dc.creator.ID |
RODRIGUES, K. R. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5900044515649930 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VÉRAS, G. C. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5590588587584463 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada para minimizar o
índice de morbimortalidade da população masculina, contudo, para que se tenha eficácia na
sua implementação, é necessário que os profissionais de saúde formados e em formação sejam
devidamente capacitados, qualificando a assistência prestada. O presente estudo tem como
objetivo averiguar a percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre sua formação
acadêmica para assistência do homem na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo do
tipo descritivo com abordagem qualitativa realizado com 17 enfermeiros em formação da
Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Formação de Professores. A coleta de
dados se deu através da aplicação de entrevista guiada por roteiro semiestruturado e registrada
por meio da gravação das falas dos participantes. Estabeleceu-se como critério de inclusão os
acadêmicos de enfermagem que estivessem devidamente matriculados nas disciplinas Estágio
Supervisionado I e II; e de exclusão, os que estavam pagando concomitantemente disciplinas
que não fossem correspondentes as da matriz curricular do oitavo e nono período ou os que
não puderam ser contatados no período da coleta de dados. A análise dos dados objetivos foi
realizada por estatística descritiva e dos subjetivos pela técnica de análise de conteúdo
elaborada por Laurence Bardin. Foram obedecidos os aspectos éticos presentes na Resolução
N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta pesquisas envolvendo seres
humanos, assegurando os direitos dos participantes quanto à autonomia, sigilo e anonimato
das informações. O Comitê de Ética em Pesquisa apresentou parecer favorável sob número
2.458.220. Os conteúdos foram organizados em quatro categorias: Conhecimento sobre a
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; Experiências na assistência à saúde
do homem; Qualidade da formação em saúde do homem; e Preparação acadêmica para
atender as demandas em saúde do homem. Mediante análise dos discursos dos acadêmicos de
enfermagem pode-se evidenciar falta de conhecimento sobre a saúde do homem e a Política
Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; ausência de oferta na academia de uma
disciplina específica sobre saúde do homem; estágio com pouca demanda e oportunidades
para trabalhar a saúde do homem; além da falta de uma preparação adequada ocasionada por
uma formação deficitária. Constata-se a necessidade de um ensino voltado para o
desenvolvimento de competências, englobando a atuação do enfermeiro para a saúde do
homem na Atenção Primária à Saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Formação dos acadêmicos de enfermagem para assistência à saúde do homem na atenção primária à saúde. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-13 |
|
dc.description.abstract |
The National Policy of Men’s Health Integral Care was created to minimize the morbidity and
mortality rate of the male population; however, in order to be effective in its implementation,
it is necessary that the trained and in training health professionals be properly educated,
qualifying the provided assistance. The present study aims to ascertain the perception of the
nursing students about their academic education for men’s assistance in Primary Health Care.
This is a descriptive study with a qualitative approach carried out with seventeen nurses in
training in the Federal University of Campina Grande from the Teacher’s Training Center.
Data collection was done through the application of guided interview by semi-structured
script and registered by recording the speeches of participants. It was established as inclusion
criterion in training nurses who were properly enrolled with the subjects Supervised
Internship I and II; and of exclusion, those who were attending concurrently disciplines that
were not corresponding to those of the eighth and ninth semester or those that could not be
contacted during the period of data collection. The analysis of objective data was performed
by descriptive statistics and the subjective ones by the technique of content analysis
elaborated by Laurence Bardin. Were obeyed the ethical aspects of the Resolution N°
466/2012 of the National Health Council regulating researches involving human subjects,
ensuring the participants' rights to autonomy, secrecy and anonymity of information. The
Research Ethics Committee presented a favorable opinion numbered 2.458.220. The speeches
were organized into four categories: Knowledge about the National Policy of Men’s Health
Integral Care; Experiences in the men’s health care; Quality of training in men’s health care;
Academic preparation to Academic preparation to answer the demands in men's health care.
Through analysis of the speeches of the nurses in training it can be seen the lack of knowledge
about men’s health care and the National Policy of Men’s Health Integral Care; lack of supply
in the academy of a specific men's health care discipline; internships with low-demand and
opportunities to work in men's health care; in addition to the lack of appropriate preparation
due to inadequate training. There is a need for education aimed at developing skills,
encompassing the nurses' performance for the men’s health care in the Primary Health Care. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8402 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-23T13:32:19Z |
|
dc.date.available |
2019-10-23 |
|
dc.date.available |
2019-10-23T13:32:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde do homem |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção primária à saúde - homens |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação acadêmica - assistência aos homens |
pt_BR |
dc.subject |
Men's Health |
pt_BR |
dc.subject |
Primary Health Care - Men |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Students |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Assistance for Men |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Kellen Ravana de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training of nursing students for men's health care in primary health care. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Kellen Ravana de Oliveira. Formação dos acadêmicos de enfermagem para assistência à saúde do homem na atenção primária à saúde. 2018. 56f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |