dc.creator.ID |
SANTOS, J. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0916464864625069 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7409130137153860 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu. |
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dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Rafaela Rolim de. |
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dc.description.resumo |
O processo de envelhecimento traz consigo muitas modificações e transformações para a vida
do indivíduo, as quais podem comprometer a saúde mental do idoso, o que lhe deixa com
pensamentos e sentimentos de impotência para consigo, ocasionando, por vezes, o surgimento
da depressão. O estudo objetivou promover o empoderamento de idosos acerca da prevenção
da depressão por meio de intervenções educativas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de
abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com idosos residentes no Condomínio
Cidade Madura localizado no município de Cajazeiras, Paraíba. O desenvolvimento da
pesquisa se deu em quatro etapas as quais consistiram em diagnóstico situacional,
planejamento de intervenções, implementação e avaliação, além do uso do método do
Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve
início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº
2.890.996. A analise inicial para a realização do diagnóstico situacional identificou lacunas
nos saberes do idoso sobre a depressão, os mesmos relataram ter vivenciado a doença,
expressaram que os conflitos familiares, as dificuldades nas relações intergeracionais e o
isolamento social são os principais fatores que podem levar ao adoecimento mental. Assim foi
possível realizar o planejamento e a execução de dois encontros de intervenções educativas
por meio de metodologias ativas e de dinâmicas, utilizando uma abordagem lúdica em todo os
encontros. Estas ações proporcionam a participação ativa dos idosos na construção de novos
saberes, abrindo espaços para reflexão aos idosos acerca da prevenção da depressão. No
discurso dos participantes referente à avaliação das atividades educativas, pode-se observar a
melhor compreensão dos idosos sobre a depressão e as possíveis formas de prevenção e
tratamento. Dessa forma, a pesquisa-ação atua como instrumento de empoderamento, e por
intermédio da educação em saúde transforma a realidade do idoso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-12 |
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dc.description.abstract |
The process of aging brings with it many modifications and transformations to the individual's
life, which can compromise the mental health of the elderly, which leaves him with thoughts
and feelings of impotence towards himself, occasionally the onset of depression. The study
aimed to promote the empowerment of the elderly about the prevention of depression through
educational interventions. This is a descriptive research, qualitative approach of the research-
action type, carried out with elderly residents of the condominium housing City mature
located in the municipality of Cajazeiras, Paraiba. The research developed in four stages,
which consisted of situational diagnosis, intervention planning, implementation and
evaluation, as well as the use of the Collective Subject Discourse method to analyze semi-
structured interviews. The research began after the approval of the project by the Research
Ethics Committee under opinion nº 2.890.996. The initial analysis for the situational diagnosis
identified gaps in the knowledge of the elderly about depression, they reported having
experienced the disease, expressed that family conflicts, difficulties in intergenerational
relations and social isolation are the main factors that can lead to mental illness. Thus it was
possible to carry out the planning and execution of two meetings of educational interventions
through active methodologies and dynamics, using a playful approach throughout the
meetings. These actions provide the active participation of the elderly in the construction of
new knowledge, opening spaces for reflection on the elderly about the prevention of
depression. In the participants' discourse regarding the evaluation of educational activities,
one can observe the better understanding of the elderly about depression and possible forms
of prevention and treatment. In this way, action research acts as an instrument of
empowerment, and through health education to transform the reality of the elderly. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8417 |
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dc.date.accessioned |
2019-10-23T16:19:34Z |
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dc.date.available |
2019-10-23 |
|
dc.date.available |
2019-10-23T16:19:34Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Depressão em idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde mental |
pt_BR |
dc.subject |
Prevenção |
pt_BR |
dc.subject |
Depression in the elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Health education |
pt_BR |
dc.subject |
Mental health |
pt_BR |
dc.subject |
Prevention |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Jovelina Fernandes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational interventions as a possibility of prevention of depression in the elderly. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Jovelina Fernandes dos. Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos. 2018. 74f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |