororientales con foco en los temas, zoología, ecología y botánica, con esto, buscando mostrar que se puede unir ciencia y cultura en el despertar de la enseñanza, relacionando conceptos de ciencia y apreciación de la cultura regional presente en la vida cotidiana. Para la realización de este trabajo se incluyeron: investigación bibliográfica sobre el tema, levantamiento de quince canciones del escenario nororiental relacionadas con contenidos relacionados con la enseñanza de las ciencias entre los años 1947 a 2016, seguido del armado de tablas con esta selección y posterior categorización de las mismas según las áreas: zoología, ecología y botánica, analizando cada canción seguida de sugerencias para su uso en el aula. Con su realización, es posible notar la necesidad e importancia de la búsqueda y uso de recursos como la música para acercar los contenidos presentados en el aula a la vida cotidiana del estudiante, desmitificando una cultura dominante muchas veces impuesta, permitiendo así que el estudiante valorar, motivarse e interesarse tanto por los contenidos como por las manifestaciones culturales de su pueblo, y así descubrir y redescubrir el valor del entorno natural en el que viven y estudian, haciendo así del aprendizaje significativo la melodía que construye el canto de la educación.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta